Barragem dos Pequenos Libombos aumenta volume de descarga de água

De modo a criar a capacidade de armazenamento suficiente na Barragem dos Pequenos
Libombos, controlo de picos cheias que poderão se registar durante o período de pico da
época chuvosa que vai de Dezembro a Fevereiro de 2022 e por forma a salvaguardar a própria
infraestrutura, a ARA-Sul, IP  incrementou a descarga dos actuais 60m 3 /s .

5 thoughts on “Barragem dos Pequenos Libombos aumenta volume de descarga de água

  • January 28, 2022 at 13:38
    Permalink

    Prezada Maria Rosinda,

    Esse é um dado preocupante.

    Será que se fez um estudo para aferir o impacto que a descarga dos actuais 60m 3 /s terá para as populações que vivem nas proximidades da barragem ou em zonas de confluências?
    A população foi antecipadamente informada sobre este facto, se sim, os mecanismos usados para informar são/foram incluídos de acordo com as condições de acessibilidade da população?

    “Salvaguardar a própria infraestrutura, a ARA-Sul, IP” e das populações?

    Enfim, vamos aguardar!!!

    • January 31, 2022 at 14:55
      Permalink

      Obrigada pelo comentário colega Edson, é legítima a sua preocupação. Entretanto, seguiram-se todos os procedimentos recomendados num processo de descargas, a população foi previamente informada e graças a Deus não houve grandes impactos.Contudo continua-se a monitorar a situação hidrológica nesta barragem e noutras da região sul do país.

  • January 28, 2022 at 14:55
    Permalink

    Que este incremenmto também signifique controlo de uma possível crise de água, na região do Grande Maputo. Não obstante, considero bastante pertinente tomar em conta as colocações feitas pelo colega Edson.

    • January 31, 2022 at 14:58
      Permalink

      Sem dúvida, espera-se que os níveis de enchimento da barragem atingidos na presente epóca chuvosa, minimize por um bom tempo a crise de água que é recorrente nesta região que a colega Cleyd referencia.

  • February 1, 2022 at 15:21
    Permalink

    Numa altura em que estamos na época do pico das chuvas, espero que estas descargas sejam controladas e acima de tudo garantam a segurança da população a montante e adjusante.
    Por outro lado, se houver uma necessidade extrema da abertura infelizmente não se terá como, a população terá de se retirar das zonas ribeirinhas.

Leave a Reply