Grupo III

Redes Sociais na Web

 

Resumo

As “redes sociais na Web”, já vem sendo usada  como ferramentas de interação mediada por computador, através de técnicas diversas e em novas modalidades de socialização e se efectivam em práticas e relações sociais. Elas oferecem ferramentas e serviços de comunicação e interação centrados em um padrão de relacionamentos tanto que há tendências de potencializar algumas redes interpessoais representando um grande  desafio para as tradicionais análises de redes sociais.Em Moçambique, as redes sociais passaram a despertar interesse já há alguns nos na sociedade e intensifica-se ainda mais, durante o período da COVID19. Na academia, religião, e em vários domínios da sociedade foi onde mais se notabilizou, visto a necessidade do uso destas ferramentas para evitar a aglomeração de pessoas sugeitas a contaminação da pandemia. Boa parte da população moçambicana, no contexto actual desfruta do uso da internet (redes sociais), para se informar e ficar conectada ao mundo, socializar-se e entreter-se. Estamos em um mundo em rápido desenvolvimento digital e as redes sociais estão mudando rapidamente. Elas já fazem parte da rotina de bilhões de moçambicanos e no mundo em geral. No entanto, com o passar do tempo, novos desafios surgem para manter essas plataformas seguras, relevantes e atraentes para os usuários. Um dos principais desafios no contexto local, é garantir que as redes sociais sejam seguras e protegidas, enquanto ao mesmo tempo proporcionam aos usuários uma experiência gratificante.

Palavras Chave: Redes sociais; Internet

 

 

 

 

 

 

 

Indice

  1. Introdução. 1
  2. Conceitos “redes sociais”. 2

2.1        O que são redes sociais na web?. 2

2.2        Tipos de redes sociais na Web. 2

2.3        No contexto moçambicano. 2

  1. Dinâmicas e impactos locais. 3
  2. Estratégias e Desafios. 4
  3. Conclusão. 6
  4. Referências. 7

 

 

 

 

1.      Introdução

Criada em 1997 nos Estados Unidos por Andrew Weinreich, as redes sociais na Web são espaços virtuais onde grupos de pessoas ou empresas se relacionam através do envio de mensagens, partilha de conteúdos, entre outros. Existem vários tipos de redes sociais  e cada uma com um propósito e um público-alvo específico, e a grande diferença entre elas é o seu objetivo, os quais podem ser:

  • Estabelecer conctactos entre pessoas;
  • Compartilhar e buscar conhecimentos, procurar emprego ou preencher vagas;
  • Compartilhar e buscar imagens e vídeos;
  • Compartilhar e buscar informações sobre temas variados;
  • Divulgar produtos e serviços para compra e venda, jogar e outros.

As redes sociais desempenham um papel fundamental na vida dos seus usuários, sem descartar os perigos que possam advir do seu mau uso. Aproxima cada vez mais as pessoas que vivem em diferentes locais, desta forma permite manter  de forma fácil as relações, também em tempo real a interação entre vários grupos de eventos, enviando convites e solicitando confirmações de presença, oferece uma forma rápida e eficaz de comunicar algo para um grande número de pessoas ao mesmo tempo e em contrapartida exige cuidados redobrados na divulgação de certos pormenores da vida de cada um e mesmo a falta de privacidade que é um facto.

Desta forma, o presente trabalho trás de forma sintética a abordagem das redes sociais na Web, frisando o propósito principal das redes sociais que é, a conexão de pessoas.

 

 

2.      Conceitos “redes sociais”

As “redes sociais” no geral, são fruto do avanço da Internet, em 1994 foi lançado o GeoCities, a primeira comunidade que se assemelha a uma rede social. O GeoCities que, no entanto, não existe mais, orientava as pessoas para que elas próprias criassem suas páginas na internet.

Mais tarde The Globe, o Fotolog, o LinkedIn,Twitter, até que em 2010 foi criado o Instagram considerado uma rede social, pois permitia que os usuários vivessem e comentassem as fotos postadas e no ano seguinte a criação do Google+, serviços da Google, até os dias de hoje com uma diversidade enorme.

2.1  O que são redes sociais na web?

 

São sites e aplicativos usados por pessoas e organizações que se conectam com clientes, familiares, amigos e pessoas que compartilham seus interesses em comum usando o Computadores, Tabletes mesmo o Telefone-celular como dispositivo intermédio para este fim.

2.2  Tipos de redes sociais na Web

  • 1- Rede social de relacionamento;
  • 2- Rede social de entretenimento;
  • 3- Rede social professional;
  • 4- Rede social de nicho.

2.3  No contexto moçambicano

Em Moçambique, as redes sociais passaram a despertar interesse já à alguns anos na sociedade e intensifica-se ainda mais, durante o período da COVID-19. Na academia, religião, e em vários domínios da sociedade foi onde mais se notabilizou, visto a necessidade do uso destas ferramentas para evitar a aglomeração de pessoas sujeitas a contaminação da pandemia.

Cultos, aulas, palestras, reuniões, concertos musicais até grandes eventos foram ministrados ou dados via On-line, e este processo revolucionou bastante no uso das redes sociais em moçambicano.

3.      Dinâmicas e impactos locais

Nestas alturas mais moçambicanos estão preocupados em adoptar mais ferramentas para aceder a Internet, por formaa conectar-se ao mundo, assim como para partilhar com os demais o que acontece ao redor do mundo sobre o impacto que as redes sociais estão a produzir na sociedade moçambicana.

Somente 4,8% dos 25 milhões de moçambicanos,é a estimativa das pessoas que tinham acesso a Internet em 2012, tendo com o uso massivo das redes sociais aumentando significativamente nos dias que hoje correm. No território moçambicano desde a implantação da Internet, esta constituem um espaço onde há uma maior abertura de expressão. Em termos de liberdade de imprensa, o país encontra-se na posição 73, de acordo com o relatório publicado pela Organização Repórteres Sem Fronteiras referente ao ano de 2013.

