Grupo V

Trabalho em grupo: Relevância da Web 2.0 na Escrita e Estratégias de Comunicação no Âmbito do Módulo de Mestrado em Gestão de Mídias Digitais.

1.   Introdução

O termo Web 2.0 refere-se a uma evolução da World Wide Web, marcada por mudanças significativas na forma como os usuários interagem e compartilham informações online. Segundo Costa et al (2009), esta transição ocorreu por volta do início dos anos 2000 e representou uma mudança de paradigma em relação à Web 1.0, que era mais estática e centrada na leitura de conteúdo.

A Web 2.0 diz respeito a um processo evolutivo da própria internet em que se verificava uma forma específica de utilização da internet. Portanto, a definição de Web 2.0 corresponde a um processo histórico que apresentava formas específicas de usar a Internet. Ferreira (2014, p. 56-57) sintetiza as características da Web 2.0 nos seguintes termos:

  • Web = plataforma;
  • Interfaces mais atrativas e fáceis de utilizar;
  • Gratuitidade na maioria dos sistemas disponibilizados;
  • Os dados e as aplicações permitem uma relação de interação e de partilha entre os utilizadores e estes podem aceder à mesma página e editar as informações;
  • A informação é o mais importante na Internet e o sucesso da ferramenta depende do número de utilizadores interessados no mesmo assunto;
  • As informações podem ser utilizadas colaborativamente e as alterações são quase instantâneas;
  • Maior facilidade de armazenamento de dados e criação de páginas online;
  • Os sites podem associar-se a outros aplicativos, tornando-os mais ricos e produtivos pelo trabalho na mesma plataforma;
  • A emergência de programações informáticas possibilitou o aparecimento de novas aplicações, como o blogue, o wiki, o podcast, etc., ampliando possibilidades de aprender e de divulgar trabalhos (textos escritos, imagens, registos áudio, vídeos, filmes,…) e de comunicar;
  • Os softwares funcionam basicamente online ou podem utilizar sistemas offline com opção para exportar informações de forma rápida e fácil para a web;
  • A utilização de tags ou palavras-chave facilita uma pesquisa nos aplicativos;
  • Possibilidade de acompanhar a participação e a discussão em certas plataformas através do sistema Feed RSS;
  • Não há uma versão final nas aplicações, mas um contínuo processo de evolução.

2.   Evolução da escrita na era da web 2.0

A compreensão de uma alteração da escrita com a web 2.0 procede de uma compreensão total de que há mudanças sociais geradas como impacto da internet. As formas de interacção na internet constituem uma das principais características de cada geração.

Reconhece-se cada vez mais que a evolução tecnológica tem alterado hábitos de estar, de interagir, de entretenimento ou mesmo de construção do próprio conhecimento. A facilidade no acesso à informação à comunicação tem sido apontada como uma das razoes destas mudanças, contribuindo para uma sociedade cada vez mais conectadas e global. O conhecimento e a própria aprendizagem deixaram de ser exclusivos do espaço escolar e enciclopédico, passando a ser um processo de co-construção e partilha contínua e permanente, em contextos formais e informais (FERREIRA, 2014, p. 53).

A transformação da linguagem, sejam em matérias de escrita ou de fala é sempre consequência de um processo de transformação histórica ou social. Assim, para compreender as transformações na escrita é necessário compreender os processos, os ritos, os costumes e as invenções que levaram a tais transformações.

Uma das principais transformações na escrita advinda da Web 2.0 é a difusão de formas abreviadas de escrita, que muitas vezes subvertem as próprias regras do português. Por exemplo, “Ele está” para “Ele xtá”. A segunda forma é errada, mas é aparentemente mais fácil escrever e mantém os sons de escrita nas leituras convencionadas na web. Outro aspecto importante é a criação de novas terminologias, sendo muitas delas empréstimos e estrangeirismos. Abaixo, apresentam-se alguns exemplos:

