Estratégia para Desenvolvimento dum Website para promoção do Turismo Moçambicano “PÉROLA DO ÍNDICO”

 

1. INTRODUÇÃO

Com o grande aumento de usuários na internet e conectados as redes sociais, é vital para toda e qualquer empresa que pretenda oferecer seus produtos e serviços ter  um website.

Nesta nova era, a digitalização é indispensável, seja qual for o segmento de actuação, estar presente nos meios electrônicos e na internet para comunicar e divulgar produtos e serviços oferecidos. As ferramentas digitais possibilitam tornar o trabalho de qualquer pessoa mais fácil, inclusive no caso dos empreendedores individuais (ASSAS, 2018).

O mundo virtual destaca-se por agregar todos os tipos de conteúdo e hoje ele é utilizado como a grande ferramenta de busca de informações. É um meio eficaz e estratégico para atingir o público de interesse, em que um negócio poderá ser conhecido e acessado por qualquer pessoa, mesmo que esta esteja em outro continente.

As empresas de todo o mundo utilizam a Internet e concebem websites sofisticados e atractivos para promover e vender os seus produtos em linha a um maior espectro de clientes. Esta tendência está a tornar-se cada vez mais popular e é agora altamente utilizada.

 

2. JUSTIFICATIVA

Desde 1999 que a Organização Mundial de Turismo (OMT) não cessa de promover o turismo como instrumento de luta contra a pobreza nos países menos avançados (PMA). Moçambique não constitui excepção. Contudo, Moçambique possui um potencial rico para se tornar um destino turístico de nível regional e internacional, devidas as suas vantagens comparativas.

“Moçambique é dotado de um grande potencial turístico assente nos seus recursos naturais e culturais, que inclui: vida marinha, com excelentes praias, baías e lagoas ao longo de toda sua costa de 2,700 km; um mosaico cultural único que reflecte uma fusão Africana- Portuguesa-Asiática-Árabe; Áreas de conservação da natureza , tais como Parques e Reservas Nacionais, e Áreas Marinhas Protegidas; proximidade do maior centro de entrada aéreo da África Austral, Joanesburgo e aos mercados regionais de turismo de relevo”1

No cenário descrito surge a necessidade de criar uma plataforma que sirva para a promoção do Turismo Moçambicano. É desejável que a plataforma seja padronizada e limitada a criação de funcionalidades mais complexas e específicas, com um design responsivo e adaptativo aos novos dispositivos e equipamentos.

 

3. PÚBLICO ALVO

As ofertas que o turismo proporciona  são  viagem de aventura, lazer, negócios, eventos, entre outras, o público alvo do website serão jovens, terceira idade, LGBT, família, casal, entre outras.

 

4. OBJETIVO

O  objetivo da construção do website Perola do Indico  é implementar uma plataforma online que servirá como template através de um CMS, comunicando e divulgando seus produtos ou serviços na internet. A plataforma oferecerá todos aos turistas uma visão única do País .

 

5. CONTEXTUALIZAÇÃO

A a World Wide Web foi desenvolvida durante os anos da Guerra Fria. O principal objetivo dos militares da época era manter a comunicação de suas bases militares, mesmo que o Pentágono fosse atacado e deixasse de existir.

Lemos e Levy (2010)  argumentam que enquanto os veículos de comunicação de massa faziam um tipo de comunicação “um para-todos” , a comunicação  na Internet passou a realizar  a comunicação do tipo “todos-para-todos”.

Um website completo e bem concebido pode constituir uma ferramenta de promoção muito forte para o Turismo Moçambicano. Para um design fiável da página web, os seguintes princípios fundamentais devem ser cuidadosamente considerados.

 

O primeiro passo para o desenvolvimento do programa de comunicação é definir claramente os objectivos do website. Tanto os profissionais de marketing como os programadores da web devem trabalhar em conjunto para identificar os principais objectivos de construção de um determinado website. Outras ferramentas de comunicação de marketing, tais como publicidade impressa e nos meios de comunicação social, correio directo, promoções de vendas, e eventos, devem ser complementadas por e-marketing, dirigindo os clientes para o website para mais informações ou para fechar a venda.

 

O desenvolvimento e utilização eficazes do marketing na Internet também podem ajudar uma empresa na abordagem de relacionamento com o mercado. Um website pode, portanto, ser uma componente de apoio de qualquer campanha de comunicação de marketing. Tendo em mente as iniciativas de marketing, o website deve incluir algumas funções adicionais, tais como explorar uma demonstração, descarregar cupões promocionais, ou registar-se para eventos.

Uma vez que clientes e potenciais clientes visitem um website, é essencial que os objectivos organizacionais, de marketing e de website sejam alcançados. Estes poderiam incluir a criação de múltiplas opções de acção para os visitantes darem os seus contactos-informação (algo que poderia ajudar na criação de uma base de dados), expressar as suas necessidades e reclamações, e encorajá-los a fazer compras. É essencial que o website inclua estas opções de acção, que incitam o utilizador a partilhar uma quantidade relevante de informação directamente relacionada com as suas necessidades.

 

6. ESTRUTURA E FUNCIONALIDADES DO WEBSITE

A proposta  é que o  website tenha o domínio www.peroladoindico.co.mz , com a terminação MZ por forma a representar o país

O conteúdo e produtos publicados serão inteiramente sobre a promoção do Turismo Moçambicano, espaços de lazer, cultura e música.

