OS PILARES DAS REDES SOCIAIS NA INTERNET

As  redes  sociais  são  espaços  virtuais  onde  grupos  de  pessoas  ou  empresas  se  relacionam através  do  envio  de  mensagens,  da  partilha  de  conteúdos,  entre  outros.  Atualmente  existem

diferentes  redes  sociais,  cada  uma  com  um  propósito  e  um  público-alvo  específico.

 

Segundo  Larissa  Lomnitz  uma  rede  social  é  um  campo  de  relações  entre  indivíduos  que  pode

ser  definido  por  uma  variável  predeterminada  e  se  referir  a  qualquer  aspecto  de  uma  relação.

Uma  rede  social  não  é  um  grupo  bem-definido  e  limitado,  senão  uma  abstração  científica  que

se  usa  para  facilitar  a  descrição  de  um  conjunto  de  relações  complexas  em  um  espaço  social

dado.  Cada  pessoa  é  o  centro  de  uma  rede  de  solidariedade  e,  ao  mesmo  tempo,  é  parte  de

outras  redes.  (LOMNITZ,  Larissa.  Redes  Sociais,  Cultura  e  Poder,  2009).

Redes  Sociais  são  websites  e  aplicativos  de  comunicação  que  conectam  pessoas  em  todo  o

mundo.  As  medias  sociais  mais  populares  são  o  Facebook,  Instagram,  Youtube  e  Whatsapp.

As  redes  sociais  têm  presença  obrigatória  em  qualquer  estratégia  de  marketing  digital  de

respeito.

 

As  redes  sociais  existem  em  todos  os  lugares  e  podem  ser  formadas  por  pessoas  ou

organizações  que  partilham  valores  e  objetivos  comuns.  Não  são  limitadas  a  uma  estrutura

hierárquica  ou  meio  e  podem  estar  na  escola,  no  trabalho,  na  música,  na  política  e  até  mesmo

na  família.  Confunde-se  muito,  redes  sociais  com  medias  sociais,  que,  apesar  de  estarem  no

mesmo  universo,  são  coisas  distintas.  Media  social  é  o  meio  que  determinada  rede  social

utiliza  para  se  comunicar.  São  diversos  os  tipos  de  redes  sociais  existentes,  com  diferentes

nacionalidades    e   público-alvo,    que   têm    foco   em    contatos   profissionais,    amizades,

relacionamentos  amorosos,  pesquisas,  dentre  outros.  Essas  redes  dispõem  de  ferramentas  que

facilitam  a  comunicação  entre  os  usuários,  interando-os  do  conteúdo  gerado  por  eles  mesmos,

com  postagem  de  mensagens  instantâneas  e  textos,  compartilhamento  de  vídeos,  áudios  e

imagens.  (CIRIBELI,  2011).

A  grande  diferença  entre  elas  é  o  seu  objetivo,  os  quais  podem  ser:

A grande diferença entre elas é o seu objetivo, os quais podem ser:

  •  Estabelecer contactos pessoais, podendo ser relações de amizade e namoro.
  • Realizar networking, ou seja, compartilhar e buscar conhecimentos profissionais eprocurar emprego ou preencher vagas.
  • Compartilhar e buscar imagens e vídeos.
  • Compartilhar e buscar informações sobre temas variados.
  • Divulgar produtos e serviços para compra e venda.
  • Jogar, entre outros.

 

2. VANTAGENS E DESVANTAGENS

2.1 Vantagens

  • As redes sociais podem e devem ser utilizadas como um canal de comunicação com o seu público-alvo.
  • Para estratégias de marketing e campanhas que podem dar origem a resultados reais.
  • A comunicação e o marketing sofrem uma transformação e passa a ser multilateral e participativa, permitindo uma maior interacção com os seus clientes e potenciaisclientes.
  • O consumidor pode interagir e conhecer os seus produtos/serviços, promoções,notícias da empresa, lançamento de novos produtos e manter-se informado sobrequalquer novidade da marca a qualquer momento ou hora do dia ou da noite.
  • Em tempos de crise, é uma boa forma de fazer campanhas e publicidade com um baixo custo por contacto.
  • É uma excelente forma de conhecer informações sobre o seu público-alvo, saber quaissão as suas necessidades e definir estratégias mais assertivas.
  • Pode e deve direccionar pessoas para o seu website fornecendo informaçõesrelevantes ao seu público-alvo.
  • É útil para melhorar o serviço ao cliente, pois permite uma relação mais próxima como seu público-alvo.

