DESENVOLVIMENTO DE UM WEBSITE PARA REDUÇÃO DA DESNUTRIÇÃO EM MOÇAMBIQUE

1. Introdução
A redução da desnutrição constitui uma das formas mais eficazes de prevenir a mortalidade e as deficiências (MACICAME et al. 2018; COHA 2017). Em Moçambique, a taxa de desnutrição crónica em crianças menores de 5 anos está num nível estável de 43% desde 2008. Anualmente, o país perde mais de 10% do Produto Interno Bruto (PIB), por conta da desnutrição (COHA, 2016).

Neste contexto, há um enorme potencial para desenvolvimento de estratégias com vista a reverter o cenário. No entanto, para que se realize esta intenção com sucesso, há necessidade de estabelecer um Website informativo especializado sobre segurança alimentar e nutricional que possa apoiar as decisões políticas com base em evidências científicas, bem como informar a sociedade sobre bons hábitos alimentares.
Actualmente, o Website representa um meio de promoção da educação, acesso à informação para a construção e transformação da sociedade. No contexto educativo, implica a implantação de uma rede de intercâmbio baseada na partilha e divulgação de informação científica e didática.

É neste contexto que se ambiciona desenvolver um Website que aborda exclusivamente assuntos relativos a segurança alimentar e nutricional, intitulado “Alimentação Net”. Trata-se de uma plataforma multimídia e interactiva, da qual a sociedade participará activamente no processo comunicativo, de forma a contribuir para a promoção da alimentação saudável e consequentemente reduzir o índice de desnutrição no país.

O Website que se pretende desenvolver poderá possibilitar uma maior divulgação de informação sobre alimentação saudável. A mesma desenvolverá um trabalho de informação, educação e mobilização das pessoas visando à melhoria dos hábitos alimentares.
O momento actual apresenta um estímulo para a Alimentação Net ter um impacto importante na formulação de políticas em Moçambique, uma vez que não existe até então um meio de comunicação especializado em segurança alimentar e nutricional.

O cidadão não é o único que ira beneficiar-se com o estabelecimento da Alimentação Net. As instituições públicas assim como privadas, bem como os académicos com interesse em segurança alimentar e nutricional, poderão utilizar as informações de qualidade baseadas em evidências científicas que iremos divulga-las para vários fins.

 

2. Delimitação do trabalho e justificativa

Pretende-se estabelecer um Website especializado em segurança alimentar e nutricional que será alimentado através de múltiplas fontes, especialistas e académicos nacionais ou estrangeiros e instituições que geram informações sobre a nutrição e segurança alimentar.

O Website Alimentação Net vai providenciar informação mais abrangente, completa e fidedigna sobre a segurança alimentar e nutricional no País. Igualmente informações relevantes e de forma atempada, de modo a permitir a tomada de decisão a todos os níveis de governação/administração para a melhoria da situação alimentar e nutricional.

O País debate-se com inúmeros problemas relativos a desnutrição e acesso à informação sobre segurança alimentar e nutricional. Assim sendo, há necessidade de levar as populações a participar de forma consciente na luta contra este facto. Para tal, é necessário providenciar um meio de comunicação digital, para que a sociedade participe activamente no processo comunicativo, se informem e, também, tenham acesso à informação e comunicação.

A opção por um meio digital é resultado de uma análise cuidadosa sobre as vantagens que a internet oferece. O Website é um instrumento de comunicação com capacidade para abranger maior número de indivíduos possíveis que para além de informar, educa e promove o bem-estar das populações. Este instrumento apresenta diversas vantagens para a população, desde a informação, a educação e a participação activa dos mesmos.

A escolha deste tema, é também, resultado de uma discussão orientadora sobre conceitos de comunicação digital, de debates entre colegas e profissionais de media, saúde e agricultura sobre a possibilidade de implantação de um meio de comunicação digital. De uma análise cautelosa sobre as potencialidades e oportunidades de se ter um Website especializado sobre assuntos relativos a segurança alimentar e nutricional no País.

