OPÇÕES ESTRATÉGICAS PARA A IDENTIFICAÇÃO DUMA REDE SOCIAL

 

ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E ARTES

Mestrado em Gestão de Media Digital

Módulo: Práticas de Web

Tema:

Opções estratégicas para a identificação duma rede social

      

                                                                                               Docente:

                                                                                              Prof. Dr. Luís Neves

Descentes:

Fátima Pais

Ilídio Manica

Hélio Norberto

Marta Massango

Mateus Eusébio

 

Maputo, Janeiro, 2022

 

 

 

Índice

1 Introdução. 1

2 Surgimento e evolução das redes sociais. 2

3 Características das redes sociais. 3

3.1 Conectividade. 4

3.2 Interação. 4

3.3 Personalização. 4

3.4 Tempo real 4

3.5 Viralidade. 4

4 Tipos de redes sociais. 4

4.1 Rede social de relacionamento. 5

4.2 Rede social de entretenimento. 5

4.3 Rede social profissional 5

4.4 Rede social de nicho. 6

5 Estratégias de identificação de uma rede social 7

5.1 Tipo e segurança da rede. 7

5.2 Capacidade de alcance e viralização dos conteúdos. 8

6 Considerações finais. 9

7 Bibliografia. 10

 

1 Introdução

O presente trabalho, versa sobre as opções estratégicas para identificação de uma rede social. Nestas sequencias, importa destacar como diversas formas de estabelecimentos de redes sociais entre grupos de pessoas e ou através de empresas de envio de conteúdos diversos. A criação de relações de entre grupos ou sistemas de comunicação já vem sendo destacada em tempos remotos, e isso é notável nas questões de investigação, quando os mesmos se levantam da interação entre uma atividade geográfica distantes.

As formas diferentes que permitem que grupos de pessoas possam compartilhar informações, também não foram criadas de forma visível no período da Guerra mais fria. Nos anos 80 assistimos de igual modo, tentamos conectar-se a outros grupos comunitários virtualmente, que partilhavam os hábitos, objetivos, objetivos, entre outros. Nessa época, também foram feitas diversas inovações das redes sociais em algumas faculdades.

Importa que as redes são uma grande forma de interação social da sociedade contemporânea, e cada uma de suas características sociais reais diferentes, apresentam entre as características: destacar a conectividade, a intenção, a personalização, o tempo, a viralidade outros elementos.

O presente trabalho também apresenta algumas tipologias de redes sociais, agrupadas de acordo com os objetivos de cada grupo de usuários. Nesta sequência, linhas gerais como redes sociais são classificadas em rede social de entretenimento, social profissional e rede social de nicho.

 

 

2 Surgimento e evolução das redes sociais

Hoje há mais um mundo caracterizado pela conectividade, onde todas as redes sociais são, uma vez que sustentam os próximos, ainda que por fronteiras.

Usado o qual rede social na conduta sociologia, para associar a estrutura à estrutura ele pertence.O termo rede social também usado pela Antropologia e Psicologia social. Tal fato encontraaldo em Ferreira201,4) os sociais qualificam uma ideia de que as relações sociais específicas (um condicionante à ação dos tecidos não inseridos. SouzaPorta é recente, Rocha e inseridos inseridos. 2016, p.6), partindo dos fenômenos inseridos . ensaio de Lili e Taylor, contribuições intituladas como dispositivo de comunicação, publicadas em 1968, sobre como seria como comunidades interativas já foram compostas por membros geograficamente distantes. é importante situar o leitor sobre o termo em causa. Redes sociais são soluções para conectar pessoas, associações,

      Como redes sociais, tal como as concebemos hoje, temas suas bases lançadas no início do séc. XX, de acordo com o primeiro uso de Ferreira (2011, p.4) é atribuído à Barneso rede social (socialnetwork), quando, em 954, começou com o uso básico1, para mostrar os padrões dos laços, incorporando os conceitos práticos, quer pela sociedade quer cientistas sociais.

