A DISPARIDADE ENTRE O IDEAL E O REAL NA EDUCAÇÃO ON-LINE EM ÁFRICA NO CONTEXTO DA COVID-19

O surgimento da pandemia da Covid-19, trouxe para o mundo novos desafios e novas abordagens. Face a rápida propagação do vírus, os sistemas de educação tem sido directamente afectados e como consequência presenciam mudanças expressivas nas suas políticas e abordagens.

 

 

A Educação Online

A UNESCO recomenda aos países do mundo a aliviar o impacto sobre o currículo escolar de várias formas, e uma delas é através das plataformas tecnológicas e internet.

Em alguns países africanos, o processo de ensino-aprendizagem não estagnou completamente, apenas houve uma reintregação da componente on-line nos seus substemas de ensino. Esta abordagem parece ideial, concordando que estamos no contexto da covid-19 em que se previligia o distanciamento social, entretanto há desafios tecnológicos que reduzem os esforços dos governos para mitigar o impacto trazido no sector da educação.

 

Acesso à internet

Estudo publicado em 2018 pela agência da ONU através da ITU (sigla inglesa para União Internacional para as Telecomunicações), mostra que metade da população mundial tem acesso à internet, sendo que neste período o continente africano registou aumento no uso da internet — cerca de 24%.

Embora o acesso seja crescente, muitos países da África ainda enfrentam diversas dificuldades para se conectar na rede mundial. Os problemas a destacar são preços altos, conexões lentas e fraca infra-estrutura. Estes factores condicionam significativamente a produtividade da aprendizagem através das plataformas on-line.

 

Educação on-line e treinamento para o uso de ferramentas tecnológicas

Além do mais, a substituição de aulas presenciais por aulas on-line deve considerar a enorme desigualdade de acesso as ferramentas tecnológicas de aprendizagem, incluindo as infra-estruturas e a familiaridade dos professores, gestores escolares e dos alunos em relação as mesmas no contexto de ensino. Uma implementação efectiva e inclusiva do ensino on-line deve considerar todos esses aspectos.

Uma transição repentina para ensino a distância em escala sem considerar a capacidade das escolas em oferecer aulas de qualidade pode ser um atentado para o aproveitamento pedagógico dos alunos.

Entretanto, em termos pedagógicos, a covid-19 trouxe a oportunidade para o sector de educação em África avaliar quais práticas do ensino on-line podem ser mantidas após a reabertura das escolas, se beneficiando da estrutura já colocada em funcionamento durante a pandemia.

Autor: Edson Rufai

One thought on “A DISPARIDADE ENTRE O IDEAL E O REAL NA EDUCAÇÃO ON-LINE EM ÁFRICA NO CONTEXTO DA COVID-19

  • January 30, 2022 at 00:09
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    Wau, artigo interessante e bastante pertinente nos nossos dias e no contexto actual em que vivemos ( pandemia da covid-19). Definitivamente, ao se pensar na inclusão da Educação on-line deve-se considerar/olhar o contexto. Apesar do acesso à internet no nosso continente ter registado um aumento no ultimos anos, nao quer dizer que estejamos completamente prontos para essa realidade. Os itens que mencionou no texto: “enome desigualdade de acesso as ferramentas tecnológicas de aprendizagem, incluindo as infra-estruturas e a familiaridade dos professores, gestores escolares e dos alunos..” são aspectos que nao devem ser ignorados ao se pensar na transição para Educação on-line.

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