ESTRATÉGIA PARA DESENVOLVIMENTO DO WEBSITE DA ORQUESTRA DA ECA/UEM

Escola de Comunicação e Artes
Mestrado em Gestão de Media Digitais
Módulo: Práticas de Web

ESTRATÉGIA PARA DESENVOLVIMENTO DUM WEBSITE DA ORQUESTRA DA ECA/UEM

Discente: Marta Violeta da Clara Jossefane Massango
Docente: Prof. Dr. Luís Neves Cabral Domingos

MAPUTO, FEVEREIRO DE 2022

Índice
I. Introdução 3
1.1 Objectivo geral 3
1.2 Objectivos específicos 3
1.3 Delimitação do trabalho e justificativa 3
1.4 Grupo Alvo 4
II. Estratégias para desenvolvimento dum Website 4
2.1 Ferramentas para criação de um website 5
III. Visão geral da criação de um website da Orquestra da Eca 6
3.1 Funcionalidades básicas do site da UEMÚSICA 6
3.2 Visão geral do sistema 8
3.3 Ferramentas, Tecnologias e Padrões utilizados 8
3.4 Protótipo do sistema 9
IV. Gestão de redes sociais 11
V. Conclusão 12
Referência bibliográfica 13

I.INTRODUÇÃO
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) vêm sendo usadas por diversas instituições, não só para a facilidade nos processos de decisão, por apresentarem de forma rápida diversos produtos ou serviços, mas também para criar, tratar, armazenar e transferir informações entre seus sectores ou para seus clientes. Portanto, este processo é feito através da internet.
A internet actualmente faz parte do quotidiano e a maior parte das empresas ou pessoas tem recorrido a ela para a divulgação de conteúdos ou informação através das redes sociais ou plataformas digitais. Actualmente, a internet é usada para o comércio, isto é, através da internet podemos vender ou comprar produtos vindo de qualquer lado do mundo.
A internet possibilitou também o surgimento de site, e este, por sua vez trouxe grande evolução de design e também de programação, permitindo que se assistam vídeos e observem imagens.
Entretanto, até 1990, a internet continuava a ser uma rede restrita à comunidade académica e às agências governamentais, mas o desenvolvimento de Word Wide Web e a criação de browser, o navegador vieram modificar essa concepção. Os websites funcionam como vitrinas expondo o que se tem para oferecer e esta exposição é feita de tal forma que venha a atrair o cliente. Portanto, os websites proporcionam a visibilidade do produto e serviço.
1.1 Objectivo geral
• Criar um website para Orquestra da Eca
1.2 Objectivos específicos
• Identificar as ferramentas para a criação de um website;
• Descrever as funcionalidades de um website;
• Mostrar a importância da gestão de redes sociais para a divulgação de produtos ou serviços.
1.3 Delimitação do trabalho e justificativa
O presente trabalho circunscreve-se no desenvolvimento de uma estratégia para a criação dum website da Orquestra da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM). A Orquestra da ECA/UEM existe há mais ou menos 13 anos e até então não tem um website para a divulgação dos conteúdos que tem produzido. A maior parte das pessoas que tem o conhecimento da sua existência égraças as actividades que esta tem feito com algumas instituições governamentais e não governamentais e a singulares, ou é através dos concertos que tem realizado anualmente, geralmente nos espaços da UEM. É importante referir que, existem também poucas divulgações que são feitas a título individual pelos membros da Orquestra e pelos seus seguidores através das redes sociais. A maior parte das solicitações que a Orquestra tem recebido para actuar ou para apresentações em alguns eventos fora da Universidade é feita através de conhecidos que tem o número da Directora da Orquestra ou algum número de um membro da Orquestra. Muitos clientes lamentam o facto de pouca divulgação da existência da Orquestra. Ao nível da Universidade Eduardo Mondlane, encontramos funcionários e estudantes que mostram claramente que desconhecem da existência da Orquestra dentro da Universidade. a criação de website para a Orquestra da Eca poderá garantir credibilidade, aumento da visibilidade e da marca e através desta o mundo poderá conhecer os serviços e produtos que esta oferece.
1.4 Grupo Alvo
Este Website servirá para todas as pessoas interessadas em ter informações sobre a Orquestra independentemente da sua faixa etária; para os músicos que gostariam de realizar concertos com a Orquestra da Eca; para aqueles que gostariam de se inscrever para ter aulas de música na Escola de Comunicação e Artes; e também para aqueles que gostam de acompanhar as actividades da Orquestra em Moçambique e além fronteiras.

