Disseminação de conteúdos digitais em múltiplas plataformas & Blogue como ferramenta para jornalismo digital

Disseminação de conteúdos digitais em múltiplas plataformas & Blogue como ferramenta para jornalismo digital

O presente trabalho visa reflectir sobre a Disseminação de conteúdos digitais em múltiplas plataformas & Blogue como ferramenta para Jornalismo Digital.
Antes de avançar na reflexão, é importante compreender os conceitos que estão ligados às temáticas que serão aqui reflectidas.
Começaremos por compreender o que são Conteúdos Digitais.
Segundo Torres e  Mazzoni (2004), entende-se por Conteúdo Digital a informação que é
apresentada na forma digitalizada, organizada e que tem como foco transmitir conhecimentos, em níveis de profundidade específicos, sobre um determinado tema. Para os autores, os Conteúdos Digitais podem ser produzidos com propósitos educativos, ou informativos, e os mesmos tendem a ser aperfeiçoados em um processo dinâmico relacionado às necessidades dos usuários. Conteúdo Digital pode ser no formato de: áudio, vídeo, imagem, e-boos, podcast, infografia, e etc.
Os autores compreendem que um Conteúdo Digital é assim “caracterizado por estarem as suas informações codificadas em binário e serem processadas através de sistemas informáticos digitais.” (Torres e Mazzoni, p. 154, 2004)
Neste sentido, podemos, de uma forma geral, considerar Conteúdo Digital como tudo aquilo que existe em formato digital, em código binário.
Saiba mais sobre Conteúdo Digital clicando aqui.

Veja o artigo sobre Blogue como ferramenta para jornalismo digital.

 

 

3 thoughts on “Disseminação de conteúdos digitais em múltiplas plataformas & Blogue como ferramenta para jornalismo digital

  • January 18, 2022 at 18:56
    Permalink

    Uma boa reflexão e bastante pertinente no mundo actual em que quase tudo, inclusive o jornalismo, migra para o mundo digital.

    • January 29, 2022 at 23:51
      Permalink

      Temos que pensar “digitalmente”, colega Cleofas. KKK

  • January 30, 2022 at 07:44
    Permalink

    Bem visto colega Natália,

    A digitalização e o agora, isso implica que os conteúdos boa parte das vezes, senão sempre, sejam digitais. Até porque as plataformas de inserção e distribuição de conteúdos da actualidade são digitais.

Leave a Reply