 

MENU

O menu do website será descriminado da seguinte forma:

Sítios por visitar > Coisas por fazer > Planeje tua viagem > Sobre Moçambique

Divididos pelos seguintes subgrupos:

Sítios por visitar

Neste menu o visitante terá a oportunidade de escolher o sitio que pretende visitar durante a sua estadia no país, desde praias a cidades.

 

Coisas por fazer

O objectivo deste menu será proporcionar uma aventura sem igual para o turista. Teremos ofertas como casas de pasto, aventuras e desportos, spas, destinos para famílias, e outros.

 

Planeje tua viagem

Serão disponibilizadas informações para os turistas de forma a facilitar a sua viagem e estadia no  país.

 

Sobre Moçambique

Neste menu, teremos informações gerais sobre Moçambique.

 

6.1. CONCEPÇÃO

Para concepção do website, será desenvolvido com o WordPress, por ser um CMS de código aberto com facilidade de uso e gerenciador de conteúdo.

A ferramenta que surgiu em 2003, é sem dúvida a líder CMS do mundo. Desenvolvido nas linguagens PHP e MySQL e com licença sob a GPLv2, conta com uma gama de mais de 50.000 plugins oficiais gratuitos e milhares de plugins pagos na web para atender à necessidade de desenvolvimento de qualquer website (WORDPRESS, 2022). Com uma ampla comunidade de apoiadores espalhados pelo mundo todo, conta com desenvolvedores, designers, cientistas, blogueiros e muito mais.

O WordPress permite também administrar o website de qualquer dispositivo com acesso à internet por meio de um Painel de Administrativo acessado a um browser. Nele é possível controlar permissões de acesso, com níveis hierárquicos específicos de conteúdo para cada tipo de usuário, configurando cada conta de usuário para qualquer pessoa que atualize o website.

A usabilidade destes dispositivos alinha-se ao conceito de Design Responsivo, o qual possui uma demanda de adequação das páginas web, sem que ocorra a perda de informação por parte do usuário (PROSTT, 2013).

 

6.2. PERFIS DE ACESSO

Nos perfis de acessos de teremos o administrador, os gestores de conteúdo e os utilizadores.

O administrador –  fará o gerenciamento dos usuários que se cadastrarão, gerenciará os dados que a ferramenta disponibilizará para a criação de websites e também gerenciará os templates disponíveis para quem optar em desenvolver seu website através do módulo de edição de templates prontos.

 

O Gestor de conteúdo – Terá acesso a ferramenta de gestão de conteúdo de forma a criar informação relevante, inserir os conteúdos e realizar a edição dos dados.

 

Os utilizadores – deverão acessar o novo website assim que publicado para visualizar os dados publicados e também as informações.

 

7. FORMAS DE INTERAÇÃO E PROMOÇÃO DO WEBSITE

Para melhor promoção e interação com o público, além de um chatboot, software que simula conversas de tipo humano com utilizadores através de mensagens de texto no chat, o website deverá possuir integração com redes sociais (Facebook, Twitter entre outros), de modo que  além da distribuição do conteúdo, os visitantes possam também interagir com a pagina.

E para aumentar a visibilidade do website nos motores de busca será usado o SEO (Otimização para mecanismos de busca). Pois quanto melhor for a visibilidade das página nos resultados de pesquisa, maior será a probabilidade de chamar a atenção e atrair potenciais clientes.

 

 

8. CONCLUSÃO

A internet tornou-se essencial  no dia-a-dia das pessoas que as empresas tendem a se adaptar a essa realidade. E uma empresa que não marca presença na rede mundial de computadores é considerada, na melhor das hipóteses, antiquada ou mesmo amadora.

A criação de um website melhora a comunicação das empresas com seus públicos, pois a apresenta de uma forma direta, interativa e ágil; divulga produtos e serviços, o que pode promover as vendas, além de ser excelente canal de relacionamento com clientes e um termômetro para o negócio como um todo. Portanto, é vital que empresas possuam uma plataforma virtual para promoção do seu negócio, porque elas possuem um alcance geográfico bem maior.

Estes websites devem possuir estratégias que atraiam visitantes e potenciais clientes de forma com que o objectivo do website seja conquistado.

 

 

9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ASSAS, Ferramentas Digitais para microempreendedor individual Disponível em: https://blog.asaas.com/ferramentas-digitais-para-microempreendedor-individual/

 

LEMOS, A. & LEVY P. (2010) O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia. São Paulo.

MINISTERIO DA CULTURA E TURISMO, Plano Estratégico para o desenvolvimento do turismo em Moçambique. 2015

PROSTT, Marcela Eloisa. Interface web utilizando design responsivo: Um estudo de caso aplicado a smartphones, tablets, computadores e televisores. 78f. Monografia de especialização – Departamento Acadêmico de Informática, Especialização em tecnologia JAVA e desenvolvimento para dispositivos móveis, Universidade Tecnológico Federal do Paraná, 2013

 

WORDPRESS. Disponível em: www. /wordpress.org/ . Acesso em 13 de Fevereiro de 2022 Ed. Paulus

 

 

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