  • Blogar: Refere-se à ação de criar ou manter um blog, uma plataforma online para compartilhar informações, opiniões e conteúdo.
  • Downloadar: Forma derivada de “download”, indicando o ato de transferir dados da internet para o computador ou dispositivo local.
  • Uploadar: Similar a “downloadar”, denota o processo de enviar dados do computador local para a internet.
  • Linkar: Utilizado para indicar a ação de adicionar um link (ligação) para outra página ou recurso online.
  • Tweetar: Relativo à ação de publicar mensagens no Twitter, uma plataforma de mídia social.
  • Hashtag: Símbolo (#) seguido de uma palavra ou frase, usado para categorizar ou agrupar tópicos em redes sociais.
  • Meme: Conceito que se refere a ideias, comportamentos ou estilos que se espalham rapidamente pela internet.
  • Emoji: Pequenas representações gráficas usadas para expressar emoções ou conceitos em mensagens digitais.
  • Viralizar: Significa que um conteúdo, como um vídeo, imagem ou texto, se espalhou rapidamente pela internet.
  • Inbox: Caixa de entrada de e-mails ou mensagens eletrônicas.
  • Deletar: apagar

3.   Estratégias de comunicação na Web 2.0

A Web 2.0 representa um salto da interacção no âmbito da internet, uma vez que a comunicação bidireccional tornou mais fácil o contacto entre que produz e quem consome conteúdo na internet. Assim, com mais interacção, surge também necessidade de modelar a comunicação de modo que se torne mais eficaz.

Portanto, como refere Moura (2010, p. 83), o aparecimento da Web 2.0 implica o surgimento de uma web mais social e mais humanas: “a simples vitrina de conteúdos multimédia para se tornar uma plataforma aberta, construída sobre uma plataforma aberta, construída sobre uma arquitectura baseada na participação dos utilizadores” (ROMANÍ & KUKLUNSKI Apud MOURA, 2010, p. 83). Esta descrição da Web 2.0 permite compreender o porquê desta ser ainda mais favorável à interacção bidireccional. Trata-se, na verdade de um processo evolutivo que desagua justamente no carácter bidireccional.

Ademais, há que salienta que não é somente a arquitectura dos sites, aplicações ou plataformas que surgiram. A interactividade também teve um grande aumento em função de uma presença mais massiva de meios principalmente com tecnologias móveis mais potentes. Os computadores portáteis, os celulares com sistemas operativos potentes e conexão 3G garantiram a popularização da internet como mais que um meio de consultas, mas como um meio de interacção entre diversos intervenientes.

A comunicação estratégica no contexto da internet surgiu como uma componente de gestão de marcas [digitais] através da internet. Assim, os criadores de conteúdo fazem dos seus canais de comunicação verdadeiras marcas com o objectivo de mobilizar o maior número de usuários possível. A alta interactividade que caracteriza a Web 2.0 [e posterior] leva ao uso de técnicas e expressões como estratégia e marketing digital.

A noção de estratégia sugere a percepção de definição de quais e como é que os recursos serão alocados para o atingimento de um objectivo específico de comunicação. Trata-se de uma delimitação precisa dos fins e meios com auxílio das novas tecnologias digitais. Desta feita, compreende-se que “qualquer estratégia é composta de três importantes factores: objectivo; ambiente; recursos disponíveis” (GABRIEL Apud BORSA, 2015: 36). Sendo assim, os produtores de conteúdo tornaram-se especialistas na interacção com base na determinação dos objectivos, no conhecimento que têm do ambiente (as características do público) e os recursos disponíveis (equipamentos, tipos de conteúdo, etc.).

A necessidade constante de actualização e domínio de técnicas e estratégias de comunicação na Web levou a que surgissem novas formas de comunicação, novas técnicas e até mesmo novas áreas de estudo, com destaque para o marketing digital, gestão de médias digitais, copywriting digital, estratégia digital, etc. É deste processo que nasce, no contexto digital, o marketing de conteúdo, que consiste na “produção e partilha de conteúdo escrito, em vídeo, em podcast, enfim, multimédia através das plataformas da internet com o objectivo de criar laços e consolidar-se no imaginário popular” (SOUZA, 2012: 74). O marketing de conteúdo, predominante no contexto do marketing digital, surge e consolida-se no mesmo processo que a convergência das tecnologias de informação e comunicação, sem contar com a massificação do uso da internet.

4.   Impacto na Gestão das Mídias Digitais

O principal impacto, tal como referiu-se no subtítulo acima é a transformação radical da internet. Se por um lado, a própria noção de Web 2.0 implica a evolução de interactividade online, por outro, no que respeita à Gestão de Mídias digitais, ela implica uma maior mercantilização da internet do espaço digital em si.