Nos EUA, em 1964, vivia-se o auge da guerra fria. Paul Baran , que fosse proposta para o norte-americano, como procurado1r na desenhou uma proposta para o sistema de comunicações-americano, para fazer face a um perigoso-americano. Baran (1964) classificou dois tipos fundamentais de: redes centralizadas [2] e distribuídas. O tempo e a evolução rápida das tecnologias propiciaram, não ver de Rocha e Souza, uma multiplicação dos grupos e o Usernet ganhou o seu próprio protocolo de transmissão, o Net News Transfer Protocol (NNTP), onde antes de usar uma ARPAnet ou canal principal de transmissão distribuição. (ROCHA e SOUZA, 2016, p.7).

Outra aconteceu em 198 inovação com formação do “BecauseIt`s Time Network (Bitnet)”, uma rede acadêmica da CityUniversit de Nova York próxima a Yale. Foi a partir de agora desta instrução que os académicos contactaram o serviço de correio electrónico e um mecanismo conhecido como “listserv”. Neste o usuário pode publicar artigos e subscrever listas de discussão. (IDEM).

10 Anos depois, no início dos anos 90, o correio começou a ser usado por pessoas comuns. Em 1997, a sixdegrees.com inaugurou um serviço inovador com o uso de nomes reais ea start-up nova-iorquina deu início à era das redes sociais modernas (KIRKPATRICK, 2011, p. 78). Mais sites foram emergindo, inclusive os de cariz profissional. Já em 2003 se afirmavam mais robustos, redefinidos e consolidados. Rocha e Souza elencam o LinkedIn, Tribe, MySpace, cujo movimento tem a marca de Reid Hoffman. No ver estes, Hoffman considerou duas categorias como redes sociais se dividiram – pessoais e profissionais. Outros sites com o mesmo objectivo, o profissional, começaram a surgir com a ideia de conectar pessoas de forma pequena.As ideias de Hoffmanevoluíram de tal forma que patenteou um serviço de rede social que matinhauma base de dados que permite um membro criar uma conta. Este por sua vezincentivava outras pessoas para se conectarem a sua rede através doe-mail. Se as pessoas aceitassem o convite, criava-se ali uma comunicação de mão dupla, a base das redes sociais.

 

3 Características das redes sociais

Com o advento da Web 2.0 foram criados pelo usuário suas diversas plataformas que a interação de seus usuários através de blogs, chats e das redes sociais, isto é, pode produzir e compartilhar vários conteúdos e, poder ou comentários de outros. As redes sociais são as que se destacam nessa era da sociedade de informação. Segundo Zenha (2018, p. 21) rede é “o ambiente digital organizado por meio de uma interface virtual próprio (…) que se organizam perfis humanos que possuíam afinidades, ideias e maneiras de expressão semelhantes e interesse comum sobre um tema. Numerosos espaços geográficos como pessoas de diferentes faixas, raças, etnias, classes sociais são unidas pelos mesmos interesses e objetivos. São as redes sociais nos dias atuais,meios de comunicação digital com maior repercussão positiva na comunicação interpessoal assim como corporativa, educando, entretendo e informando. Para Inteligentes (2020) as redes sociais caracterizam-se:

3.1 Conectividade

Devido a sua capacidade de possibilitar o contato de pessoas localizadas em diferentes países, as redes sociais quebram fronteiras. Pode-se verificar esse fenômeno através da plataforma Facebook, Instagram, Twitter entre outras, onde a partilha de interesses é o fator determinante para a ligação.

3.2 Interação

As redes sociais permitem que os utilizadores expressem-se através de publicações de textos, imagens ou vídeos que por sua vez podem suscitar debate. Devido a esta característica das redes sociais ganhar atenção das empresas vistas por meio dessa, pode conhecer a opinião de seu público de interesse.