2.2. Desvantagens

• Os comentários negativos nas redes sociais podem contribuir para uma má imagem da empresa.

  • Gerir redes sociais requer disponibilidade para criar conteúdo relevante ao seu público-alvo e com alguma frequência.
  • A capacidade para enviar mensagens é limitada e muitas vezes há necessidade de resumir demasiada a informação.
  • O ruído que se gera dentro das redes pode ser excessivo, tornando difícil manter o público fiel.
  • Alguns utilizadores dedicam-se a fazer spam.
  • Ir para as redes sociais sem uma estratégia bem definida poderá colocar a empresa em desvantagem e até prejudicar a reputação da marca.
  • Antes de decidir estar ou não nas redes sociais, é necessário que as empresas estejam conscientes das vantagens e desvantagens de estar online com uma boa presença ou má presença.

3. Pilares das Redes Sociais

Para se obter melhores resultados nas redes sociais os pilares que sustentam a presença online são: Conteúdo, Engajamento e Monitoria.

3.1. Conteúdo

O conteúdo é o factor primordial para uma rede social. É uma estratégia que visa atrair, converter e fidelizar os clientes com o objetivo final de impulsionar uma acção lucrativa do cliente.

https://pt.semrush.com/blog/marketing-de-conteudo-b2b-guia-de-acoes-praticas-para-iniciantes/

 

3.2. Engajamento

Além do conteúdo, outro elemento importante para compor uma rede social é o relacionamento que a marca terá com seu público alvo.

Marcas que não buscam criar um diálogo constante com seus potenciais clientes, mesmo que produzam os melhores conteúdos e não publiquem em locais onde seu público se encontra não alcançam os resultados esperados. Desta forma, para ser bem sucedido em uma estratégia de rede social é importante que o conteúdo utilizado na estratégia de mídia social gere conversas e interactividade com o seu público.

 

3.3. Monitoria

Qualquer acção deve ter seu resultado mensurado. Ou seja, de nada adianta ter presença digital, conteúdo de qualidade sem entender se a estratégia desenhada está trazendo benefícios.

  • Neste último pilar, a empresa é capaz de
  • Analisar o desempenho do projecto
  • Obter informações sobre o seu público
  • Reagir a crises com rapidez
  • E ter um controle sobre o que a concorrência esta fazendo.

Ferramentas de Monitoramento: Facebook Insights, Instagram Analytics , Google Analytics, Social mention entre outros.

 

4. CARACTERÍSTICAS DAS REDES SOCIAIS

Conectividade – Graças às redes sociais, pessoas de diferentes países podem manter um contacto próximo. Assim criam-se ligações entre indivíduos, que podem ou não conhecer- se, e entre grupos de pessoas que partilham interesses comuns. A conectividade não se limita a estas. Pode acrescentar-se ou seguir qualquer pessoa que assim o deseje.

Interação – A interação ou engagement é uma das características mais importantes das redes sociais. As publicações permitem que os utilizadores se expressem e estabeleçam diálogos. Assim, as empresas podem conhecer a opinião do público e contactar diretamente o seu público-alvo para melhorar as relações.

Personalização – Cada rede social tem a sua própria configuração e é ajustável de acordo com as preferências de cada pessoa. Assim, um perfil pode ser desde completamente público até ter um alto grau de privacidade.