O uso e a gestão das Mídias Digitais transforma-se numa área técnico-profissional e que os especialistas devem moldar a imagem de determinada empresa, projecto, enfim, parca de modo garantir uma maior aceitação diante da comunidade de utilizadores que estão em constante interacção não só entre si, mas também para com as marcas.

Com o avanço da concorrência na Web, especialmente nas redes sociais, desde os últimos anos da primeira década do século XXI, já várias empresas tornaram-se especializadas na criação e gestão de Mídias Digitais, fazendo crescer, deste modo, o número de instituições que terceirizam a gestão das suas mídias. Em Moçambique, esta terceirização da gestão de mídias digitais é verificada em empresas de médio e grande porte como bancos, seguradoras, indústrias e Organizações Não- Governamentais. Não estão disponíveis dados oficiais sobre os valores movimentados anualmente neste negócio, mas é sabido que é a Gestão de Mídias Digitais é um negócio de milhões de meticais.

Conclusão

Em síntese, a evolução da Web 2.0 desencadeou uma profunda transformação na forma como os usuários interagem e compartilham informações online. A transição de uma Web 1.0 estática para uma plataforma mais dinâmica e interativa redefiniu não apenas a arquitetura da internet, mas também os padrões de comunicação e a escrita na era digital.

A escrita, por exemplo, sofreu adaptações significativas, com a disseminação de formas abreviadas e a criação de novas terminologias, muitas delas originadas de empréstimos e estrangeirismos. Essas mudanças refletem não apenas uma evolução linguística, mas também uma resposta às demandas da comunicação rápida e instantânea característica da Web 2.0.

Além disso, a interatividade proporcionada pela Web 2.0 deu origem a estratégias de comunicação mais complexas e orientadas para o engajamento do usuário. A comunicação bidirecional tornou-se uma peça fundamental, impulsionando o surgimento de marcas digitais e estratégias de marketing específicas para o ambiente online.

O impacto na gestão das mídias digitais é evidente, transformando a internet em um espaço altamente mercantilizado. Empresas e organizações reconhecem a importância crucial de uma presença online eficaz, resultando na terceirização da gestão de mídias digitais. Em Moçambique, assim como em outros lugares, essa prática se tornou um negócio significativo, evidenciando a crescente importância e investimento nesse domínio.

Em última análise, a Web 2.0 não apenas revolucionou a tecnologia, mas moldou profundamente a maneira como nos comunicamos, escrevemos e gerenciamos nossa presença digital. O futuro promissor dessa evolução continua a desafiar e inspirar inovações constantes na comunicação online e na gestão das mídias digitais.

Referências bibliográficas

  • BORSA, Renata Engleitner (2015). Análise das estratégias discursivas utilizadas como marketingno Facebook da Athena livraria de Santa Maria. Santa Maria: UFSM.
  • FERREIRA, J. M. C. F (2014). A Web 2.0 e a escrita no 3.º Ciclo do Ensino Básico – a utilização do blogue. Aveiro: Universidade de Aveiro.
  • MOREIRA, D. R. (2009). Um estudo da tecnologia Web 2.0. Catalão: UFG.
  • MOURA, A. (2010). Da Web 2.0 à Web 2.0 móvel: implicações e potencialidades na educação. Revista Limite [Disponível Online]. Nº 4, pp. 81-104.
  • SOUZA, Marília Aparecida de (2012). Novas tendências de gestão de marcas: análise de pequenas empresas de São Paulo. São Paulo: UNESP.

 

 

 

3 thoughts on “Trabalho em grupo: Relevância da Web 2.0 na Escrita e Estratégias de Comunicação no Âmbito do Módulo de Mestrado em Gestão de Mídias Digitais.

  • esiadamiao

    Em primeiro lugar,agradecer ao docente,pelo simpatia,paciência que tem de nos dar as aulas e passar o seu conhecimento de uma forma muito calma e coerente.

    O termo Web 2.0 refere-se a uma evolução da World Wide Web, marcada por mudanças significativas na forma como os usuários interagem e compartilham informações online.

    Em segundo dizer Web 2.0 representa um salto da interação no âmbito da internet, uma vez que a comunicação bidirecional tornou mais fácil o contacto entre quem produz e quem consome conteúdo na internet. Assim, com mais interação, surge também necessidade de modelar a comunicação de modo que se torne mais eficaz.

