OS PILARES DAS REDES SOCIAIS NA INTERNET
As redes sociais são espaços virtuais onde grupos de pessoas ou empresas se relacionam através do envio de mensagens, da partilha de conteúdos, entre outros. Atualmente existem
diferentes redes sociais, cada uma com um propósito e um público-alvo específico.
Segundo Larissa Lomnitz uma rede social é um campo de relações entre indivíduos que pode
ser definido por uma variável predeterminada e se referir a qualquer aspecto de uma relação.
Uma rede social não é um grupo bem-definido e limitado, senão uma abstração científica que
se usa para facilitar a descrição de um conjunto de relações complexas em um espaço social
dado. Cada pessoa é o centro de uma rede de solidariedade e, ao mesmo tempo, é parte de
outras redes. (LOMNITZ, Larissa. Redes Sociais, Cultura e Poder, 2009).
Redes Sociais são websites e aplicativos de comunicação que conectam pessoas em todo o
mundo. As medias sociais mais populares são o Facebook, Instagram, Youtube e Whatsapp.
As redes sociais têm presença obrigatória em qualquer estratégia de marketing digital de
respeito.
As redes sociais existem em todos os lugares e podem ser formadas por pessoas ou
organizações que partilham valores e objetivos comuns. Não são limitadas a uma estrutura
hierárquica ou meio e podem estar na escola, no trabalho, na música, na política e até mesmo
na família. Confunde-se muito, redes sociais com medias sociais, que, apesar de estarem no
mesmo universo, são coisas distintas. Media social é o meio que determinada rede social
utiliza para se comunicar. São diversos os tipos de redes sociais existentes, com diferentes
nacionalidades e público-alvo, que têm foco em contatos profissionais, amizades,
relacionamentos amorosos, pesquisas, dentre outros. Essas redes dispõem de ferramentas que
facilitam a comunicação entre os usuários, interando-os do conteúdo gerado por eles mesmos,
com postagem de mensagens instantâneas e textos, compartilhamento de vídeos, áudios e
imagens. (CIRIBELI, 2011).
A grande diferença entre elas é o seu objetivo, os quais podem ser:
A grande diferença entre elas é o seu objetivo, os quais podem ser:
- Estabelecer contactos pessoais, podendo ser relações de amizade e namoro.
- Realizar networking, ou seja, compartilhar e buscar conhecimentos profissionais eprocurar emprego ou preencher vagas.
- Compartilhar e buscar imagens e vídeos.
- Compartilhar e buscar informações sobre temas variados.
- Divulgar produtos e serviços para compra e venda.
- Jogar, entre outros.
2. VANTAGENS E DESVANTAGENS
2.1 Vantagens
- As redes sociais podem e devem ser utilizadas como um canal de comunicação com o seu público-alvo.
- Para estratégias de marketing e campanhas que podem dar origem a resultados reais.
- A comunicação e o marketing sofrem uma transformação e passa a ser multilateral e participativa, permitindo uma maior interacção com os seus clientes e potenciaisclientes.
- O consumidor pode interagir e conhecer os seus produtos/serviços, promoções,notícias da empresa, lançamento de novos produtos e manter-se informado sobrequalquer novidade da marca a qualquer momento ou hora do dia ou da noite.
- Em tempos de crise, é uma boa forma de fazer campanhas e publicidade com um baixo custo por contacto.
- É uma excelente forma de conhecer informações sobre o seu público-alvo, saber quaissão as suas necessidades e definir estratégias mais assertivas.
- Pode e deve direccionar pessoas para o seu website fornecendo informaçõesrelevantes ao seu público-alvo.
- É útil para melhorar o serviço ao cliente, pois permite uma relação mais próxima como seu público-alvo.
2.2. Desvantagens
• Os comentários negativos nas redes sociais podem contribuir para uma má imagem da empresa.
- Gerir redes sociais requer disponibilidade para criar conteúdo relevante ao seu público-alvo e com alguma frequência.
- A capacidade para enviar mensagens é limitada e muitas vezes há necessidade de resumir demasiada a informação.
- O ruído que se gera dentro das redes pode ser excessivo, tornando difícil manter o público fiel.
- Alguns utilizadores dedicam-se a fazer spam.
- Ir para as redes sociais sem uma estratégia bem definida poderá colocar a empresa em desvantagem e até prejudicar a reputação da marca.
- Antes de decidir estar ou não nas redes sociais, é necessário que as empresas estejam conscientes das vantagens e desvantagens de estar online com uma boa presença ou má presença.
3. Pilares das Redes Sociais
Para se obter melhores resultados nas redes sociais os pilares que sustentam a presença online são: Conteúdo, Engajamento e Monitoria.
3.1. Conteúdo
O conteúdo é o factor primordial para uma rede social. É uma estratégia que visa atrair, converter e fidelizar os clientes com o objetivo final de impulsionar uma acção lucrativa do cliente.
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3.2. Engajamento
Além do conteúdo, outro elemento importante para compor uma rede social é o relacionamento que a marca terá com seu público alvo.