II. Estratégias para desenvolvimento dum Website
De acordo com Santos, et al (sd), o Website é definido como uma colecção de páginas Web e dentro das páginas web podem existir diversos conteúdos apresentados em diferentes formatos como texto, imagem, vídeo e som.
A estratégia para a criação do website da Orquestra da Eca estará baseada no uso das redes sócias tais como facebook, instagram e youtube por ser as mais usadas a nível mundial e particularmente pela maioria dos Moçambicanos. Poderá se criar um blog ou site corporativo para estabelecer um contacto directo com os seguidores e potenciais consumidores. De acordo com The Social Media Family (2019), “o site é um excelente veiculo para gerar conteúdo, fomentar lealdade e atingir seu público por meio de iniciativas como e-mail marketing”. Para o autor supracitado, para criar um website é necessário ter em consideração os seguintes aspectos:
• Escolha de um demónio fácil de lembrar e relacionado ao seu projecto.
• Migração dos conteúdos para outro CMS.
• Aprenda sobre um pouco sobre o SEO antes de escrever os textos que irá usar.
• Escolha um template com um design atraente e com várias opções de configuração.
• Escolha uma ferramenta de e-mail marketing com recursos avançados.
• Use um design responsável para evitar problemas com dispositivos móveis.

2.1 Ferramentas para criação de um website
De acordo com The Social Media Family (2019), existem algumas ferramentas que podem ser usadas para criar um website:
 googlemybusiness.com – plataforma responsável pela visibilidade do seu perfil empresarial.
 blogger.com – este é um serviço gratuito da Web design e pode acessa-lo em qualquer computador e trabalha com os recursos de template personalizáveis com três opções: cabeçalho, conteúdo e rodapé.
 wix.com – esta é uma plataforma que oferece planos gratuitos e pagos, com opções para qualquer tipo de projecto. Através desta plataforma pode-se adicionar animações, configurar uma loja virtual e trabalhar com App Market. o seu editor é drag e drop e é nito fácil de usar.
 wordpress – é um gestor de conteúdo CMS mais usado, wordpress.com é principal alternativa a outras plataformas similares como o Drupal e Joomla que não tem uma interface amigável. WordPress é uma ferramenta popular que incorpora uma plataforma intuitiva e oferece vários templates e widgets. As suas opções de personalização são ilimitadas, graças à instalação de plugins.
 weebly – especializado em criação de sites gratuitos e pagos.
Para Concepção de Websites (sd), a criação de um website deve passar por um conjunto de etapas como:
• Como estabelecer os seus objectivos;
• Reflectir sobre a audiência;
• Listar as características pretendidas para o site – esta etapa está relacionada a produção de conteúdos. Segundo o manual de Concepção de WEBSITEs (sd), o website deve ser efectuado a partir de um tema previamente definido e depois decompô-lo nos diversos conteúdos do site. Esta decomposição deve reflectir a categorização dos conteúdos do site, isto é, toda a estrutura lógica dos conteúdos, organizados em diferentes categorias e subcategorias. Os conteúdos apresentados numa página Web devem ser orientados aos utilizadores que constituem o público-alvo a atingir. Os conteúdos devem ser apresentados de forma simples e directa.
• Desenhar o esquema de navegação;
• Definir as estruturas das páginas, etc.