    Au decorrer das aulas,vimos tambem as estratégias de comunicação comunicação estratégica no contexto da internet surgiu como uma componente de gestão de marcas [digitais] através da internet. Assim, os criadores de conteúdo fazem dos seus canais de comunicação verdadeiras marcas com o objectivo de mobilizar o maior número de usuários possível. A alta interatividade que caracteriza a Web 2.0 [e posterior] leva ao uso de técnicas e expressões como estratégia e marketing digital.

    Em relação ao grupo foi uma experiência única, tendo em conta que foi a primeira vez a trabalhar com as colegas,com o trabalho em equipe no fim das contas foi tudo possível.

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  • Em primeiro lugar,agradecer ao docente,pelo simpatia,paciência que tem de nos dar as aulas e passar o seu conhecimento de uma forma muito calma e coerente.

    O termo Web 2.0 refere-se a uma evolução da World Wide Web, marcada por mudanças significativas na forma como os usuários interagem e compartilham informações online.

    Em segundo dizer Web 2.0 representa um salto da interação no âmbito da internet, uma vez que a comunicação bidirecional tornou mais fácil o contacto entre quem produz e quem consome conteúdo na internet. Assim, com mais interação, surge também necessidade de modelar a comunicação de modo que se torne mais eficaz.

    Au decorrer das aulas,vimos tambem as estratégias de comunicação comunicação estratégica no contexto da internet surgiu como uma componente de gestão de marcas [digitais] através da internet. Assim, os criadores de conteúdo fazem dos seus canais de comunicação verdadeiras marcas com o objectivo de mobilizar o maior número de usuários possível. A alta interatividade que caracteriza a Web 2.0 [e posterior] leva ao uso de técnicas e expressões como estratégia e marketing digital.

    Em relação ao grupo foi uma experiência única, tendo em conta que foi a primeira vez a trabalhar com as colegas,com o trabalho em equipe no fim das contas foi tudo possível.

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  • Resumo
    Opresente trabalho visa traser uma abordagem a cerca das Redes Socias na Web,suas caracteristicas,conceitos e tipos de redes sociais. Que tem como objectivo analisar as redes sociais na Web,como metodologia fez se uma pesquisa documental e bibliografica,uso de manuais livros e alguns artigos acessados na internet. Como conclusão concluio˗ se que ainda temos um desafio muito grande, para podermos abrangir a toda sociedade,principalmente as zonas urbanas, Seja a nivel das cidades assim como nas zonas urbanas. Cabe a nos como futuros gestores de midias digitais trazer esses desafios para poder enquadrar e abrangir a todos.
    1. Introdução
    O presente trabalho parte da observação da dinamica das redes sociais,sabemos que no mundo há centenas de redes sociais. Em Moçambique, as mais conhecidas e usadas são o Facebook, Whatsapp e Instragram, embora alguns prefiram também o Twitter ou o Linkedin. que transcorrem nesse trabalho para entender a especificidade da vida social tecida pelos usuários que ali se encontram. A partir daí são analisadas as características que esboçam o desenho de uma nova sociabilidade e discutidas suas repercussões para os integrantes das redes, no que tange aos novos modos de expressão de si, à redefinição das fronteiras entre o público e o privado e à própria experiência da individualidade na rede. Tem como objectivo analizar as redessociais na web e as suas caracteristicas. Investigando como essas plataformas são usadas no seu cotidiano.
    2. Conceitos Fundamentais das Redes Sociais
    Segundo Barry Welman (2004) define as redes sociais como sendo “redes pessoais comunitarias”destacando a importancia das conexoes interpessoais e dos lacos socia na vidadas pessoas. Para o autoras redes sociais não são so plataformas digitais.
    De acordo com Castells (2001, p. 9), “uma rede é um conjunto de ligações interconectadas – modos de organização com benefícios extraordinários, porque eles são naturalmente flexíveis e adaptáveis, qualidades essenciais para sobreviver e prosperar em um ambiente em rápida mudança”.
    Por um lado, autores como Matos (2009) mostram-nos que as redes sociais podem ser um conjunto de espaços físicos e imateriais, onde os agentes sociais podem efectivar sua participação no processo de comunicação pública, uma demostração que interessa estudar no presente artigo.
    2.1 Tipos de redes sociais
    1- Rede social de relacionamento.
    2- Rede social de entretenimento.
    3- Rede social profissional.
    4- Rede social de nicho.
    2.2 Origem e evolução das redes sociais
    A década de 1990 caracterizou-se pelo surgimento da web ( www ), tecnologia que facilitou o acesso de grande número de pessoas à Internet . As redes sociais tiveram sua origem na segunda metade dos anos noventa e vêm se desenvolvendo desde então até hoje.
    Classmates é considerada a primeira rede social. Foi criado em 1995 pelo americano Randy Conrads. Essa rede social buscava conectar virtualmente ex-colegas de faculdade e universidade. Com o sucesso do projeto , novas redes começaram a aparecer, cujo objetivo era reunir amigos e conhecidos.
    2.3 Importancia das redes sociais
     As redes sociais servem para conectar pessoas, organizações ou grupos para interagirem entre si. Com o fortalecimento da era digital, essas redes se tornaram o principal meio de entretenimento, relacionamento, fortalecimento de nichos e network.
     Podem ajudar a aumentar a visibilidade da marca, permitindo que a empresa alcance novos públicos e potenciais clientes.
     Oferecem ferramentas que permitem que as empresas vendam diretamente em suas plataformas. Isso pode ser uma maneira conveniente e eficaz de alcançar clientes e vender produtos sem precisar que eles deixem a rede social.
     Oferecem recursos avançados de publicidade, permitindo que as empresas segmentem seus anúncios para públicos específicos com base em fatores como idade, localização geográfica e interesses. Isso pode ajudar a garantir que os anúncios sejam vistos pelas pessoas mais propensas a se interessar pelo produto ou serviço oferecido.
    2.4 Redes Sociais e suas Características
    • São caracterizadas primariamente pela auto geração de seu desenho, pela sua horizontalidade e sua descentralização. Um ponto em comum dentre os diversos tipos de rede social é o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns.
    • São formados por uma comunidade virtual : são comunidades massivas que se estendem por todo o planeta. Eles podem ser usados em computadores , tablets ou dispositivos móveis .
    • O acesso é gratuito , embora muitos deles ofereçam maiores funcionalidades em troca de um pagamento mensal ou anual.
    • Eles fornecem informações em tempo real.
    • Eles permitem que cada usuário crie um perfil dentro da rede.
    Rede de relações Sociais e Cooperação

