Disseminação de conteúdos digitais em múltiplas plataformas e Blogues como ferramenta para o jornalismo em Moçambique

A introdução da era digital contribuiu para o desenvolvimento do jornalismo no que concerne a busca, processamento e publicação de informação. Numa altura em que se discute a integração de todos os meios de comunicação no meio digital, surge o desafio de tornar o trabalho do jornalista mais digital.

O mundo actual muda de face quando se rompe a barreira distancia entre os países e tornar as pessoas uma próxima da outra. Os jornalistas que estão a emergir numa nova metáfora para a apresentação dos seus conteúdos tem a potencialidade dos desafios da vida profissional.

A transição do impresso para o digital trouxe transformações nos processos de produção, consumo e distribuição de conteúdos, não só no imprenso, mas também no audiovisual com a transmissão do sinal de radio e televisão na internet.

Em Moçambique, os jornalistas próximos das cidades estão desfiados a dupla produção de conteúdos na era digital, comparando com os jornalistas das rádios comunitárias localizadas nas zonas rurais. Muitas estações de rádio e televisão, incluindo o jornal, estão a operar no digital que tem como foco a camada mais jovem que são os maiores utilizadores da internet no país.

O desafio da digitalização de produção e transmissão de conteúdo na internet tem trazido um debate no mercado local, devido a fraca qualidade da rede que os profissionais de comunicação utilizam para a divulgação dos conteúdos.

As redes mais usadas são watsap, facebook, twitter, intagram, entre outros, que os jornalistas usam para a disseminação de conteúdos. Na base destas redes, alguns fazem um link com as páginas web principais dos órgãos como forma de chamar atenção dos leitores a acompanharem o desenvolvimento das notícias em uma pagina web especifica e com mais informação.

One thought on “Disseminação de conteúdos digitais em múltiplas plataformas e Blogues como ferramenta para o jornalismo em Moçambique

  • January 20, 2022 at 14:48
    Permalink

    Uma reflexão interessante, principalmente por trazer essa analogia entre o jornalismo nas zonas urbanas se comparado com a zona rural. Parabéns

Leave a Reply