Estratégia para Desenvolvimento de um website para as Línguas Moçambicanas-LMs

Introdução.

Hoje em dia, com o desenvolvimento da tecnologia, tem se selecionado em quase todas as esferas da vida dos seres humanos, a presença da internet [1] , aliás, tudo na vida do Homem está centralizado neste motor de busca. Entretanto, como estratégicas existentes no Mundo e no país em particular, incidem como suas nuances na tecnologia, ou seja, há mais investimentos em equipamentos tecnológicos, aplicativos, ferramentas de busca para sua operacionalização.

Apesar da grande evolução da internet, ainda que seja muito escassa adesão nas línguas locais, ou, a maior parte dos usuários da internet dever investir ao processo da aculturação linguística, ainda é muito escassa a interação nas línguas locais, ou, a maior parte dos usuários da internet devem ser investidas ao processo da aculturação linguística para as populações estrangeiras poderem interagir e obter , por outro lado, como as línguas locais são essenciais para a identidade de seres vivos e para a coexistência de outros grupos, Matsuuren por OPENSPACE (2008).

O presente estudo inserido na cadeira de Prática de Web no curso de Mestrado em Gestão de Mídias Digitais da Universidade Eduardo Mondlane, pretende abordar sobre o processo e estratégia para o desenvolvimento de um site, tendo como objeto de estudo a empresa Rádio Moçambique. Com efeito será descrito de forma teórica para um site criado especificamente para o Departamento das Emissões e Línguas Moçambicanas-DELIM, entidade que trabalha com as línguas na Rádio Moçambique. Com o site, serão divulgados na rádio e divulgados que são divulgados nas moças faladas no país e em particular nas Rádios Moçambique.

É apresentado neste estudo, uma estratégia de funcionamento do site, desde o seu funcionamento, conteúdos e formatos de interação para o maior alcance e divulgação de conteúdos nesta plataforma.

Problematização

A evolução da internet desde a sua origem, aproximando-se de um conjunto de dados para a internet como espaço para troca de correios eletrônicos, contudo, é preciso perceber que ela está na origem de todos os objetos e lugares da internet . das coisas [2] , que visa a conexão de objetos diversos com a internet, para além de que já existem telefones inteligentes, tablets e computadores.

Há que constatar o poder e a hegemonia das línguas estrangeiras, das colônias como espanholas, portuguesas, alemãs, francesas e inglesas tornaram-se as principais como plataformas digitais e da internet crescente deste modo a sua mundialização. Isto com as duas línguas mais localizadas, como o vistas como minoritárias, como é a priori das línguas russas, como é a priori como sendo chinesas que se encontram atualmente em caso de mídia que usam a internet, contrariando os receptores iniciais, marcados e a sua presença de forma notável nas plataformas digitais, através dos meios de comunicação de base tradicional (rádio, televisão e jornais), mas, principalmente, através das redes sociais.

Moçambique como outros países da África possui uma diversidade de línguas o que europeia a coexistência de muitas línguas africanas do grupo bantu com outras não africanas entre os condicionalismos e asiáticos. Dados do Recenseamento da População realizados em 2007 indicam que as línguas africanas do grupo bantu geral continuam a constituir o principal desidrato da população de Moçambique por serem línguas maternas de 80% de cidadãos de cinco anos de idade ou mais. (Ngunga, 2011)

O mesmo autor (idem) estima que cerca de quinze milhões de moçambicanos de 5 cinco ou mais anos de idade, cerca de 10,8% ,falam english como língua materna e 0,23% falam línguas estrangeiras que não são especificadas nos dados do INE ( www.ine.gov.mz).

Como consequência do domínio colonial português, o país adota o Português como língua oficial pretensamente por ser aquele que se configura como um estado mais desenvolvido e melhor equipado para cumprir as exigências de comunicação num estado que na altura da independência se ansiava construir. Contudo, em Moçambique existem 15.833.572 usuários de língua que não seja a portuguesa.