    fig.1

    3. Vantagens e Desvantagens das redes sociais
    Vantagens das Redes Sociais na Web Desvantagens das Redes Sociais na Web

    Aproxima as pessoas que vivem em locais diferentes, Eles encurtam distâncias Falta de privacidade
    fácilidade de manter as relações e os contacto. Exige cuidado na divulgação de certos pormenores da vida de cada um.
    Possibilita a interação em tempo real Cyberbullying
    Aumente a visibilidade das marcas As notícias falsas
    Eles permitem que as informações sejam compartilhadas Acesso indiscriminado a conteúdo sensível
    Eles oferecem oportunidades de trabalho Asseio

    A piramide abaixo ilustra alguns dos beneficios das redes sociais:
    fig.2

    3.1 Redes sociais mais usadas no mundo em 2023
    1. Facebook – 2,9 bilhões (de contas)
    2. YouTube – 2,5 bilhões.
    3. WhatsApp – 2 bilhões.
    4. Instagram – 2 bilhões.
    5. WeChat – 1,3 bilhões.
    6. TikTok – 1 bilhões.
    7. Facebook Messenger – 930 milhões.
    8. Douyin – 715 milhões.

    4. Dinamica e Impacto Local

    Moçambique é um país que tem apresentado um grande potencial de crescimento no mercado digital a web tem tido um impacto significativo em Moçambique,proporcionando dinamicas diversas em varias areas. No sector de comunicaçoes, ainternet facilitoua conexao e a comunicaçao entre as pessoas, bem comoo acesso a informacao. No campo educacional, a web oferece recursos onlines,promovendoo aprendizado a distancia.
    alem disso, a presença online tem impulcionando o comercio electronico, permitindo que empresas alcancem um publico mas amplo. conntudo, desafios como a falta de infrasestruturas e acessolimitado a internet em algumas regioes podem impactar a equidade digital.
    A web tambem desempenha um papelcrucial na disseminacao de informaçoes sobre saude, educaçao e outros serviços essenciais. No entanto,é importante abordar questões como a segurança online e a alfabetização digital para garantir que os beneficios sejam amplamente aproveitados. As redes sociais mais utilizadas são o Facebook, o WhatsApp e o YouTube. Apesar desses avanços, a inclusão digital ainda é um desafio em Moçambique.
    O governo moçambicano tem investido em políticas públicas e em parcerias com empresas para ampliar o acesso à internet e impulsionar o desenvolvimento do mercado digital no país. A expectativa é que, nos próximos anos, haja um crescimento significativo do mercado de e-commerce, serviços financeiros digitais, educação digital e saúde digital em Moçambique.
    Mas mesmo assim as redes sociais tem ajudado bastante no encurtamento das distancias fisicas e na melhoria das trocas de conhecimento entre os individuos em tempo real. Assim como também,promovem na colaboração e partinha de conhecimento entre os intervenientes. Assim sendo, ouve uma necessidade de si fazer um levantamento de dados para melhor si apurar os possiveis utilizadores destas redes.
    Segundo explicou a Presidente do INE, Mónica Magaua, a realização deste inquérito em coordenação com o INCM foi efectuado a cidadãos maiores de 16 anos, utilizadores e portadores de telemóvel, na base de amostras representativas que garante fidedignidade dos resultados”. O interesse na obtenção de dados estatísticos fidedignos sobre o uso dos serviços de telefonia móvel celular no país levou a Autoridade Reguladora das Comunicações – INCM a desenvolver parceria com o Instituto Nacional de estatísticas (INE) para a realização de inquérito a nível nacional, para aferição da percepção do público utente sobre estes serviços no país. À margem desta parceria, cujo memorando foi rubricado em janeiro de 2022, foram, a 25 de Maio, divulgados os resultados do primeiro inquérito, referentes a dados colectados em 2022, que reflectem o actual estágio das comunicações. O estudo centrou-se na busca de características socio˗demográficas dos utilizadores dos serviços, indicadores sobre os usuários, avaliação dos serviços de voz, de dados, de internet e de carteira móvel oferecidos pelas operadoras de telefonia móvel em Moçambique, assim como quantificação a média de gastos dos usuários de serviços de telefonia móvel celular.
    5. Estrategias e Desafios
    Estamos no meio de um mundo digital em rápida evolução e as redes sociais estão mudando rapidamente. Elas já fazem parte da rotina de bilhões de pessoas em todo o mundo. No entanto, com o passar do tempo, novos desafios surgem para manter essas plataformas seguras, relevantes e atraentes para os usuários.
    Um dos principais desafios no futuro é garantir que as redes sociais sejam seguras e protegidas, enquanto ao mesmo tempo proporcionam aos usuários uma experiência gratificante.
