Desafios na disseminação de informação nas plataformas digitais em Moçambique

O advento da Internet veio revolucionar completamente a comunicação a nível mundial, e o ramo do jornalismo não esteve alheio a este acontecimento, pois impõe uma nova dinâmica na disponibilização das informações noticiosas.

O modelo tradicional de fazer o jornalismo, vem perdendo campo para a o modelo digital, ou seja, os jornais, a rádio e televisão passaram a existir na internet, e essa nova modalidade de pratica do jornalismo denomina-se Webjornalismo, Jornalismo digital, Jornalismo Online ou então Ciberjornalismo.

O Webjornalismo impõe um novo método de produção de conteúdos visando adequar-se as novas plataformas e ao novo publico que é mais exigente. A nova forma de fazer jornalismo apresenta características peculiares nomeadamente: a multimidialidade/convergência, interatividade, hipertextualidade, personalização e memória.

 

O Webjornalismo em Moçambique , surge num contexto de substituição de jornais fax, e tem-se demonstrado promissor a cada dia que passa. Vários jornais tradicionais criaram edições na internet para responder a essa nova dinâmica. Vários jornais tradicionais criaram edições na internet para responder a essa nova dinâmica. Entretanto nota-se que algumas plataformas digitais  não actualizam os seus conteúdos com a regularidade recomendada,   tendo em conta que uma das premissas para o jornalismo Online é a estantaneidade, questiona-se sobre que factores interferem na gestão de conteúdos nas plataformas digitais  moçambicanas…

2 thoughts on “Desafios na disseminação de informação nas plataformas digitais em Moçambique

  • January 31, 2022 at 16:12
    Permalink

    Artigo e temática interessante e actual.
    O Web-jornalismo tem estado cada vez mais a tomar o espaço do modo convencional de fazer jornalismo.

    Aguardo por mais subsídios a volta deste assunto nos proximos posts.

  • February 1, 2022 at 14:15
    Permalink

    De facto o jornalismo tradicional tem vindo cada vez mais a perder espaço, dando assim lugar ao webjornalismo. Esta transição em parte traz vantagens na medida em que é possivel ter informação quando e onde quiser basta para o efeito ter acesso a interne. Já não é preciso que o usuário possua um horário especifico para se informar. Podemos nos informar a qualquer momento e em qualquer lugar. Eu diria que o jornalismo esta em desenvolvimento, esta a avançar, para modelos mais envolventes e dinâmicos

Leave a Reply