ESTRATÉGIAS PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM BLOG EDUCACIONAL PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: CASO DO INSTITUTO MÉDIO DE CIÊNCIAS DOCUMENTAIS (CIDOC)

 

 

 

Escola de Comunicação e Artes

Mestrado em Gestão dos Medias Digitais

Módulo: Práticas da Web

 

TEMA: ESTRATÉGIAS PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM BLOG EDUCACIONAL PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: CASO DO INSTITUTOMÉDIO DE CIÊNCIASDOCUMENTAIS (CIDOC)

 

Docente: Prof. Doutor Luís Neves

 

 

Maputo, Fevereiro de 2022

 

 

Sumário

INTRODUÇÃO.. 1

PROBLEMATIZAÇÃO.. 2

Objectivo geral: 3

Objetivos específicos. 3

JUSTIFICATIVA.. 3

O WORDPRESS E O BLOG – NOVAS PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS. 4

Passos para a instalação do WordPress e Blogs. 6

Factores tendentes á escolha do WordPress: 6

Passos para a criação do Blog. 6

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES. 7

CONSIDERAÇÕES FINAIS. 8

BIBLIOGRAFIA.. 9

 

 

               

 

INTRODUÇÃO

Este trabalho propõe a criação e uso do Blog educativo no CIDOC. Considerada uma forma de mediação do conhecimento entre aluno e professor, os Blogs educacionais têm permitido maior interacção e possibilidade de interferência e comparticipação dos alunos diante da plataforma. Espera-se á partir da concepção da presente ideia, motivar os alunos cada vez mais a gerir seu aprendizado e interagir com estudantes de instituições congéneres, usando o recurso proposto.

No universo de bases tecnológicas, no caso vertente, figura o WordPress como base de acesso livre para a concepção do Blog educacional proposto.

 

PROBLEMATIZAÇÃO

A internet veio galvanizar todas as áreas de conhecimento, o cenário educacional não fugiu a regra.

Este último conheceu novos métodos e técnicas de ensino e aprendizagem na medida em que os professores passaram a usar técnicas que uniam a imagem e o som em suas aulas presenciais. Contudo, o tempo tem mostrado a necessidade de perpassar o ambiente escolar e fazer o acompanhamento e disponibilização de matérias a partir de plataformas tais como o Blog.Gonçalves (2015 p.31) situa o Blog como um tipo de publicação […] que permite fazer anotações, transcrever, comentar os caminhos percorridos pelos espaços virtuais.

Neste cômputo, e dadas as especificidades dos Blogues, vamos nos cingirno debate sobre estratégias para a implantação de um Blogue educacional[1] no Instituto Médio de Ciências Documentais (CIDOC).

O uso dos Blogs educacionais por parte dos professores, permitirá estender o processo de ensino e aprendizagem para fora dos limites da sala de aulas. Para além disso, e cada vez mais usado por professores devido a sua linguagem e por ser um complemento ao ensino de todas as disciplinas, permite que o aluno manifeste as suas ideias sem restrições e propicia a interacção com outros colegas e o professor.

 

Contudo, é mister recuar para entender o âmbito do seu surgimento. Nesta perspectiva, foi através do Diploma Ministerial nº 130/2000 de 20 de Setembro que foi criado o CIDOC. Este organismo é subsidiário do Fundo Bibliográfico da Língua Portuguesa, ao abrigo do artigo 15 do Decreto nº 22/94, de 21 de Junho. O instrumento legal que criao CIDOC indica que este esta vocacionado á formação, aperfeiçoamento e reciclagem dos profissionais da área de documentação (gestão de documentos e informação em Arquivos e Bibliotecas). Para além disso, o Diploma Ministerial nº 130/2000 estabelece como requisito de ingresso a 10ª classe ou equivalente, do SNE.Este estabelecimento de ensino sita na Av. Patrice Lumumba nº 1215 e possui um número significativo de estudantes, distribuídos em 2 períodos.

 

 

O CIDOC possui uma sala de informática apetrechada e um conjunto de ferramentas necessárias para instrução inicial entre professor e aluno, relativamente á concepção e uso do Blog. Um elemento crucial, tendo em conta os propósitos do presente trabalho.