    A privacidade é uma questão fundamental para os usuários das redes sociais. Com o aumento dos casos de vazamento de dados e de invasões de contas, a confiança dos usuários nessas plataformas tem sido abalada. As empresas de redes sociais precisam investir em medidas de segurança cada vez mais robustas para proteger os dados pessoais dos usuários, além de criar mecanismos que permitam um maior controle sobre a privacidade das informações.
    A desinformação as redes sociais são uma ferramenta poderosa para a disseminação de informações, mas também podem ser usadas para propagar notícias falsas e desinformação. Esse é um problema que tem ganhado cada vez mais destaque nos últimos anos, especialmente em períodos eleitorais. As empresas de redes sociais precisam encontrar maneiras eficientes de combater a desinformação, seja através de algoritmos mais eficientes para identificar notícias falsas ou de políticas mais rígidas para coibir a disseminação de informações enganosas.
    A diversidade as redes sociais são um reflexo da sociedade em que vivemos, e a diversidade é um valor fundamental para essas plataformas. No entanto, muitas vezes, as redes sociais podem se tornar um espaço hostil para determinados grupos, onde o bullying, o preconceito e a discriminação são comuns. As empresas de redes sociais precisam encontrar maneiras de garantir que essas plataformas sejam seguras e inclusivas para todos, independentemente de raça, gênero, orientação sexual ou religião.
    A segurança é um tema sensível nas redes sociais, já que muitas vezes os usuários se sentem vulneráveis à ação de hackers e de pessoas mal-intencionadas. As empresas de redes sociais precisam investir em tecnologias que garantam a segurança dos usuários, como a autenticação em duas etapas e a encriptação de dados.É fundamental que elas trabalhem em conjunto com especialistas em segurança digital para desenvolver medidas de proteção mais eficazes e prevenir ataques cibernéticos.
    A ética é um tema cada vez mais importante nas redes sociais, especialmente em relação à coleta e uso de dados pessoais dos usuários. As empresas de redes sociais precisam ter uma postura ética em relação ao uso desses dados, garantindo que eles sejam utilizados apenas para os fins previstos e que os usuários tenham controle sobre suas informações.
    Para enfrentar esses desafios, é fundamental que as empresas de redes sociais trabalhem em conjunto com governos, organizações da sociedade civil e especialistas em tecnologia. Além disso, é importante que essas empresas ouçam os usuários e respondam às suas necessidades e preocupações, garantindo que as redes sociais continuem a ser uma ferramenta valiosa para a sociedade.
    6. Conciderações Finais e Recomendações
    Conclui se que ainda temos um desafio muito grande, para podermos abrangir a toda gama. Seja a nivel das cidades assim como nas zonas urbanas. Em termos de recomendação o grupo como futuros gestores de midias digitais sentio˗se num desafio muito grande, de trazer esses conhecimentos para poder enquadrar e abrangir a todos no que diz respeito em tornodas redes socias, usando os metodos, e o aprendizado das aulas de Web a paratir do uso das plataformas digitais para espandir esse conhecimento visto que as redes de sociabilidade on-line, os membros são conhecidos pelas mesmas características costumeiramente utilizadas para a identificação dos indivíduos na vida off-line, a saber, sua fotografia, sua idade, seu gênero, sua atividade profissional, e assim por diante. O que os sites de redes sociais acrescentam de novidade a esses signos indicativos de identidade é a possibilidade de disponibilizar neles um sem número de outras informações e traços individuais que servem para consolidar as marcas identitárias dos participantes. Assim é que, visando a rede de amigos que se possui, todo tipo de informação ou comentário postado, todo tipo de bem cultural a que é oferecido acesso, concorre para aumentar a visibilidade do indivíduo e enriquece seus índices de identificação. Essas contribuições tornam-se, por conseguinte, importantes operadores de aceitação pelos outros e de pertencimento ao grupo de amigos. Um interessante processo é, então, desencadeado pelas trocas entre pares. Por um lado, certo número de traços identitários agrega indivíduos que possuem afinidades e, por outro, essa aproximação “afinitária” frequentemente é acompanhada por demonstrações de distinção, das inevitáveis diferenças entre pares. Seja lá como for, esse movimento ambíguo de identificação e distinção com relação aos outros está a serviço da produção de vínculo social. A indecisão que se estabelece entre identidade e diferença é fundamentalmente relacional.

