Disseminação de conteúdos digitais em múltiplas plataformas & Blogue como ferramenta para jornalismo digital

Introdução

Com o surgimento e emergência das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), o jornalismo tem encontrado novas formas de disseminar conteúdos. Nestas circunstâncias, surge o Blogue, cada vez mais visto como uma poderosa ferramenta de partilha de informação e comunicação bastante importante para os jornalistas.

Blogue termo usado para se referir páginas da web escritas por um autor e organizadas em ordem cronológica inversa. Caracteriza-se pela presença de comentários e geralmente possuem uma temática definida, permite fazer actualizações constantes e directas, disseminar conteúdos sem número limitado de caracteres para todo o globo terreste.

O presente trabalho visa compreender a importância desta plataforma para o jornalismo na actualidade, tendo em conta os desafios e oportunidades que oferece.

Disseminação de conteúdos digitais em múltiplas plataformas

Actualmente, o internauta deixou de ser apenas um mero consumidor, e sim também criador de conteúdos e a tecnologia passou a afectar todos os aspetos do seu dia-a-dia. Os consumidores, cada vez mais exigentes e informados, têm obrigado os media a desenvolver estratégias para atrair leitores e manter a competitividade do mercado. Este padrão levou a que os Órgãos de Comunicação Social (OCS) se abrissem a um novo mundo e repensassem as suas estruturas comunicativas que, actualmente, passam também pelas plataformas de comunicação e informação.

Neste sentido, a circulação e divulgação de conteúdos jornalísticos tem vindo a sofrer significativas mudanças. Para além da disponibilização nos canais tradicionais, verifica-se maior adesão às plataformas de comunicação e informação para publicações e interacção com o público.
A disseminação de conteúdos através de plataformas digitais de comunicação e informação como Blogue garantem não só o acesso à informação, mas também possibilitam que os internautas façam parte dessa mesma disseminação, ao partilhar e comentar os conteúdos.

O envolvimento do público só é possível devido ao Blogue, pois, o seu aparecimento veio colmatar algumas falhas existentes na esfera da web 2.0, sobretudo ao nível da acessibilidade e da mobilidade. Com esta plataforma, os utilizadores podem aceder aos conteúdos em qualquer lugar e partilhar as informações mais relevantes ou comentar.

Para Trasel (2009), um dos principais impactos da internet “foi a abertura de novos canais para a distribuição de notícias”. Contudo, a internet não possibilitou apenas a emergência de canais de distribuição, mas também uma maior dinamização da circulação jornalística.

Blogue como ferramenta para jornalismo digital

A popularização das ferramentas de publicação de blogues como o WordPress, entre outras, a partir de 1999, fez com que as pessoas passassem a usar os blogues como uma espécie de diário virtual. Mas, do mesmo modo que essas ferramentas contribuíram para alterar o sentido inicial do blogue, elas também foram fundamentais para que surgisse o espaço virtual resultante da união de todos os blogues em uma conversação única. Os blogueiros passaram a citar outras pessoas, através da inclusão de links para os seus sites, o que criava uma rede de referenciações mútuas entre blogues.

Nesta era, de informação, a utilização do Blogue pelos profissionais de comunicação social para divulgar notícias é cada vez mais potenciada com o aumento de visibilidade que a internet proporciona. Muitos OCS utilizam-no fazendo uso da sua posição na sociedade, proporcionando assim aos seus internautas maior envolvimento e conhecimento do que se passa no mundo. Além disso, devido ao fácil acesso e carácter gratuito, o Blogue permite que a informação fique imediatamente disponível a qualquer pessoa, em qualquer canto do mundo.

Ultimas considerações

Podemos afirmar que o Blogue é uma ferramenta a ter em conta na divulgação de conteúdos noticiosos, bem como uma excelente oportunidade para os jornalistas. Para além de ter um enorme impacto na relação com os utilizadores, esta plataforma permite maior partilha das informações e um maior alcance na sua divulgação.

Numa sociedade caracterizada pela era de conteúdos e ferramentais digitais, é importante que os profissionais se adaptem às mudanças e consigam responder às necessidades dos públicos. No caso do jornalismo, a combinação de notícias e plataformas digitais de comunicação e informação já não se trata de um fenómeno propriamente novo. Assim, verificamos que a divulgação de conteúdos noticiosos no Blogue ajuda a expandir a actividade jornalística. Pois, permite que a informação fique disponível a um maior número de leitores e a uma escala global. Além disso, dota o jornalismo de imediatismo, característica muito presente nesta geração digital. Com informações de última hora, os Blogues têm o poder de divulgar as informações, fazendo com que sejam partilhadas por milhares de utilizadores numa fração de segundos.

O Blogue tem, neste caso, um papel fundamental, tendo em conta que as suas características permitem uma rápida divulgação de notícias. Contrariamente, tal como Lourenço Medeiros referiu, temos demasiadas explosões de conteúdos e informações que “complicam a vida do jornalista”.

Em suma, podemos perceber que o Blogue é uma ferramenta potencialmente interessante, quer para o jornalismo, quer para o cidadão comum. Os jornalistas fazem uso dela para promover e divulgar conteúdos, partilhando notícias e acontecimentos de interesse para a sociedade. Por sua vez, o cidadão recebe essa informação e filtra-a, aproveitando apenas aquilo que lhe interessa e que considera ser interessante para si.

Referências bibliográficas

TERRA, Carolina Frazon. “Blogs corporativos como estratégia de comunicação”. RP em Revista. Ano 4, n. 15, Salvador/BA. Jul, 2006. http://www.rpbahia. com.br/revista/edicao15/blogs_corporativos_como_estrategia_de_comunicacao.pdf. Acessado em 23/01/22.

TRASEL, Marcelo. A apuração distribuída como técnica de webjornalismo participativo. 2009. Disponível em http://pt.scribd.com/doc/20558167/A-apuracao-distribuida-como-tecnica-de-webjornalismo-participativo. Acessado em 23/01/22.

Ferramentas para jornalista monitorarem Blogue

2 thoughts on “Disseminação de conteúdos digitais em múltiplas plataformas & Blogue como ferramenta para jornalismo digital

  • January 28, 2022 at 16:03
    Permalink

    José, não restam dúvidas: o blog é definitivamente uma ferramente importante no jornalismo online. Bela abordagem. Gostava no entanto de perguntar, na sua visão, o que acha que pode estar por detrás do fraco uso de blogs por parte de jornalistas no contexto moçambicano.
    Muito obrigado.

    • February 16, 2022 at 11:05
      Permalink

      Saudações Colega Cléofas Vagem,

      A meu ver bem, o fraco uso de blogues por parte da classe jornalística moçambicana deriva do facto de:

      i. Resistência a mudanças – alguns jornalistas que vem trabalhando com os meios tradicionais de media, ainda tem alguma reserva em aderir a novas plataformas de informação e comunicação.

      ii. Baixa literacia digital/informática – contribui para a falta de domínio na óptica de utilizador das novas plataformas de comunicação e informação, bem como sobre as vantagens que a mesma oferece.

      iii. Recurso financeiro – indisponibilidade de recursos suficientes para aquisição de aparelhos tecnológicos modernos para realização das suas tarefas, assim como aquisição de megabytes.

      iv. Internet – em alguns casos, a fraca qualidade dos serviços de internet oferecidos pode igualmente contribuir para o fraco uso de blogues por parte da classe, sobretudo para os jornalistas que se encontram fora dos grandes centros urbanos, como por exemplo o das rádios comunitários.

Leave a Reply