3.3 Personalização

De uma rede de informações social-tornadas personalizáveis ​​como mais do que eram antes, permitindo que o usuário ajustasse o seu perfil que como seus desejos, para que se alterassem, assim como não fossem públicos.

3.4 Tempo real

Como as redes sociais contínuas permitem uma interação em tempo real, isto é, através das mensagens instantâneas é possível-se a interação entre duas ou mais pessoas.

3.5 Viralidade

Com as redes sociais a informação espalha-se em alta velocidade.

 

4 Tipos de redes sociais

As redes sociais são escolhidas por relacionamentos com amigos, colegas ou pessoas que trabalham com os mesmos interesses. As primeiras redes sociais foram projetadas em comunicação pessoal, experiências desenvolvidas para o sistema de aquisição de. Atualmente como redes sociais são conhecidas como sistema de entretenimento e de marketing social.

De acordo com uma definição definitiva de redes sociais (sd), existem quatro tipos de redes sociais e estes são comparáveis ​​ao objetivo dos usuários criarem um perfil. É importante reconhecer que uma mesma rede social pode ser mais de um tipo.

4.1 Rede social de relacionamento

É verdade que todas as redes foram criadas com o objetivo de criar relacionamento, mas temos algumas que são especialmente focadas para isso, como o seu objetivo inicial do Facebook , é o seu objetivo inicial de conectar as pessoas. Para além do Facebook, temos o Instagram, LinkdIn, Twitter, Google +, WhatsAPP, etc. De acordo com Torres (2009) apud Filho, etal (2012), o facebook é o segundo maior site de relacionamentos do mundo, com 22% do mercado mundial e é similar ao Orkut. Foi criado por Mark Zuckeberg, um estudante de Harvard. No início foi criado apenas para os estudantes e mais tarde se aberto para as pessoas e empresas.

4.2 Rede social de entretenimento

O principal objetivo dessas redes sociais é consumir conteúdo. Temos como exemplo o YouTube , considerado a maior plataforma do mundo de distribuição de vídeos. O objetivo desta plataforma é publicar e assistir a vídeos. Uma outra plataforma que tem o mesmo objetivo é o Pinterest não qual as pessoas publicam e consomem imagens.

4.3 Rede social profissional

Nesta rede criar, profissionais de usuários, têm como objetivo divulgar seu trabalho profissional, além de pessoal de emprego , etc. Além dessas, existem outras redes que não são exclusivamente profissionais, mas são usadas para esse fim como é o caso do Facebook, o Instagram, o YouTube, o Twitter e o Pinterest.

Corroborando com a ideia acima citada, Filho, etal (2012), define o YouTube como uma rede social conhecida por compartilhar vídeos na internet. Nesta ferramenta podem ser compartilhados vídeos, musicais, palestras pessoais e propagandas. Esta ferramenta pode ser usada para apresentar os produtos aos seus clientes também responder dúvidas quanto às especificações da entrega dos clientes. O Facebook assim como Orkut é também uma rede social profissional, pois tem a possibilidade de estudar o consumidor e segmentar-lo de forma a aumentar o potencial de venda tanto online quanto presencial. (TORRES 2009 apud FILHO, etal 2012)

Orkut – foi criado em 2004 e é uma rede social filiada ao Google (líder mundial em busca pela web). Nesta rede, podemos ter um perfil, entrar em uma comunidade e interagir online com amigos ou pessoas que podem saber o mesmo interesse. (FILHO, etal 2012)

Uma outra rede que também é usada como rede profissional é o Twitter . Esta é uma ferramenta bastante importante para trabalhar e marcar e não foi importante para o lado dos cuidados grandes. (COMN 2009 apud FILHO etal 2012). Para Filho (2012), esta é uma rede que pode permitir opiniões sobre empresas, produtos e serviços de forma a atingir milhões de usuários em poucos segundos através de “tweets” (como são chamados as posições nos micro blogs).