III. Visão geral da criação de um website da Orquestra da Eca
A seguir apresentam se alguns elementos básicos para a confecção e manutenção de um website (sistema informático) que visa gerir as actividades da Orquestra UEMÚSICA.
Osistema, para além de ilustrar as actividades da orquestra (eventos, apresentações, aulas…) pretende automatizar os processos de matrícula e pagamento por parte dos alunos.
Podem também serexibidosrelatóriossemanais, mensais, trimestrais, semestrais, ou outros períodos, do estado das inscrições, dos cursos, dos pagamentos, dependendo do privilégio do utilizador no sistema.
3.1 Funcionalidades básicas do site da Orquestra UEMÚSICA
De forma sumária, este sistema deve ter as principais funcionalidades
• Visualizar os serviços prestados pela Orquestra
• Apresentar uma galeria de fotos, organizadas por eventos
• Possibilitar o envio de e-mail por parte dos utilizadores finais
• Permitir que os visitantes do website possam se subscrever para receber automaticamente qualquer novidade
• Efectuar a inscrição dos alunos
• Efectuar pagamento da inscrição e das mensalidades
• Gerarrelatóriosegráficossobre os alunos, os cursos e os pagamentos.
• Notícias e Novidades da Orquestra
• Número de telefone e fax;
• Enderenço físico e eletrónico (e-mail e site)
• Informações sobreas instalações físicas.
De acordo com Santos, et al (sd), o sistema de site deve ter as principais funcionalidades:
Função informacional – nome da instituição, noticias e novidade da instituição, equipe, histórico, evento, número de telefone e fax, endereço físico e electrónico, estatísticas, informações sobre as instalações físicas, etc.
Função promocional: serão apresentadas as ferramentas promocionais da internet tais como: logotipo da instituição e da Orquestra, banner da Orquestra e alguns vídeos da Orquestra.
Função instrucional: informação de como usar os serviços oferecidos pela Orquestra, como é o caso das inscrições para as aulas.
Função referencial: links para acesso a vídeos, aulas ou concertos nas redes sociais.
Função de pesquisa. De acordo com (AMARAL e GUIMARAES, 2002) apud Santos, et al (sd) refere-se aos serviços e produtos oferecidos online. Esta função permite no web site atender os usuários remotamente, interagindo-se com os serviços oferecidos.
Função de comunicação: tem a finalidade de interagir com os usuários. Elaboram-se alguns mecanismos que permitem coletar opinião/satisfação dos usuários e também a interatividade se estende para alguns serviços como solicitação da atuação da Orquestra e aulas.
3.2 Visão geral do sistema
O site da Orquestra UEMÚSICA terá 3 módulos:
• Visualização de serviços ou produtos
• Inscrições
• Pagamentos

3.3 Ferramentas, Tecnologias e Padrões utilizados
Para modelação e a implementação do Website proposto, serão utilizadas diversas ferramentas e tecnologias e adoptados diversos padrões, como se ilustra a seguir. Tomaremos como base as ferramentas citadas pelo Ferrari (2007) e Silva e Videira (2001).
Ferramenta / Tecnologia / Padrão Descrição Finalidade
UML (Unified Modeling Language) Linguagem de Modelação Unificada Linguagem de Modelação Permite analisar, através de diagramas, as funcionalidades do sistema (website) bem como os actores que com ele irão interagir.
Visual Studio Code Ambiente Integrado de Desenvolvimento (mais conhecido em inglês por IDE – Integrated Development Environment) Como o nome indica, é um ambiente que permite a programação do sistema com várias funcionalidades e vários plugins integrados.
MySQL É um Sistema de Gestão de Banco de Dados (SGBD) Permite a criação e gestão de Banco de Dados
PHP Linguagem de Programação Desenvolvimento do sistema
Laravel Framework para desenvolvimento de sistemas Web na linguagem PHP Facilita a programação devido a sua maior abstracção (em relação à linguagem PHP pura), e pela sua expressiva e elegante sintaxe.
Git e Git-hub Controlo de Versões Para o controle de versionamento do sistema
Arquitectura MVC Padrão que permite a divisão do sistema em 3 camadas: Modelo, Visualização e Controladora Permite a separação lógica da apresentação, do negócio e do acesso a dados

Protótipo do sistema
A seguir, apresentamos em protótipo não funcional, duas telas, das outras que o site poderá ter.

