Estratégia para divulgação de ocorrências históricas em Moçambique e no mundo: Uma proposta de revista online Factos da História

  1. Introdução

O mundo vive um contexto de pós-modernidade em que a abundância da informação é, certamente, inegável. Com o desenvolvimento da internet, assiste-se uma evolução rápida de órgãos de informação pelo mundo inteiro, e em particular em Moçambique. Apesar deste desenvolvimento observado, são poucas as empresas de comunicação que buscam a especialização na divulgação da informação. Maior parte dos websites virados à difusão da informação, caracterizam-se como generalistas.

Este trabalho, trata-se de uma proposta de um blog especializado em  contar factos históricos nacionais e do mundo. O trabalho propõe uma página que traz a informação de maneira criativa, explorando as potencialidades oferecidas pela internet, a multimidialidade, hipertextualidade, interactividade, personalização da informação, entre várias estratégias.

São também trazidas, no trabalho, diversas estratégias fundamentais que dizem respeito à arquitectura de informação no meio cibernético e o uso das redes sociais da internet para maior desempenho na divulgação da informação relevante para a sociedade.

Importa referir que este trabalho é inspirado num programa diário da Rádio Moçambique, Uma data na história, que apresenta a cada dia os principais factos históricos ocorridos por volta do mundo.

 

  1. OBJETIVOS
    • Objetivo Geral

O objetivo geral é estabelecer as diretrizes do desenvolvimento de uma proposta de produção de uma revista online, direcionada ao público diverso que goste se informar sobre a história do país e do mundo.

  • Objetivos específicos
  • Elaborar linha editorial e gráfica do que ajude a construir uma identidade visual junto do público-alvo;
  • Propor conteúdos relevantes que possam interessar e capitalizar a atenção dos internautas;
  • Propor a estrutura e forma gráfica do Website com base nos conceitos de design;
  • Propor a plataforma a usar para a criação do website e apresentar suas vantagens.

 

  1. Justificativa

Como forma de colocar em prática os conhecimentos obtidos durante a leccionação do módulo práticas de Web, do curso de Mestrado em Gestão de Media Digitais, surgiu o interesse de propor um projecto de uma revista web.

No que diz respeito à abordagem do trabalho, importa referir que deriva da observação feita no seio dos órgãos de comunicação e de vários websites informativos existentes, uma fraca especialização de conteúdos. Num mundo global onde todos têm acesso à toda informação, vindo de todo o canto, em que cada qual elege suas prioridades com base não só em escolhas individuais, mas muitas vezes até individualistas, os profissionais de comunicação podem ter seu papel de coesão social.

De acordo com Abiahy (2000), hoje, a especialização está relacionada à lógica econômica que busca a segmentação do mercado como uma estratégia de atingir os grupos que se encontram tão dissociados entre si. Muito além de ser uma ferramenta mais eficaz de lucro para os conglomerados midiáticos, a informação disponibilizada de forma especializada de forma especializada é uma resposta a essa demanda por informações direcionadas que caracteriza a formação das audiências específicas.

Assim sendo, pretende-se oferecer ao publico que se interessa pela história, uma plataforma única, onde possam buscar informação de forma clara, objectiva e ao mesmo tempo descontraída.

Do ponto de vista social, esta plataforma será importante na medida em que vai contribuir para a elevação da consciência cidadã. Através dos relatos dos acontecimentos históricos diários que serão feitos, os cidadãos poderão obter mais informação sobre a os acontecimentos político-sociais e até culturais, permitindo assim melhor interpretação das dinâmicas socias.

Do ponto de vista acadêmico, pensamos que essa pode ser uma plataforma de consulta de informação relevante, no processo de formação dos vários estudantes das ciências sociais.

 

 

4.     Objecto do projecto

 

Factos da História

O trabalho que aqui é apresentado, propõe um produto mediático, uma revista web que está voltada para o relato da história política, económica, social e cultural de moçambique, bem como do mundo.  Os relatos serão feitos através de textos, áudios, fotografias e vídeos explorando, desta forma, as potencialidades oferecidas pela internet.  O nome da revista “Factos da História”, sugere alguma redundância, pois o termo facto faz referência àquilo que acontece, à acção, à circunstância ou ao assunto de que se trata,[1] e história, apesar de ser uma ciência que estuda o passado para melhor interpretar o presente, uma história é entendida como narração, um relato ou a exposição de acontecimentos. Neste caso “história” significaria, “factos do passado”. [2]

 

Público-alvo

Esta proposta é definida para abranger diversos nichos sociais tais como: Comunidade acadêmica, políticos e público em geral que se interesse pela história social. Do ponto de vista etário, o nosso objectivo é atingir adolescentes, jovens e adultos.