De acordo com Carvalho (2011), reforçando a ideia do Filho, etal (2012), as redes sociais mais usadas pelas empresas são: Twitter , Orkut e o Facebook . Para este autor, conforme permitidos que alcancem o maior número de empresas em um curto período de tempo e facilitem as empresas em campanhas de marketing e na elaboração de novos produtos que antes de comerciantes no mercado, são testados pelos clientes nas redes sociais, para saber o nível de desenvolvimento do produto no mercado.

 

4.4 Rede social de nicho

Esta é uma rede social para um público específico, uma categoria profissional ou pessoas que possuem um interesse específico em comum. Temos alguns exemplos populares de redes sociais de nicho como é o TripAdvisor , onde os usuários atribuem notas a atrações relacionadas ao ramo gastronómico e turístico; DeviantArt , comunidade em que artistas visuais promovem seus trabalhos; e o Goodreads , uma rede social para leitores, que podem fazer resenhas de livros e recomendá-los. 

As ferramentas mais usadas são: Facebook, Instagram, LinkdIn, Twitter, Whatsapp, FacebookMessanger, YouTube, Snapchat, Google + e Pinterest.

 

5 Estratégias de identificação de uma rede social

Devido às diversas características que as redes sociais têm possibilitado a proximidade das pessoas, como marcas institucionais dos seus públicos, notam-se crescentes do seu uso em todo o mundo em Moçambique. Segundo Tsandzana (2018) a Facebook registra “dois milhões de usuários ativos por mês” moçambicanos. Refere-se ao ano 18. As redes sociais são confirmadas para o uso individual, tanto como para o empresarial, sendo que, para o uso esperado é necessário que tenha sido executado para a sua identificação.

Propõe-se como estratégia:

  1. Definir, identificar o objetivo (entreter, profissional, relacionamento ou nicho) pelo qual pretende usar a rede social;
  2. Associar o objectivo às redes sociais conforme os seus tipos;
  3. Priorize a rede mundial-alvo mais usada a nível mundial-alvo onde o seu público se encontra.

Segundo Joanguete (2013), a escolha de uma rede social deve ter em conta vários fatores, mormente:

  • Tipo e segurança da rede;
  • Capacidade de alcance e viralização dos conteúdos;
  • Interesse institucional ou pessoal e comportamento do público-alvo.

5.1 Tipo e segurança da rede

Neste aspecto, é preciso conhecer a rede, sua natureza e fins da sua criação. Mais ainda, as instituições precisam ter uma certeza de que suas informações estão disponíveis na plataforma de segurança. Muitas vezes, o aspecto da segurança tem sido ignorado por usuários comuns, com isso, por arrastar as instituições e se orientarem pela tendência do seu alvo, por publicamente, escolher por uma rede sem muita. Na perspectiva dos tipos, como tem preferência pelas redes mais profissionais, como instituições nem sempre acabam ficando por aí.

5.2 Capacidade de alcance e viralização dos conteúdos

A publicidade é uma alma do negócio e só pode vender quando alcança um determinado público. Nos tempos em que da sua capacidade, a sobrevivência institucional depende muito da sua capacidade de encontrar o público onde, caso nas redes sociais.

Mais do que encontrar um e outro, é importante que se garanta que o conteúdo partilhado ou publicado, alcance mais e mais pessoas. Neste dia, uma das estratégias de uma rede social por pessoas ou instituições possíveis é a capacidade que esta tem de conteúdos, alcançando, por, maior número de usuários.

  • Interesse institucional ou pessoal e comportamento do público – alvo.

A semelhança da viralização, o interesse institucional dita que rede se deve usar, isso também está associado aos tipos de rede e também à localização do público que se pretende alcançar.

Neste caso, o comportamento do público é fundamental para o interesse de outras pessoas que se prendem a uma certa rede em familiar da outra.

6 Considerações finais

Como redes sociais são espaços virtuais onde diversos grupos de pessoas ou organizações se relacionam através de compartilhamento de mensagens, e nosso conteúdo diversificado. Atualmente existem diferentes tipos de redes sociais, cada um com objetivo e um público-alvo específico. As redes sociais constituem uma forma eficaz de estabelecer um componente distanciado e de relacionamentos entre as pessoas.