O retorno de um investimento como este é incalculável, se entendermos que será todo um País que se beneficiará dele e através do mesmo se permitirá buscar respostas e soluções sobre a desnutrição. Mas é óbvio que este também e como qualquer outro, se fundamenta num estudo de viabilidade económica. Neste sentido, as receitas virão da inserção de publicidades no Website.

Por outro lado, os conhecimentos adquiridos ao longo deste módulo na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), aliados à pesquisa e a atenção que sempre demos sobre o que se passa no país em relação a problemática da desnutrição, foram encorajadores e importantes para seguimento desta iniciativa, mesmo ciente dos desafios que isso impõe. Contudo, acreditamos que este Website trará benefícios a médio prazo para o País no que tange a segurança alimentar e nutricional.

Embora haja um crescimento significativo de Websites, não tem havido divulgação de conteúdos relativos a segurança alimentar e nutricional. Os Websites de algumas instituições ligadas ao sector da segurança alimentar e nutricional não são actualizados com regularidade assim como não divulgam conteúdos didáticos sobre boas pratica para uma alimentação saudável. Percebemos que a falta de um meio de comunicação digital informativo e educativo exclusivo que aborde assuntos relativos a segurança alimentar e nutricional é uma lacuna que precisa ser preenchida.

Mais do que tudo isso, temos assistido com certa preocupação que a informação sobre a segurança alimentar e nutricional nos vários meios de comunicação social, em particular nos web-jornais é divulgada geralmente num formato iminentemente informativo e /ou noticioso apenas, em detrimento da componente investigativo e pedagógico. É esta prática que se observa e se constata que nos leva a pensar neste Website como nossa contribuição rumo a uma informação mais abrangente, mais aprofundada, sobretudo educativa que contribua para a redução do índice da desnutrição e o desenvolvimento do País.

No contexto académico, este Website, afigura-se importante porque abre horizontes para um despertar de interesse por Websites especializados/temáticos aos mestrandos de media digitais, também, abre caminhos para que mais estudantes pensem em criar seus próprios projectos de geração de rendimentos na área de comunicação digital, sendo esta uma área que ainda precisa ser explorada.

 

3. Grupo alvo
O grupo-alvo do Website Alimentação Net é:
• Instituições públicas e privadas ligadas ao sector da segurança alimentar e nutricional;
• Especialistas;
• Académicos;
• Estudantes de agricultura, medicina e nutrição;
• Tomadores de decisão e por ultimo, a
• População vulnerável e que padece de desnutrição.

 

4. Conteúdos

Segundo Content Management (2001), conteúdo é, em essência, qualquer tipo ou unidade de informação digital que é utilizada nas páginas dos Websites. Ele pode ser texto, imagem, gráficos, vídeo, som ou em outras palavras, qualquer coisa que é possível de ser publicada em uma intra, inter ou extra net.

Para Cruz (2002) o conteúdo de um Website é um conjunto de informações, mas não de qualquer informação, isto é, a informação que o Website oferece deve ter coerência, fundamentação, esforço intelectual e operacional dos profissionais que nele trabalham e que agregaram algum tipo de valor à informação.

Os conteúdos que serão divulgados no Website Alimentação Net e redes sociais serão didáticos e informativos baseados em evidências científicas, em formato de texto, imagem, vídeos, áudios e documentos.

 

5. Ferramentas a usar

Nos primórdios da web, as páginas dos Websites eram estáticas. Durante o processo de evolução surgiram sistemas que, além de melhorar a gestão do conteúdo, permitiram a criação, edição e publicação nos Websites de forma objectiva eeficaz, não exigindo do usuário conhecimento pleno em linguagens de programação.

Actualmente, existem diversos Softwares e ferramentas para o desenvolvimento de Websites, entre eles podemos citar o WordPress – uma aplicação online usada para gestão de conteúdo, constituída por um conjunto de ferramentas projetadas para criação, administração, modificação, organização e remoção de informações de forma rápida e fácil na Web, Soares (2007).

Neste sentido, para aquilo que se pretende, vamos optar pelo WordPress, pois a Alimentação Net será um serviço oferecido através dessa ferramenta, onde o objetivo é disponibilizar, difundir e conservar a produção de informação científica e intelectual relativa a segurança alimentar e nutricional em formato electrônico/digital.