 

 

 

Revista

Uma revista, pode ser definida como, publicação periódica de formato e temáticas variadas que se difere do jornal pelo tratamento visual e pelo tratamento textual. Este veículo de massa situa-se entre o livro e o jornal.

De acordo com Benetti (2013), a revista é uma materialidade com características singulares, subordinada a interesses econômico e institucionais. É durável e colecionável, apresentando-se como um repositório diversificado de temas da atualidade.

Uma das características da revista é que permite o exercício de diferentes estilos de texto, e apresenta a possibilidade de usar uma linguagem menos formal e, Destina-se a públicos específicos, podendo assim buscar o aprofundamento de assuntos de interesse deste mesmo público.

Com a evolução das tecnologias de Informação e comunicação, as revistas acompanharam a dinâmica de outras publicações impressas como o jornal, migrando para a internet. Hoje já é possível percorrer pela internet e encontrar o que muitos autores denominam revista electrónica ou online.

 

  • Projecto Editorial e Gráfico da Revista Factos da História

De acordo com Mello e Machado (2014), tradicionalmente, quando se pensa numa revista, leva-se em conta as definições do projecto gráfico, leva-se em conta algumas questões como tipografias, cores, capas, número de páginas, entre outros aspectos. Entretanto, numa revista digital, há definições específicas que devem ser feitas, relacionadas aos elementos exclusivos da revista enquanto meio digital.

A revista tem a sua base principal, a plataforma WordPress.  Uma plataforma semântica de vanguarda para publicação pessoal, com foco na estética, nos padrões Web e na usabilidade. Ao mesmo tempo, pode ser entendido como um software livre e gratuito usado para a divulgação da informação por via da internet. [3]

A opção pelo WordPress, justifica-se pelo facto de a atender pessoas que não tenham experiência em linguagem de programação, e mesmo assim se tornam capazes de administrar um site ou blog adicionando ou removendo qualquer tipo de informação na web.[4] O WordPress possui algumas vantagens como:

  • Painel lateral bem intuitivo e fácil de utilizar.
  • Templates prontos onde diminui o custo do projeto.
  • Facilidade de publicar artigos, adicionar categorias enfim desenvolver qualquer tipo de conteúdo.
  • Possui um design responsivo, ou seja, existe a possibilidade de alterá-lo usando o notebook ou celular.
  • Possui diversos plugins que facilitam a vida do usuário.
  • Possui vários temas para todos os gostos, e oferece a possibilidade de configurar o de acordo com o público-alvo.

 

  • Aparência visual

No Website prevê as seguintes seções e seus respectivos objetivos:

  1. Home Page: página principal do site contendo menu para as outras seções e informações pertinentes ao site como um todo;
  2. Quem Somos: página destinada às informações sobre a revista;
  3. Categoria: a página terá subpáginas com links para acesso à história de Moçambique, Áfica, Europa, América e Ásia.
  4. Contacto: página a qual conterá e-mails, fone, endereço e formulário para contato;
  5. Vídeos: Será uma página que terá comunicação com Youtube, onde o usuário poderá encontrar todos os vídeos.
  6. Fotografias Históricas: é um campo onde o usuário vai clicar e encontrar diversas imagens fotográficas, ilustrando lugares, objectos e personalidades históricas. Ao clicar na imagem, deverá aparecer uma breve descrição por baixo.
  7. Contactos: é uma página onde o usuário poderá ter todos os contactos da equipe gestora da Revista.

Será importante que o Website tenha cores vivas e convidativas de forma a chamar maior atenção ao público. A organização de conteúdo é um dos princípios que será observado, de forma a trazer melhor harmonia visual, tal como recomenda Santo (2014) ao definir os conceitos como legibilidade, contraste e alinhamento, como importantes para o planeamento visual.

  • Aparência do texto ou tipografia

Os textos serão compostos por título, resumo e corpo.  O texto deve ser escrito com a tipografia Open Sans tamanho 11. Para permitir maior facilidade de leitura ao público.  O título deverá ser em negrito e com o tamanho maior que o texto normal. O resumo, deve se apresentar em itálico.

 

 

  • Navegabilidade e recursos Multimedia

De acordo com Martins e Palácios, os recursos multimídia, apresentam-se como ferramentas indicadoras para a avaliação da qualidade de um Website. Segundo, os autores, juntam-se à multimidialidade, a hipertextualidade, a ubiquidade, interactividade e a memória.

  • Multimidialidade

de acordo com Reges (2010), a palavra Multimidialidade , remete ao uso de distintas medias como forma de promover uma mesma informação. Seguindo a tendência de leitura não-linear da informação obtida pela Internet, os recursos de áudio, vídeo e imagens compõe o que convencionou chamar-se de multimídia. Assim, a revista Factos da História, deverá conter todos esses recursos ao longo dos seus textos, de forma a enriquecer a informação disponibilizada.

