Estratégia de criação de Website de recrutamento de mão de obra para o mercado laboral – Olaba
Introdução
A presente proposta, singi-se na criação de uma proposta para o desenvolvimento de um website vocacionada na componente de recrutamento de mão-de-obra laboral para o mercado de trabalho, denomidado Olaba.
O referido website tem por objectivo a criação de um espaço onde seja possível a exibição de perfis profissionais de diversas áreas, divulgacao de oportunidades de emprego, estágios pré-profissionais, dentro do país, possibilitando aos jovens moçambicanos, particularmente os recém-formados a concorrerem as oportunidasdes de emprego, para posterirormente acederem ao mercado de trabalho sem precisar de se deslocar para a submissão do curriculum vitae e outros documentos necessários para a candidatura.
O objectivo desta proposta é a criação de um website moderno, com recursos que facilitarão o processo de divulgação da informação pretendida, que não esteja apenas ligada a plataforma web, como também as redes sociais, abragendo o maior número possível de pessoas que compõem as percentagens elevadas de desemprego no nosso país. Pretende-se que este website tenha resolução para todos os tipos de equipamentos tecnológicos, seja celulares, computadores ou tablets.
A presente proposta está organizada em dois capítulos. O primeiro é composto pela delimitaçao da estratégia e justificativa, onde especificamos os motivos que nos incentivam a criação deste website e quem será o nosso grupo alvo; Enquanto que o capítulo dois, diz respeito a essência da página, os conteúdos a serem veículados, as ferramentas a serem usadas no processo e as redes sociais a serem integradas à página.
Os conceitos de Comunicação, Web e Internet são fundamentais nessa proposta de estratégia de criação de Website de recrutamento para o mercado laboral denominada – (Olaba). Para melhor compreensão das origens da plataforma que pretendemos usar na materialização dessa estratégia, que é a web , configura-se como sendo imprescindível discutir as ideias de alguns autores e pesquisadores no ramo.
Antes de partir-se para o surgimento da web é importante debruçar sobre os conceitos de comunicação.
Matos (2009. p. 2) afirma que a Comunicação significa o mesmo que “tornar comum, partilhar, repartir, trocar opiniões (…)”. Uma visão comungada por Ferreira (2004), quando afirma que “comunicar quer dizer associar, estabelecer comunicação entre; ligar, unir, compartilhar, tornar comum”.
Entretanto, abordando sobre o assunto, (Sousa 2006 p.21) afirma que o conceito de comunicação é difícil de delimitar e, por consequência, de definir. O autor refere ainda que de um determinado ponto de vista, todos os comportamentos e atitudes humanas e mesmo não humanas, intencionais ou não intencionais, podem ser entendidos como comunicação.
Uma pessoa está a dormir? Para um receptor, ela está a comunicar que dorme. Penteia-se e veste-se de determinada forma? Está a comunicar. Um insecto macha esfrega as asas nas patas para atrair uma parceira? Ele está, certamente, a comunicar. Um cão abana o rabo? Ele comunica alegria e afeição. Uma flor apresenta um maravilhoso colorido e emite determinadas substâncias bem cheirosas para atrair as abelhas que espalham o pólen, essencial para a fertilização de outras plantas? Também está a comunicar. Uma pessoa reflecte consigo mesma sobre a sua vida? Está a comunicar, ou melhor, a comunicar-se, a consciencializar se de si comunicando. A comunicação pode ou não ser pretendida, mas não só ao Homem é impossível não comunicar como também, para o Homem, o mundo é cheio de significados e só é inteligível e compreensível porque lhe atribuímos significados e o interpretamos. (SOUSA,2006, p.21)
Por outro lado o autor faz referência a descodificação da mensagem, o que no nosso entender é de extrema importância no processo de comunicação, pois, mais do que partilhar uma informação é necessário que o destinatário da informação descodifique, ou compreenda a mensagem que se pretende transmitir, é o que pretendemos com o website proposto nesta estratégia. Que as pessoas acedam visualizem as ofertas de emprego e após descodificação possam concorrer.
As mensagens trocadas só têm efeitos cognitivos porque lhes são atribuídos significados e estes significados dependem da cultura e do contexto em geral que rodeiam quem está a comunicar. Por isso se diz também que a comunicação é um processo social. (Sousa,2006, p.22)
Com a evolução da sociedade e das tecnologias, ampliaram-se as formas e meios de comunicar, surgindo a comunicação social ou comunicação de massas. Contudo, a evolução no ramo da comunicação não parou por ai, pois houve avancos tecnologicos que aperfeicoaram ainda mais e, com destaque para a internet . Segundo Leite (2010) A internet foi idealizada em centros de pesquisa militares e, mais tarde, serviu de estudo para as unidades acadêmicas e os centros de pesquisas. Somente nos anos 1990 tornou-se de uso cotidiano.