Marcas que não buscam criar um diálogo constante com seus potenciais clientes, mesmo que produzam os melhores conteúdos e não publiquem em locais onde seu público se encontra não alcançam os resultados esperados. Desta forma, para ser bem sucedido em uma estratégia de rede social é importante que o conteúdo utilizado na estratégia de mídia social gere conversas e interactividade com o seu público.
3.3. Monitoria
Qualquer acção deve ter seu resultado mensurado. Ou seja, de nada adianta ter presença digital, conteúdo de qualidade sem entender se a estratégia desenhada está trazendo benefícios.
- Neste último pilar, a empresa é capaz de
- Analisar o desempenho do projecto
- Obter informações sobre o seu público
- Reagir a crises com rapidez
- E ter um controle sobre o que a concorrência esta fazendo.
Ferramentas de Monitoramento: Facebook Insights, Instagram Analytics , Google Analytics, Social mention entre outros.
4. CARACTERÍSTICAS DAS REDES SOCIAIS
Conectividade – Graças às redes sociais, pessoas de diferentes países podem manter um contacto próximo. Assim criam-se ligações entre indivíduos, que podem ou não conhecer- se, e entre grupos de pessoas que partilham interesses comuns. A conectividade não se limita a estas. Pode acrescentar-se ou seguir qualquer pessoa que assim o deseje.
Interação – A interação ou engagement é uma das características mais importantes das redes sociais. As publicações permitem que os utilizadores se expressem e estabeleçam diálogos. Assim, as empresas podem conhecer a opinião do público e contactar diretamente o seu público-alvo para melhorar as relações.
Personalização – Cada rede social tem a sua própria configuração e é ajustável de acordo com as preferências de cada pessoa. Assim, um perfil pode ser desde completamente público até ter um alto grau de privacidade.
Em tempo real – As redes sociais são um tipo de mensagem instantânea, que permite a entrega de mensagens em tempo real. Desta forma, é possível manter uma interação
contínua entre as pessoas que têm estas notificações específicas ativadas.
Viralidade – Um termo que se tornou popular é o da viralidade. Isso significa que algum tipo de conteúdo se espalha a alta velocidade através das redes sociais. A exibição exponencial de uma publicação é muito atrativa para as empresas.
5. OBJECTIVOS DAS REDES SOCIAIS NA INTERNET
Na distribuição dos conteúdos na Web tal como sustenta CRUCIANELLI, As redes sociais podem contribuir para o trabalho diário do repórter…” através de uma diversa e extensa lista de aplicativos online.
Conectar e ampliar o espectro de possibilidades do campo da comunicação social através das tecnologias digitais.
Permitir a extração de informações atualizadas com frequência, como acontece com as publicações dos meios digitais e a sua respectiva distribuição. No entanto, são todos
“formatos que permitem distribuir o conteúdo sem a necessidade de um navegador, usando o software projetado para ler o conteúdo de RSS (…) ou navegador da Web para ver o conteúdo RSS”, tal como indica CRUCIANELLI.
6. CONCLUSÃO E RECOMENDAÇÕES
Com a evolução das tecnologias, é essencial para empresas que querem crescer e se destacar no mercado competitivo actual uma presença digital forte. E usar as mídias digitais não é mais um luxo, mas sim uma necessidade para qualquer negócio.
Desta forma, para garantir que uma estratégia de presença digital eficaz, é preciso se guiar pelos principais pilares respeitando:
- A produção de conteúdo de valor;
- Uma comunicação omnichannel;
- Um site responsivo, com técnicas de SEO aplicadas;
- Influência digital;
- Análise de dados.
Respeitando este processo acreditamos que a empresa poderá então estabelecer um relacionamento mais próximo com seu público aumentando a sua visibilidade, credibilidade e autoridade.
7. REFERÊNCIAS
CRUCIANELLI, Sandra e SOARES, Marcelo (Trad.). Ferramentas Digitais para Jornalistas. Knight Fundation, Universidade de Texas, EUA.
LOMNITZ, Larissa, Redes Sociais, Cultura e Poder, Rio de Janeiro, E- papers, 2009.
(CIRIBELI, P. João e PAIVA P.H. Victor, Redes e Mídias Sociais na Internet – Realidades e perspectivas de um mundo conectado, Belo Horizonte, Mediação, 2011)
https://pt.semrush.com/blog/marketing-de-conteudo-b2b-guia-de-acoes-praticas-para- iniciantes/Acess em 19.01.22
https://www.google.com/search?q=blog&sxsrf=AOaemvJEgJlCYihKNVKkr4T5m9Z0cRqd mQ:1641910846563&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjHgIzG8qn1AhXYQ UEAHXSuD2kQ_AUoAXoECAEQAw Acesse em 20.01.22
https://www.mirago.com.br/aula/redes-sociais/ Acesse em 21.01.22 https://www.todamateria.com.br/redes-sociais/ Acesse em 22.01.22
Tema extremamente relevante, perceber as bases das redes sociais,
De facto as empresas que querem crescer e se destacar no mercado competitivo actual tem de ter uma presença digital forte. E tal deve ser feito sem pular nenhuma etapa, respeitando sobretudo a necessidade de ter os profissionais certos e fazer todos os investimentos necessários.