Em tempo real – As redes sociais são um tipo de mensagem instantânea, que permite a entrega de mensagens em tempo real. Desta forma, é possível manter uma interação

contínua entre as pessoas que têm estas notificações específicas ativadas.

Viralidade – Um termo que se tornou popular é o da viralidade. Isso significa que algum tipo de conteúdo se espalha a alta velocidade através das redes sociais. A exibição exponencial de uma publicação é muito atrativa para as empresas.

 

5. OBJECTIVOS DAS REDES SOCIAIS NA INTERNET

Na distribuição dos conteúdos na Web tal como sustenta CRUCIANELLI, As redes sociais podem contribuir para o trabalho diário do repórter…” através de uma diversa e extensa lista de aplicativos online.

Conectar e ampliar o espectro de possibilidades do campo da comunicação social através das tecnologias digitais.

Permitir a extração de informações atualizadas com frequência, como acontece com as publicações dos meios digitais e a sua respectiva distribuição. No entanto, são todos

“formatos que permitem distribuir o conteúdo sem a necessidade de um navegador, usando o software projetado para ler o conteúdo de RSS (…) ou navegador da Web para ver o conteúdo RSS”, tal como indica CRUCIANELLI.

 

6. CONCLUSÃO E RECOMENDAÇÕES

Com a evolução das tecnologias, é essencial para empresas que querem crescer e se destacar no mercado competitivo actual uma presença digital forte. E usar as mídias digitais não é mais um luxo, mas sim uma necessidade para qualquer negócio.

Desta forma, para garantir que uma estratégia de presença digital eficaz, é preciso se guiar pelos principais pilares respeitando:

  •   A produção de conteúdo de valor;
  •   Uma comunicação omnichannel;
  •   Um site responsivo, com técnicas de SEO aplicadas;
  •   Influência digital;
  • Análise de dados.

Respeitando este processo acreditamos que a empresa poderá então estabelecer um relacionamento mais próximo com seu público aumentando a sua visibilidade, credibilidade e autoridade.

 

7. REFERÊNCIAS

CRUCIANELLI, Sandra e SOARES, Marcelo (Trad.). Ferramentas Digitais para Jornalistas. Knight Fundation, Universidade de Texas, EUA.

LOMNITZ, Larissa, Redes Sociais, Cultura e Poder, Rio de Janeiro, E- papers, 2009.

(CIRIBELI, P. João e PAIVA P.H. Victor, Redes e Mídias Sociais na Internet – Realidades e perspectivas de um mundo conectado, Belo Horizonte, Mediação, 2011)

https://pt.semrush.com/blog/marketing-de-conteudo-b2b-guia-de-acoes-praticas-para- iniciantes/Acess em 19.01.22

https://www.google.com/search?q=webjournalism&sxsrf=AOaemvK8hVp1UctMCl_Xn_yhf gMehhNqTg:1641912306969&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwikirz- 96n1AhWGT8AKHT8BAnEQ_AUoAXoECAIQAw Acesse em 19.01.22

https://www.google.com/search?q=blog&sxsrf=AOaemvJEgJlCYihKNVKkr4T5m9Z0cRqd mQ:1641910846563&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjHgIzG8qn1AhXYQ UEAHXSuD2kQ_AUoAXoECAEQAw Acesse em 20.01.22

https://www.mirago.com.br/aula/redes-sociais/ Acesse em 21.01.22 https://www.todamateria.com.br/redes-sociais/ Acesse em 22.01.22

2 thoughts on “OS PILARES DAS REDES SOCIAIS NA INTERNET

  • January 27, 2022 at 19:32
    Permalink

    Tema extremamente relevante, perceber as bases das redes sociais,

  • January 28, 2022 at 15:00
    Permalink

    De facto as empresas que querem crescer e se destacar no mercado competitivo actual tem de ter uma presença digital forte. E tal deve ser feito sem pular nenhuma etapa, respeitando sobretudo a necessidade de ter os profissionais certos e fazer todos os investimentos necessários.

Leave a Reply