 

6. Gestão de Redes sociais

Para definir redes sociais importa em primeiro lugar entender o conceito de rede. Recorrendo ao Dicionário de Comunicação, Rabaça e Barbosa (2001) definem a rede no contexto de emissoras de comunicação social, como um grupo que visa transmitir uma programação comum, entretanto numa outra percepção, entendem a rede como um sistema de computorização que mantem uma comunicação entre si através de cabos, hiperligações e/ou fibra óptica.

O termo rede social é um termo inteiramente ligado ao sistema de internet e especificamente a forma como os indivíduos podem usar esta ferramenta para uma aplicabilidade interactiva, por isso, Recuero, partindo do discurso de Wasserman e Faust, e de Degenne e Forse, entende que para definir redes sociais devemos ter em conta dois pressupostos principais: os actores (pessoas, instituições ou grupos) e suas conexões (interacções ou laços sociais). A rede social é em síntese “uma metáfora para observar os padrões de conexão de um grupo social, a partir das conexões estabelecidas entre os diversos atores.” (RECUERO, 2009).

O aparecimento das redes sociais permitiu encurtar distâncias, levando a uma difusão de conhecimentos e ideias cada vez mais rápida e massificada. Estas plataformas são, segundo Marteleto (2001), constituídas por “um conjunto de participantes autónomos, unindo ideias e recursos em torno de valores e interesses compartilhados”.

É nas redes sociais que se encontra o sucesso e a maior probabilidade de interacção e criação de laços emocionais com os seus clientes, uma vez que, nos dias que decorrem, o acesso à internet a partir de um smartphone é bastante simples, o que leva a uma constante partilha de informação e conhecimentos entre as pessoas a nível mundial.

As redes sociais são por isso, o meio digital de difundir ideias e conhecimentos cuja probabilidade de tornar algo viral é maior, quando mais interacções por parte do público houver. O acto de gostar, partilhar e comentar, são as representações da boca-a-boca electrónico realizado pelos utilizadores das redes sociais (Sabate et al., 2014).

Neste sentido, vamos utilizar cinco redes sociais, nomeadamente: Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e WhatsApp para o marketing de conteúdo porque é uma das técnicas essências para o sucesso e alcance dos objectivos pretendidos, pois, é através da partilha de conteúdo de alta qualidade pelas diversas redes sociais, que o público é atraído.

Far-se-á actualização com base na estratégia de atualizações definida para cada rede social e sempre associada a uma hiperligação que dará acesso ao nosso Website. A gestão das redes sociais será da competência de profissionais da área, que para além de divulgar informação, devem interagir com os internautas, proporcionando atendimento virtual sempre que oportuno e necessário.

 

7. Conclusões

È evidente que há espaço para melhorias em termos da colecta, fluxo, análise e disseminação de informações sobre a segurança alimentar e nutricional, o que ira permitir com que a Alimentação Net funcione de facto como uma plataforma de consulta e que pode vir a servir de aconselhamento para o Governo para tomada de decisões estratégicas em prol da nutrição e segurança alimentar no País.

O avanço tecnológico, a globalização e o uso cada vez mais frequente da internet determinam uma nova postura por parte dos indivíduos quando têm dúvidas sobre determinando assunto. Neste sentido, é necessária o estabelecimento de espaços onde as pessoas possam encontrar informações relevantes, fidedignas sobre matérias do seu interesse, tal como é o caso da nutrição e segurança alimentar.

 

8. Referências bibliográficas

CONTENT MANAGEMENT. 2001. Disponível em http://www.contentmanager.eu.com. Acesso em 17 Fev. 2020.

CRUZ, Tadeu. Gerência do Conhecimento. Ed. Cobra, São Paulo, 2002.

RABAÇA, Carlos Alberto e BARBOSA, Gustavo “ Dicionário da Comunicação” 2ª edição, 4ª Reimpressão; Rio de Janeiro: Elsevier, 2001.

RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre, Sulina, 2009.

SOARES, P.H. [etal.]. CUICA–Uma Ferramenta para Suportar a convergência da TV Digital com a WEB apartir de uma Análise de possíveis Situações de Uso.2007.

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