Ainda de acordo com Leite, citando (FERRARI ,2003, p.15) em 1969, a Agência de Pesquisa e Projetos Avançados (Arpa), idealiza o modelo da internet, a partir da criação da Arpanet (rede nacional de computadores). A Arpa é uma organização do Departamento de Defesa norte-americano que busca informações relacionadas ao serviço militar. A partir de 1975, a Agência de Comunicações e Defesa tem o controle da Arpanet, com o intuito de “facilitar a comunicação com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Com isso, a circulação de dados começou a se expandir e as novas redes surgiram.
Tim Berners Lee é o inventor da World Wide Web (WWW), primeiramente, em 1980, Tim se dedicou ao Enquire, programa de organização das informações da internet e, só mais tarde, em 1989, propôs a criação da WWW.
Delimitação do Trabalho
A presente proposta de estratégia visa a criação de um website para vocacionado para a área de recrutamento da mão-de-obra laboral, através da divulgação de perfis dos nossos candidatos a vagas de emprego, oportunidades de emprego, formação e estágios dentro de Moçambique. Através das categorias a serem inseridas no Menu principal da página será possível aceder ao conteúdol desejado pelo visitante.
Justificativa
A comunicação é tida como sendo um acto de extrema importância para o ser humano, pois dela depende a partilha de informação entre os mais diversos actores sociais. Já diz um velho ditado” é comunicando que as pessoas se entendem”.
O processo de comunicação ocorre, com a necessidade de transmissão de uma mensagem do emissor para o receptor. A forma que esta mensagem adopta é denominada meio ou mídia. “[…] comunicar seria troca de informações, ao estabelecer algum relacionamento entre indivíduos”. (GOSCIOLA, 2003, p. 28).
O advento da Internet veio revolucionar completamente a comunicação a nível mundial, impondo uma nova dinâmica na disponibilização das informações quer notíciosas, quer sobre áreas específicas como saúde, política, tecnológica entre outras, indispensáveis para o bom funcionamento de qualquer sociedade.
Esta nova plataforma, tem se mostrado importante e eficaz na divulgação de informações de natureza diversa, incluindo informações sobre o mercado laboral , que é a área em abordagem na presente estratégia. Através da mesma , é possível que as pessoas que estejam em busca de novas oportunidades de emprego, se informem e possam concorrer para qualquer vaga de emprego disponível na página, a qualquer hora do dia, e em qualquer dia da semana, sem precisar se deslocar para um local físico. Esta presença no mundo digital permitirá que as empresa de recrutamento de mão-de-obra laboral, ganhe visibilidade e consequentemente mais clientes.
Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), no ano 2020 a taxa de desemprego no país estava nos 17% da população moçambicana, na sua maioria jovens é desempregada. Por outro lado, ainda segundo dados estatísticos, em 2021, 6,72 milhões de moçambicanos eram utilizadores de internet. No que diz respeito ao recrutamento de mão-de-obra, nos últimos anos, organizações empresariais e não só, tem optado por usar a internet para buscar profissionais com vista a ocuparem vagas das mais diversas áreas, por essa razão acreditamos que a criação deste website vai facilitar aos empregadores a busca por profissionais competentes para inserção no seu quadro laboral.
Os dados acima motivam-nos a criação desta página de recrutamento para mão-de-obra laboral, pois, se por um lado temos um número elevado de desempregados, por outro, temos um número igual de pessoas que acessam, diariamente a internet. Esta proposta visa facilitar o acesso ao mercado laboral através de plataforma tecnológica, economizando tempo, dinheiro e outras despesas que seriam necessárias num processo de selecção e recrutamento presencial.
Público Alvo
A proposta de página web tem dois públicos principais: por um lado as pessoas de 25 a 40 anos de idade que estejam em busca de oportunidades de emprego. Por outro, os empregadores, sejam eles grandes ou pequenas empresas que estejam em busca de profissionais para enquadramento definitivo ou temporário em ramos diversos, para além de estagios pré-profissionais.
Conteúdos e Layout da Página
O Website será constituido por uma página principal, onde estarão organizadas, por coluna, da esquerda para a direita todas as janelas ou categorias pertinentes da página, nomeadamente: Início, Sobre Nós, Emprego, Estágio, Candidatos, Submissão de candidaturas, perguntas frequentes e reclamações.