Com efeito, a individualização e a democratização da produção da comunicação que o meio digital, abrir uma possibilidade a largos setores sociais de se posicionarem no somente como alvo e consumidores das mensagens, mas também como produtores e fontes primárias de informação, debitando de forma como suas e saberes, usando seus próprios códigos de comunicação, o que tem ideias diretas ao crescimento e a realização da diversidade. É neste âmbito que as organizações locais têm acesso à informação maior espaço e visibilidade nas plataformas, principalmente, nas redes sociais, o que a concorrência para a revitalização das novas línguas e reforço, do à direita à liberdade, aprofundamento do exercício dos direitos e das redes sociais de expressão, promovendo-se assim os direitos humanos,

Face seguinte ao moçambicanas acima, coloca-se a questão como massificar o uso das línguas moçambicanas na internet?

Relevância

Social

Este site irá promover a construção de exercícios com vista a massificar os usuários da internet no pais a obter, conteúdos diversos e elaborados e orais para informações civis contribuirá para o uso das línguas moçambicanas (LM).

Cientifica

Este site serve como acervo á comunidade acadêmica para encontrar bibliografias e outras fontes como vídeos, imagens, textos para subsidiar como suas pesquisas.

Objetivos

Geral

Criar um website para o Departamento das Emissões nas Línguas Moçambicanas da RM;

Específicos
  • Descreve o funcionamento do site desde a sua criação,
  • Especificar a tipologia de conteúdo a ser distribuído nele;
  • Identifique plataformas e outras ferramentas para partilha de conteúdo do site.
Público-alvo
Todos os usuários da internet em qualquer parte do Mundo, que tem alguma afeição pelas línguas e bantu.
Critérios de inclusão do público-alvo:
  • Ser moçambicano;
  • Falante de uma das moçambicanas;
  • Pesquisador linguístico;
  • Que tenha acesso a internet;
  • Critérios de exclusão
  • Não falante das LM;
  • Não usuário da internet;

 

Site da DELIM

A DELIM, Direção de Emissões em Línguas Moçambicanas, é um setor pertencente a uma empresa de comunicação, Rádio Moçambique, criada em 02 de outubro de 1975, como organismo de Estado, ao abrigo do Decreto nº 18/94, de 16 de Junho, que transmita a sua transformação em Empresa Pública, dotada de autonomia, administrativa e patrimonial, ( https://www.rm.co.mz/sobre/ ).

A DELIM, esta virada a produção, realização, divulgação e monitoria de conteúdos nas línguas moçambicanas ao nível da RM em todo o país.

Disposição da Página

Moreno, (2012, p.17), sustenta que a provisão das páginas deve transmitir a informação fornecida com eficiência para conectar a comunicação ao usuário. Neste, o website da Delim, terá a sua disposição de informação relacionada com os núcleos relacionados com esta instituição, tendo em primeiro plano, contexto carmesim, que caracteriza a Rádio Moçambique, Acompanhada no canto esquerdo superior do logótipo da RM.

Na barra inferior preta. E a nela traduzida apresentada, o conhecimento da pirâmide em informação em cima e menos importante mais baixo. O fundo escuro mais informações e as últimas informações como serão definidas como informações brancas e como o fundo verde mais escuro e as últimas informações.

Página inicial

A página inicial, que verdade a cara do site vai espelhar o espírito da mesma, imagens trazendo informações mais relevantes, vídeos atrativos de notícias, resumos de textos sobre conteúdos fotografias com línguas moçambicanas. Aliás de acordo com Santinho (2002), uma página inicial deve facilitar o acesso a uma página para quem procura.

O designe da página inicial ou home do DELIM, procurara responder aos usuários do site, diversas perguntas como, onde estou e ou que faz este site. Por isso, estarão também descritos na página inicial dos objetivos da mesma, que consistem em divulgar os conteúdos nas línguas moçambicanas a partir de músicas, depoimentos, entrevistas, textos, vídeos, infografias, entre outros. Para além destes conteúdos, estará patente na página inicial e a informação relativa ao nome da empresa.