Face aos elementos acima traçados, urge indagar? Ate que ponto a concepção e uso do Blog educacional para o processo de ensino e aprendizagem no CIDOC pode contribuir para o incremento dos resultados finais?

Aventa-se a hipótese de que o uso do Blog por parte dos estudantes e professores poderá, de certa forma contribuir para alavancar os resultados e contribuir para maior engajamento destes para a melhoria de métodos e técnicas aplicados por cada professor e quiçá pela escola.

Para a prossecução do nosso trabalho, traçamos como linhas orientadoras os seguintes objectivos:

Objectivo geral:

  • Conceber e implementar o uso do Blog educacional no Instituto Médio de Ciências Documentais.

Objetivos específicos

  • Implantar o Blog educacional tendo como suporte o WordPress;
  • Analisar e eleger o leque de informações que devem fazer parte do Blog educacional do CIDOC;
  • Dar suporte necessário aos estudantes para garantir o pleno uso do Blog no CIDOC.

JUSTIFICATIVA

Abordar o processo de educação numa perspectiva tecnológica, nesta vertente o Blog, requer que se acautele um conjunto de factores, de entre o quais, computadores, telefones e softwares específicos. Uma vez implantado o Blog, abre espaço para a interdisciplinaridade e interacção entre o professor vs estudante dentro e fora do ambiente escolar.

 Com a implementação desta ideia, acreditamos, de forma singela, que os intervenientes possam utilizar seus recursos onde quer que estejam, contribuindo para alavancar os resultados esperados, nesta escola.

Fora o conjunto de ganhos acima descritos, poderá também contribuir para que outros professores, de outras escolas possam recorrer a presente ideia e maximizar os resultados.

O WORDPRESS E O BLOG- NOVAS PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS

A evolução da internet tem contribuído para melhorar o campo da comunicação e informação. O crescente dinamismo nestes campos deve-se aos diversos recursos oferecidos pela Word Wide Web. Acoplada á internet, a Web foi criada por Tim Berners-Lee nos finais de 1990 e foi marcado como serviço público da rede de computadores. Seu propósito inicial visava possibilitar que todas as ligações pudessem ser feitas com qualquer informação seja onde estiver. A Web passou por varias gerações, Gil (2014, p. 1) considera que a primeira geração da internet tinha várias limitações, na medida em que apenas o webmaster[2] detinha a prorrogativa para fazer alterações no site, vedando aos usuários, a liberdade de poder interagir com a página e só consumir o conteúdo colocado pelo webmaster.

Com o evoluir das tecnologias, surge a Web 2.0 cuja origem é atribuída ao presidente da O’Reilly[3], Tim O’Reilly. Esta versão da Web visava, de entre outros, desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos da rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência colectiva. Tinha uma dimensão social participativa, na medida em que os usuários passaram de meros consumistas para contribuintes de conteúdos e metadados gerados por usuários, processos corporativos mais abertos e transparentes, simplicidade de design e recursos, produtos e processos descentralizados e participativos.

Á parir da nova versão a Web, estavam criadas condições para a interacção, interdisciplinaridade e interactividade em todas as áreas de conhecimento, incluindo a educação.

O uso aos recursos da Web possibilitam redimensionar as técnicas, práticas e métodos pedagógicos. Tal perspectiva encontra sustentação em Araújo(2013 P. 167) que indica uma perspectiva pedagógica que presume modificações no método de ensino, permitindo, por exemplo, aos alunos colaborar, envolver-se activamente na criação de conteúdos, compartilhar ou trocar informações on-line.

Para que haja criação, troca e partilha de informações on-line educacionais revela-se importante usar ferramentas específicas, nesta ordem vertente.

 

Pensado numa perspectiva de maior interacção e interdisciplinaridade, o uso do Blog como ferramenta de ensino e aprendizagem vem transformando as praticas pedagógicas diante da geração digital. Além disso, o uso dos Blogs como ferramenta de ensino e aprendizagem possibilita que ambos possam usá-los nos seus espaços de eleição. Entretanto, para que o esperado ocorra se faz necessário que a ferramenta seja trabalhada de forma interactiva desde sua construção.Desta feita, trazemos como exemplo o WordPress[4] considerada uma popular ferramenta para edição de Blogs e gestão de conteúdos na web (CMS). A jornada do WordPress começou em 2003 quando dois desenvolvedores, MattMullenweg e Mike Little, começaram a construir uma nova plataforma para blogs.