    7. Referência
     CASTELLS, M. (2001). A sociedade em rede. Vol. 1: A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo, Paz e Terra. (2003), A galáxia da internet. Rio de Janeiro, Zahar.
     CASTELLS, M.; FERNANDEZ-ARDÈVOL, M.; QIU, J. L. & SEY, A. (2009), Comunicação móvel e sociedade: uma perspectiva global. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
     Matos. H. (2008). Engagement civique et participation politique: controverses sur les TICs et le déclin du capital social. Les Enjeux de l’information et de la communication, 1,57-71.Retiradodehttp://www.cairn.info/article.php?ID_ARTICLE=ENIC_008_0500 DOI : 10.3917/enic.008.0500
     Pereira, M. A. (2011). Internet e mobilização política – os movimentos sociais na era digital. Anais do IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política. Retirado de http://www.compolitica.org/home/wp-content/uploads/2011/03/Marcus-Abilio.pdf
     Raposo, E. (2012). A centralidade das redes sociais no acesso ao Estado pelos cidadãos. Debates – Boletim Informativo do Centro de Estudos Inter-Disciplinares de Comunicação, 1(1), 4-6.
     WELLMAN, B. (2002), “Little boxes, glocalization, and networked individualism”, in M. Tanabe; P. van den Besselaar e T. Ishida (orgs.), Digital cities II: computational and sociological approaches, Berlim, Springer, pp. 10-25.
     WELLMAN, B. (2004), “The glocal village: internet and community”. Idea&s, 1 (1): 26-29. https://www.oficinadanet.com.br- Redes sociais. Ass no dia 8.12.2023

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