Assim sendo esta informação estará organizada da seguinte maneira: Sobre a DELIM, Serviços, Línguas e Agenda.

Sobre a Delim
  • Este menu tem como submenus, a apresentação da página ou seja, atividades em curso, horário de trabalho; guia do usuário; contatos de forma detalhada de cada emissor; informação sobre a localização no mapa; o acesso ao Facebook da Delim e da RM;
  • Divulgadas informações de história de forma detalhada sobre a empresa Radio Moçambique e de forma especifica a DELIM, concretamente a sua gênese, neste caso a necessidade da sua rádio bem como criação de DELIM, os propósitos e funcionalidades, sua missão, visão e valores.
  • Para além destas informações, irão apresentar-se frente a frente, pelo PCA, e de chefes, chefes por todo o país de formas específicas, pelo PCA, diretores, cada língua de dados que se especializam para os internos. e por fim, os locutores ligados ao processo de produção e realização de conteúdos nas línguas moçambicanas.
Página de serviços

Serão apresentadas nesta página todas as informações de forma muito detalhadamente sobre os e serviços que a DELIM apresenta e tem ao mercado que ocorrem na região, pela divulgação de textos escritos nas línguas tradicionais em diversas línguas faladas no pais e na música, vídeosbicanas de fotografias e entrevistas e reportagens impressas em vídeo e em diversas línguas faladas em pais sobre diversos objetos e momentos em diversas partes de forma detalhada e com os seus respectivos textos. Todos os conteúdos publicados e são acompanhados por um texto cativar os internautas.

Línguas

Toda informação (textos, infografias, imagens, vídeos, áudios) nas línguas moçambicanas de forma descriminada, nas línguas xichangana, xitswa, ronga, cicope, gitonga, cisena, cindau, cibalke, ciute, cimanyika, cishona, echuabo, elomwe, cinyungue, cinyanja, shimakonde e ciyao.

Agenda

Por ser uma página relacionada a uma instituição, a Rádio será necessária para os internautas que muitos deles ouvintes ouviram sobre as atividades em curso, desde público na rádio nas. Para além das empresas, serão divulgadas agendas culturais em cada emissor relacionado com a cultura.

Navegação

Durante a navegação no website, estará sempre presente no canto superior direito a opção de pesquisa/procura navegação suplementar). Em relação ao fato de conseguir pesquisar através do motor de busca, os consultados referem-se a que é importante obter os resultados rápidos às suas pesquisas de forma. Este sistema de navegação será uma forma para fazer um contato entre o site e a informação disponível disponibilizando os tempos úteis a informação.

Uso de redes sociais

O Mundo atual é das redes, lugar onde muitas pessoas se informam, veem imagens da família e amigos, interagem, conversas e assuntos políticos, sociais, religiosos, e o dia-a-dia dos ídolos, necessidade de investir nestes ídolos lugar onde existem diversos nichos, desde Facebook, Instagram, LinkedIn entre outros.

Cada rede social como suas especificidades, formatos públicos e linguagens para garantir diversas possibilidades e na atuação e por marcas, é preciso escolher bem como plataformas e redes sociais para o alcance dos objetivos planejados. ( https://rockcontent.com/br/blog/marketing-nas-redes-sociais ).

Para este efeito, o website da Deli usea as seguintes redes sociais a destacar:

 Facebook

Esta continua sendo a rede social mais usada do Mundo, com cerca de 2,7 bilhões de usuários ( https://wearesocial.com/blog/2020/01/digital-2020/ ), que mensalmente que se encontram ativos e por isso, tem um potencial muito alto de alcance de internautas. Por isso, o site da Delim, usará esta rede social por uma plataforma de negócios que seja de recurso, podendo compartilhar os eventos programados e existentes no site como de planejamento ao vivo e também receber mensagens dos usuários.