Início – diz respeito a janela onde ao clicar o visitante da página poderá visualizar a página inicial onde estarão a vista todas as categorias do website, o nome, o logotipo, os números telefónicos, endereco electrónico entre outras informações relevantes para que em caso de dificuldades possam obter esclarecimentos pela via convencional;
Sobre Nós – Nesta categoria pretende-se inserir informação sobre objectivos da criação e atribuição do website, missão, visão e valores que guiama empresa e a página;
Emprego – Farão parte desta categoria toda informação referente a novas oportunidades de emprego, concursos veiculados na principal mídia moçambicana, com o enfoque no jornal Notícias que é considerado o jornal de maior circulação em Moçambique;
Estágio – Nesta categoria estarão visiveis todos os anúncios de oportunidades de estágios pré-profissionais;
Candidatos – A categoria candidatos, permitirá aos empregadores visualizar e escolherem perfis de profissionais candidatos as vagas no website, podendo facilitar na escolha dos candidatos a determinado posto e, reduzir sobremaneira a burocracia por de trás de um lançamento de um concurso público de recrutamento de mão-de-obra laboral;
Submissão de Candidaturas – Aqui, o público alvo poderá submeter os seus documentos, sempre que houver oportunidade de emprego aberta, bastando indicar devidamente para qual vaga se candidata. Poderá também submeter documentos, a qualquer momento, mesmo que não haja nenhuma vaga em aberto, pois poderá compor a categoria de candidatos.
Perguntas Frequentes – esta categoria estará em formato hiperligação (link) , no centro da página e será uma espécie de guia aos visitantes, pois permitirá perceber de forma clara em que consiste o website e como proceder para o envio de candidaturas e solicitação de candidatos para o preenchimento de determinada vaga de emprego.
Reclamações – A semelhança das perguntas frequentes esta categoria também estará no centro da página em forma de hiperligação. Aqui os visitantes da página poderão partilhar com os gestores, através de um endereço electrónico associado, sobre os constragimentos enfrentados e, até sugestões de melhoria do website, permitindo maior aproximação do nosso público alvo, e, consequentemente créscimento da página.
Para além de conteúdos informativos sobre as oportunidades de emprego, a págian será composta também por fotografias, vídeos entre outros conteúdos relacionados a área de abordagem da página.
- Identidade Visual do website
Segundo LEWIS (2018) o aspeto de um site tem como base fundamental a comunicação visual. As cores possuem um grande papel no que diz respeito a identidade visual de qualquer website, pois permite aos visitantes criarem uma ligação.
Por essa razão propõe-se que o website estej apresentado nas cores azul e branca,permitindo aos visitantes criarem memória do visual do site.
Gestão de Redes Sociais
O site deverá ser desenvolvido em html para possibilitar a visualização em dispositivos móveis. Deve ser fácil de usar e rápido para carregar. O mesmo, terá ainda um botão de partilha de conteúdos para whatssap, facebook, e Youtube, pois segundo dados da internet world Status são as redes sociais mais utilizadas em Moçambique e no mundo.
Conclusões
Perante o que foi apresentado nos dois capítulos que compõem esta estratégia de criação de website de recrutamento de mão de obra para o mercado laboral (Olaba), pode-se concluir que o processo de criação de um website é complexo e requer a tomada em atenção de todas as componentes necessárias para a materialização do projecto.
Mais o que a definição de processos tecnológico, é de extrema importância potenciar o que diz respeito aos conteúdos a serem veículados na página, de modo a mantê-la em funcionamento, actualizada e útil para o nosso público alvo.
Por outro lado acreditamos que a aposta na área de recrutamento de mão-de-obra para o mercado laboral será de grande valia, uma vez ser um mercado com tendência a crecer a cada dia, considerando as estatísticas de desemprego no mundo no geral. A dinâmica deste mercado também torna inquestionáveal a criação de uma proposta tendo como base esta área de actuação.
Referências Bibliograficas
Gosciola, V. (2003). Roteiro para as novas mídias: do cinema às mídias interativas. São Paulo: Editora Senac;
Leite, M. S (2010) Novas tecnologias: A tradução do jornal impresso para a web: Juiz de fora
Matos, G. G. (2009) Comunicação Empresarial sem complicação. 2ª edição. Barueri, SP: Manole.
Sousa, J.P. (2006). Elementos de Teoria e Pesquisa da Comunicação e dos Media, 2a edição revista e ampliada, Porto;
Referências Electrónicas
Ceic data in: https://www.ceicdata.com/pt/indicator/mozambique/unemployment-rate
LEWIS Team in : https://www.teamlewis.com/pt/magazine/como-melhorar-a-aparencia-do-meu-site-em-4-passos/