  • Hipertextualidade

O hipertexto seria é um sistema intertextual, enfatizando uma intertextualidade que ficaria limitada nos textos em livros. Este liga o texto ou o conteúdo que está a ser consumido à outros conteúdos através de um clique possibilitado por um link.  (Reges, 2010)

  • Ubiquidade

Provem da onipresença ou omnipresença. O que nos remete à capacidade de estar em todos os lugares ao mesmo tempo. De acordo com PAVLIK (2014), citado por Paulo e Nishiyama (2015), no contexto da media, ubiquidade implica que qualquer um, em qualquer lugar, tem acesso potencial a uma rede de comunicação interativa em tempo real.  O Website deverá ser acessível para maior parte das pessoas. Assim, iremos instalar um plug in que permitirá a tradução dos textos em diversas línguas, a destacar: inglês, Francês e Espanhol.

  • Interactividade

Permite que o leitor ou usuário sinta-se parte do processo de produção da informação. Isso acontece de diversas maneiras: pela troca de e-mails entre leitores e os produtores da informação, através da disponibilização da opinião dos leitores, como é feito em sites que abrigam fóruns de discussões, através de chats.

A Revista Factos da História possuirá no fim de cada texto ou abaixo de um vídeo, um campo de interação entre os usuários e os gestores da página Web. Haverá, um campo geral para sugestões e dúvidas sobre matérias publicadas vinculadas na página. Haverá, no Website, a opção de partilha de conteúdo para diversas plataformas das redes sociais online.  Para permitir maior personalização do conteúdo, os usuários poderão ter a opção de se subscrever para passarem a receber as informações que mais lhes interessar, de acordo com as intenções de cada um.

  • Redes sociais Online

Para além dessa plataforma, pensa-se que é ideal o uso de outros meios. As redes sociais online.  De acordo com o site DATAPORTAL[5], o Facebook é a rede social online com mais utilizadores no mundo, e em Moçambique.  No top 3 das redes sociais onlines mais utilizadas encontram-se: o Facebook , o Youtube, e o WhatsApp.

Fonte: Dataportal

Assim sendo, a escolha das redes sociais online é baseada nas evidências científicas que reportam a abrangência e a potencialidade de cada uma delas.

  1. Facebook

Com o Facebook, o objectivo é massificar a publicação dos conteúdos divulgados no website. Por este canal, vai se publicar pequenas chamadas e introdução dos conteúdos publicados no website, de forma a atrair o público a navegar pela revista. No fim do texto do Facebook, será disponibilizado o link do material completo, no website.. Será usada a mesma plataforma para mostras as informações dos bastidores, as ocorrências por de trás da produção da informação, através de fotografias e vídeos acompanhadas por textos curtos.

  1. Youtube

O Youtube é uma plataforma desenvolvida para vídeos. Assim, sendo usaremos para servir de repositório dos vídeos que serão produzidos sobre factos históricos, e através do Facebook, vamos disponibilizar os links dos vídeos.

  • Whatsapp

É vista como uma das redes sociais que permite a personalização dos conteúdos. Por este motivo, vamos usá-la como meio de publicação de resumos das informações, com links que dão o acesso à página web, bem como página de Youtube da revista Factos da história. Para tal, criaremos uma comunidade de seguidores da revista Factos da História através de um grupo de WhatsApp.

 

Referências bibliográficas

Benetti, Marcia (2013). Revista e jornalismo: conceitos e particularidades. Disponível em:

https://www.researchgate.net/publication/338338570_Revista_e_jornalismo_conceitos_e_particularidades. Acesso: 17.02.2022

Santo, Rui (2014). Princípios básicos de Design de comunicação para Não Designers: Princípios da composição Visual.

Mello, Bruno & Machado, Luis (2014). Revista Digital Interactiva LAPPE: Projecto Experimental de Graduação.

Martins, Elaide & Palácios, Marcos (2016). Ferramentas Para análise de Qualidade no Ciberjornalismo. Labcom Books.

Marcos Palacios, Marcos (2003). Jornalismo Online, Informação e Memória: Apontamentos para debate.

Disponível em: https://www.facom.ufba.br/jol/pdf/2002_palacios_informacaomemoria.pdf

Acesso: 18.02.2022.

 

[1] https://conceito.de/facto

[2] https://conceito.de/?s=Hist%C3%B3ria

[3] https://aquilasweb.com.br/wp-content/uploads/2017/07/Guia-Wordpress.pdf

[4] https://www.gearseo.com.br/wp-content/uploads/2014/05/como-preparar-blog-wordpress.pdf

 

[5] https://datareportal.com/social-media-users

Milton João Langa

Licenciado em Jornalismo e Estudante de Mestrado em Gestão de Media Digital pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane

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