Ao oferecer-se-á plataforma para mostrar o seu potencial na medida em que serão utilizados conteúdos através de anúncios do Facebook Ads, para incrementar a publicidade utilizando diversos recursos para a campanha dos conteúdos do website.

Instagram

Sendo uma rede social da família Facebook, acompanha o sucesso da rede mencionada anteriormente. Atualmente tem sido muito popular com mais de um bilhão de usuários ativos mensalmente. Com o desuso do Facebook muitos jovens tendem a migrar para esta rede social.

Por uma rede social que serve apenas para publicar fotos dos grandes acontecimentos, esta ferramenta tem ganhado várias outras ferramentas que impulsionam a promoção de vídeos, histórias, lives, que ajudam a promover sites de marketing de marcas e. Por isso, a Delim, irá utilizar esta ferramenta para fazer eco dos seus serviços e produtos através da partilha do site.

YouTube

Sendo uma das redes sociais maus utilizadas na atualidade com dois bilhões de usuários no Mundo, e com o vídeo como principal produto, esta cada dia mais poderoso por causa do engajamento e populoso pela imagem.

A ser assim, a Delim, vídeos de depoimentos, testemunhos, músicas nas línguas moçambicanas, será utilizado esta ferramenta uma divulgação de vidas de pequenos e pequenos ao website cupulados.

Conclusão

Feito o projeto, pode se constatar que hoje em dia maior parte da população no Mundo e no pais em particular são é utente da internet o que justifica a deste website, aliás, por falta de tempo para ouvir rádio contínuo, o website para além de ser um lugar de arquivo pode funcionar como um canal onde os usuários podem escolher diversos conteúdos de acordo com sua e preferência linguística.

O website pode funcionar como várias vezes de aprimoramento das línguas (um instrumento/instrumentos/deliciosos tradicionais como as mães e maneiras de melhorar a sua valorização;

Foi constatado que este site poderá ser imortalizado através da existência de lugar com informação escrita e credível uma vez que muitas vezes estão extinguindo-se por falta de acompanhamento digital. Neste site, haverá uma lista com sua futura informação.

O website poderá trazer o outro lado dos profissionais das línguas moçambicanas muitos conhecidos por serem apenas falantes nas rádios. O website foi anunciado como imagens e o perfil permitido deste.

 

 

Bibliografia

Correia, S.d. (2018). Projeto de conceito e estrutura de um site. Rio de Janeiro.

Coelho, P. (2007). Como Criar Páginas Web Depressa e Bem. Lisboa. FCA-Editora de Informática;

Moreno, CA (2012). Concepção e Implementação de um Website de uma Associação Sindical. Porto.

Ngunga, A. (2011). Práticas linguísticas em Moçambique:. Maputo.

Pegoraro, R. (2018). PLATAFORMA DE DESENVOLVIMENTO DE WEBSITES. Lajeado.

Kotler, P., 2000. Administração de Marketing. 10º ed. São Paulo: Prentice Hall

https://rockcontent.com/br/blog/marketing-nas-redes-sociais [acessado no dia 12 de fevereiro de 2022]

https://wearesocial.com/blog/2020/01/digital-2020/ (acessado no dia 18 de fevereiro de 2022).

site acessível e inclusivo. [Online] Disponível em: https://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/view/1438/pdf_24 [Acedido em 14 de Fevereiro 2022].

https://www.rm.co.mz/sobre/ [acessado no dia 12 de fevereiro de 2022].

 

[1] O conjunto de recursos, computadores e recursos de Internet é um equipamento de conexão. Catro (2021, p. 5).

 

[2] A internet das coisas faz a dos sistemas automatizados para a informação em tempo real para analisar as ações e os mecanismos de respostas de acordo com a necessidade. ( https://rockcontent.com/br/blog/internet-das-coisas ).

 

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