Uma das maiores vantagens das redes sociais a comunicações instantâneas que são iguais aos usuários. Como as redes sociais permitidas de algum modo, o exercício de atividades operacionais e instituições, este elemento é usado atualmente como um auxílio das pessoas no seu dia-a-dia nos locais de trabalho. Pois, como redes de comunicação social para novos tipos de negócios, novas ferramentas de negócios.

Como redes sociais, onde muitas ferramentas são utilizadas para realizar a rede, podem ser utilizadas para preencher e preencher ou preencher vagas.

Essas ferramentas na sociedade possuem as seguintes características como: conectividade (que é capacidade de conectar um grupo de pessoas distantes); interação (elemento que permite aos usuários expressarem o seu sentimento através de diversas formas); personalização (que corresponde ao seu perfil aos seus desejos); tempo real (o envio de mensagens em tempo real); e a viralidade corresponde à rapidez das mensagens.

Em suma, essas características constituem um conjunto de elementos através de redes sociais de conexão de pessoas e empresas.

Em tipo de identificação, identifique claramente uma estratégia de identificação da identificação, identifique-se bem como os tipos de conhecimento em função do interesse que se identificam bem. Para assuntos profissionais, as redes profissionais, para amizade, as de relacionamento e ai por diante.

 

7 Bibliografia

CARVALHO, BM (sd). As redes sociais mais usadas pelas empresas. 2011. Disponível em: Acesso em: 23 de janeiro de 2022.

FERREIRA, GC (sd). Redes Sociais de Informação: uma história e um estudo de caso; Perspectivas em Ciência da Informação, v.16, n.3, p.208-231, Jul./Set. 2011.

FILHO, EP (sd). Redes Sociais Digitais: uma Nova Configuração no Estilo de Vida da Contemporaneidade. 2012. Disponível em: «https://www.aedb.br » Acesso em: 21 de janeiro de 2022.

INTELIGENTE, C. (sd). Redes Sociais: definição e características. Disponível em: << https://www.mpmsoftware.com/pt >> Acesso em 21 de Janeiro de 2022.

JOANGUETE, Celestino Vaz Tomás Jone, as mudanças para o jornalismo digital na imprensa pública e privada moçambicana. Universidade do Minho – Instituto de Ciências Sociais. Setembro. 2013

MEIRA, Sd (sd). Redes Sociais. SD. Disponível em: «https://sistemascolaborativos.unirotec.br» Acesso em: 21 de janeiro de 2022.

O guia definitivo de Redes Sociais. Disponível em: sd. « https://s3.amaazonaws.com » Acesso em: 21 de janeiro de 2022. (nd).

ROCHA, GC, & FILHO, VB (sd). Da guerra às emoções: história da internet e o controverso do Facebook; Alcar – Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia IV Encontro Regional Norte de História da Mídia.

SOUZA, MV, & GIGLIO, K. (sd). Médias digitais, redes sociais e educação em rede experiências, São Paulo: Blucher, 2015.

TSANDZANA, Dercio. Juventude urbana e redes sociais em Moçambique: a política dos relacionamentos desamparados participação. Disponível em: https://journals.openedition.org/cs/602, acesso em: 26 de Janeiro de 2022

ZINHO, L. (sd). Redes sociais online: o que são as redes sociais e como se organizam?. Disponível em:<< https://revista.uemg.br/>> acesso em: 21 de Janeiro de 2022.

 

 

[1] , conhecido por ser pioneiro no desenvolvimento da rede moderna de computadores com desenvolvimento de pacotes.

[2] Que definem uma estrutura hierárquica, têm um nó central que, se eliminado, afectará toda a rede. Por sua vez, como estruturas distribuídas umacaminhos são várias estruturas, têm a mesma importância e para alcançar um deles, existem

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