Disseminacao de conteudos digitais em multiplos plataformas & Blog como ferramenta de jornalismo Digital:
A internet foi criada em 1969, nos EUA, para melhorar a comunicação entre pesquisadores e militares durante a Guerra Fria. Porem, após um longo período sob domínio do governo e da academia, a rede foi liberada para uso comercial, isto por volta de 1987 e uma decada depois, surgiu a primeira rede social lançado em 1997, onde a Six Degrees inaugurou a prática de criar perfis online, adicionar amigos e compartilhar conteúdos.
Esta evolução da Internet trouxe inúmeras vantagens e oportunidades, como a aproximação, interacção e ate a transformação do mundo em aldeia global através de Midias sociais.
As Mídias sociais são os canais online que permitem o relacionamento e compartilhamento de conteúdo entre usuários de uma mesma plataforma. Alguns exemplos de mídias sociais sao : as redes sociais, blogs, micro-blogs, fóruns e wikis.
Para que seja considerada uma mídia social, a plataforma, site ou aplicativo deve apresentar as seguintes caracteristicas:
- Promover a interacção entre usuários;
- Permitir a divulgação descentralizada de conteúdo;
- Incentivar a participação colaborativa.
E esta midia social deve salvaguardar a existencia de um conteudo e o conteúdo digital vem ganhando na luta pela atenção das pessoas.
Os 3 principais objectivos de um conteúdo são:
1.Divertir: precisa apelar para as emoções das pessoas para gerar um desejo de compartilhar.
2.Educar: voltado principalmente para a parcela do público que não conhece bem seus produtos e serviços ainda. Também precisa ser interessante para gerar um alto número de compartilhamentos.
3.Converter: técnicas de persuasão e copywriting
são bem-vindas nesse tipo de conteúdo que tem como foco principal convencer o consumidor aos poucos e usando as emoções, matando as objeções e relacionando os produtos e serviços aos maiores desejos dos possíveis clientes.
Vanessa, parabéns pelo artigo interessantíssimo sobre a internet. Apreciei de forma especial o vídeo sobre os passos para criar conteúdo na internet. Se por um lado cresce em nós a cede de publicar para o mundo, por outro temos fome de conhecimento sobre o que publicar e como o fazer. Se calhar seja por isso que muita gente até começa um canal na internet, mas depois desiste por não saber como o sustentar. Mas os passos deixados no seu artigo são uma importante contribuição para todos os criadores ou aspirantes a criadores de conteúdos para a internet. Obrigado.