A história dos Blogs está intimamente relacionada a história da Web 1.0[5]derivada do inglês Weblog, seu significado em português e “diário da rede” e foi construído por Tim Bernes Lee[6] etinha como objectivo apresentar os novos sites à medida que eles eram disponibilizados online Franco (2005, p.2) apudWiner, 2002.

 

 

Dos Santos (2014, p.14) refere que seu propósito inicial era a ideia de ter um diário pessoal com vídeos, anotações, fotos alimentados na maioria das vezes em tempos cronológicos regulares. Este afiança que seus propósitos iniciais foram alargados, tanto que foi popularizado em 1999, quando os blogueiros começaram a construir blogs, por motivos variados, uns como diário virtual, de cunho humorístico, politica e sociedade, educação, cultura entre outros. Para o tema proposto, vamos enveredar por contextualizar o Blog educacional.

Passos para a instalação do WordPress e Blogs

O WordPress é indicado, inclusive para o usuário que não tem conhecimento em programação e deseja uma ferramenta fácil de usar. Carvalho (S/d, p.3) sustenta que para usar o WordPress é possível instalar ele directamente na Web, utilizando uma empresa de hospedagem e um domínio próprio. Para alem disso, o criador pode desenvolver o seu site no seu próprio computador e quando pronto, publicar na internet. Para mais detalhes sobre a instalação do WordPress, vide o endereço abaixo[7]

Factores tendentes á escolha do WordPress:

  • Fácil instalação, assim como criação de páginas e posts;
  • Controle total sobre as configurações de performance e segurança;
  • Uma das plataformas mais flexível do planeta, permitindo que você construa praticamente qualquer tipo de site;

Passos para a criação do Blog

  • Estabelecer os objectivos do blog;
  • Definir o público-alvo;
  • Determine o tipo de conteúdo;
  • Procurar pelo domínio do blog;
  • Criar estratégias para a divulgação do blog.

 

 

BIBLIOGRAFIA

ARAUJO, Ronaldo Ferreira,Recursos da Web 2.0 e suas contribuições na pratica pedagógica do ensino de Biblioteconomia.: Applying Web 2.0 Resources to EducationalPracticeInCID: R. Ci. Inf. e Doc., Ribeirão Preto, v. 4, n. 1, p. 163-181, Jan./Jun. 2013. 

Apostila de Introdução ao WordPress – Sistema de Gerenciamento de Conteúdo – (CMS – Content Management System). Flávia Pereira de Carvalho – fpereira@faccat.br – http://fit.faccat.br/~fpereira           

FRANCO, Maria de Fátima; Blog Educacional: ambiente de interacção e escrita colaborativa, 2005, Juiz de Fora – Minas Gerais

DOS SANTOS, LENADRO Roberto Ferreira, Blog Educacional: Implantação como

Ferramenta Potencializadora da Aprendizagem2014, Universidade Federal de Lavras,

Gonçalves, Andrea Flávia de Brito: O Blog no contexto educacional: intencionalidade educativa, S.P. 2015

NASCIMENTO, SOUZA E OUROS; contribuições da tecnologia Web 2.0 no contexto educacional em sala de aulas e Biblioteca.2015

 

 

 

 

 

 

 

 

[1]É um Blogue que retrata assuntos gerais ou específicos relacionados a educação, Este possibilita a interacção da instituição ou professor e aluno ampliando desta feita as discussões complementares aos temas curriculares

[2]Especialista que faz a gestão do conteúdo

[3] É Uma companhia americana que publica livros e websites e organiza conferências sobre temas de informática. In http://oreilly.com/about/

[4] www .iqsc.usp.br/faq/wordpress/wp-manual.htm

[5]Considerada a primeira geração da internet, a Web 1.0 Refere-se ao primeiro estágio da World Wide Web, que era inteiramente composto por páginas Web conectadas por hiperligações.

[6]É o criador da World Wide Web, tendo feito a primeira proposta para sua criação a 12 de Março de 1989. Foi decisivo no processo de criação da Internet como uma ferramenta eficiente de troca de informações, especialmente entre cientistas.

 

 

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[7]http://www.wampserver.com/en/)

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