IV. Gestão de redes sociais
De acordo com o Manual de Gestão de Mídias Sociais (2018), as Mídias sociais que também são denominadas redes sociais quando são usadas de forma adequada e em sintonia com os objectivos traçados podem contribuir para consolidar o seu relacionamento com os públicos estratégicos. As redes sociais, pela sua rapidez na divulgação de informação podem ser aliados a página web, pois através delas podemos aumentar a visibilidade da empresa (Orquestra da Eca) junto aos usuários destes ambientes virtuais. Na perspectiva deste manual, as redes sociais exigem menos investimento e possuem amplo alcance e permitem também a avaliação permanente dos objectivos que fundamentam a sua utilização. Para a página Web da Orquestra da Eca pretende se usar o Facebook, Instagram, YouTube por serem redes sociais que possuem maior número de usuários e podem funcionar de forma integrada e também são usadas pela maioria dos moçambicanos.
De acordo com o Manual supracitado, para a gestão de redes sociais deve se seguir as seguintes orientações:
• Busque sempre uma constância de publicações. Não se pode criar uma página ou perfil e não alimentá-los.
• Use uma linguagem e envolvente, que se aproxime do usuário e convide-o à interação.
• Usar hashtags (#) é uma forma interessante de organizar conteúdos com o mesmo tema, mas evite exageros.
• Conheça e use todas as ferramentas que a media social te oferece: emoticons, figurinhas, sentimentos, etc.
• Evite escrever em caixa alta (capslock) nas legendas ou comentários. Em vez de chamar atenção, isso dá a impressão de esta gritando.
• Não é necessário usar fotografias e artes ultraprofissionais, mas atente para critérios como nitidez e poluição visual.
• Não use imagens feitas para os outros meios (cartazes, folders, etc).
• Não é necessário usar ou produzir vídeos ultraprofissionais, mas atente-se para critérios como nitidez, estabilidade e qualidade de áudio.
• Procure responder todos os questionamentos dos usuários, comentários positivos também merecem também no mínimo uma curtida.
• Lembre que você enquanto instituição faz parte da rede. Curta, compartilhe e comente conteúdos de outros usuários.
• Saiba o que falam sobre você. O monitoramento nas redes sociais é importante para avaliar como a instituição e as suas ações são vista pelo público de cada mídia. As informações obtidas podem ser uma ótima fonte para avaliação e melhoria dos serviços oferecidos pelos Ifes. Existem sites gratuitos que auxiliam nesta tarefa, sugestões: buzzzmonitor.com.br, seekr.com.br e hootsuite.com.
• Para o nome das páginas ou perfis do campi do Ifes, use a seguinte forma, conforme exemplo: Ifes- Campus Montanha.
• Para o nome de usuários, use a seguinte forma, conforme exemplo: @ifesmontanha.

V. Conclusão
Neste era em que a internet passou a fazer parte do nosso quotidiano, é importante que as empresas desenvolvam os seus negócios abraçando a internet através da criação de website. A presença da sua empresa na internet pode trazer vantagens como por exemplo a melhoria da imagem da empresa, credibilidade, aumento da visibilidade e da marca, melhora os serviços do cliente, expansão para outros mercados, acessibilidade a qualquer momento, possibilidade de transacções online. Ao criar um website é possível importante que estabeleça objectivos e tenha foco para que os seus objectivos sejam alcançados. O website deve causar uma boa impressão ao seu usuário, portanto, deve produzir um bom conteúdo e ter também uma boa aparência visual.

Referência bibliográfica
FERRARI, Fabrício Augusto. Crie Banco de dados em MySQL. 2007
Manual de Gestão de Mídias sociais. Instituto Fideral, Espírito Santo. 2018. Disponível em: « https://www.ifes.edu.br » Acesso em: 13 de Fevereiro de 2022
SANTOS, et al. Web sites o espaço virtual para a organização da informação nas bibliotecas. Sd. Disponível em: « https://www.bu.ufmg.br ». Acesso em: 13 de Fevereiro de 2022
SILVA, Alberto Manuel Rodriques e VIDEIRA, Carlos Alberto Escaleira. UML, Metodologia e Ferramentas CASE. CENTROALTLANTICO. Edições Centro Atlântico. Portugal. 2001
The Social Media Family. 5 Ferramentas gratuitas para criar um site sem precisar programar. 2019. Disponível em: « https://blog.mailrelay.com » Acesso em: 12 de Fevereiro de 2022
Unidade 4 – Concepção de WEBSITES. Disponível em: «https://www.marcosoares.com » Acesso em: 12 de Fevereiro de 2022.

Leave a Reply