Parte significativa da população moçambicana, no contexto actual desfruta do uso da Internet (redes sociais) para se informar e ficar conectada ao mundo, socializar-se e entreter-se, visto que apenas com um simples telefone-celular é possível aceder a Internet, e a competitividade que as três operadoras de telefonia móvel trazem no país em relação aos servoços de Internet, obriga que cada moçambicano adquira uma dispositivo móvel para se conectar, diferente dos Computadores que não são tão abrangente à qualquer cidadão.

No Twitter é conhecida por @Mwaa. É natural de Maputo, mas identifica-se como cosmopolita, ou em outras palavras, cidadã do mundo. Conforme descreve no seu perfil “1º Moçambicana, 2º Africana e 3º  Cidadã do Mundo”, segundo ela, Ludmila defende que “as redes sociais estão a ter sucesso em Moçambique porque as pessoas se sentem livres de interagir uns com os outros e de partilhar informação”.

No período após a pandemia da Covid-19, foi notável o uso das redes sociais, o medo do contágio, combinado com as restrições de movimentação e outras medidas de segurança, conduziu mais e mais pessoas para o uso das redes sociais como alternativas para as suas conexões com o mundo.

Os moçambicanos precisaram de se readaptar, e com isso a comunicação tornou-se mais digital, oferecendo um leque de ferramentas para cada vez mais tornar as pessoas mais próximas umas das outras de forma virtual, e atingir os seus objectivos como quando os processos são feitos de forma física. Percebendo desta forma que tudo isso é possível sem tanto despender recursos físicos, apenas fazer o uso racional das redes sociais na Web.

Podemos afirmar que foi ou é usado de forma aceitável as ferramentas disponíveis nas redes sociais, em vários campos da sociedade civil, académica até religiosas para a realização de cultos, conferências, aulas e de mais actividas em moçambique.

Contudo, foi possível manter certas actividades apesar de algumas restrições e verificada alguma evolução quanto ao seu uso.

4.      Estratégias e Desafios

O engajamento nas redes sociais é imprescindível e deve ser considerado como um dos objectivos do planeamento do negócio, a busca frequente representa o sucesso no relacionamento entre empresas.

Para se chegar a esses níveis de envolvimento é preciso colocar em prática algumas acções nas suas redes sociais, na realidade moçambicana, o engajamento nas redes sociais acontece quando o usuário se comunica com a sua marca, por meio de comentários e respostas de qualquer solicitação.

Estamos em um mundo em rápido desenvolvimento digital e as redes sociais estão mudando rapidamente. Elas já fazem parte da rotina de bilhões de pessoas em todo o mundo e em particular em moçambique. No entanto, com o passar do tempo, novos desafios surgem para manter essas plataformas seguras, relevantes e atraentes para os usuários.

Um dos principais desafios no contexto local, é garantir que as redes sociais sejam seguras e protegidas, ao mesmo tempo proporcionam aos usuários uma experiência gratificante.Além disso, é importante que moçambicanos acompanhem as novas tendências, tecnológias e assegurar que as redes sociais continuem a crescer de forma sustentável e benéfica.

 

 

Há que ter em conta os seguintes desafios:

  • Privacidade;
  • Desenformação;
  • Segurança e
  • Éctica

A privacidade é uma questão fundamental para os usuários das redes sociais em moçambique e no mundo, com o aumento dos casos de vazamento de dados e de invasões de contas, a confiança dos usuários nessas plataformas tem sido abalada e as redes sociais são uma ferramenta poderosa para a disseminação de informações, mas também podem ser usadas para propagar notícias falsas e desinformação. Esse é um problema que tem ganhado cada vez mais destaque nos últimos anos.

Outro desafio não menos importante é a segurança,que é sensível nas redes sociais já que muitas vezes os usuários se sentem vulneráveis à acção de pessoas mal intencionadas. As empresas moçambicanas nas redes sociais precisam investir em tecnologias que garantam a segurança dos usuários, como a autenticação e encriptação de dados.

E por fim a ética que é cada vez mais importante nas redes sociais, especialmente em relação à colecta e uso de dados pessoais dos usuários.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5.      Conclusão

Concluímos que as redes sociais na Web, desempenham um papel fundamental na vida dos seus usuários, aproximando cada vez mais as pessoas que vivem em diferentes locais, atendendo que desta forma permite manter  de forma fácil as relações em tempo real e a interação entre vários grupos da sociedade. Localmente, as redes sociais passou a ter maior interesse na sociedade no período da COVID19.Várias actividades tiveram espaço de forma virtual e On-line por forma a evitar maior contacto entre pessoas, o que permitiu maior exploração das ferramentas existentes na Internet. E até hoje esta moda pegou, porque muitos mantém esta forma de uso da redes sociais por forma a rentabilizar recursos.

Mais moçambicanos estão preocupados em adoptar mais ferramentas para aceder e conectar-se ao mundo, visto o rápido desenvolvimento digital e as redes sociais mudando rapidamente, novos desafios surgem para manter essas plataformas seguras, relevantes e atraentes para os usuários. Um dos principais desafios no contexto local, é garantir que as redes sociais sejam seguras e protegidas, ao mesmo tempo proporcionem uma experiência gratificante ao utilizadores.

Finalmente, e como recomendação ao moçambicanos usuários das redes sociais, para que tomem em conta a importância de acompanhar as novas tendências tecnológicas e assegurarem que as redes sociais continuem a crescer de forma sustentável.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. Referências

Sonia Aguiar2; REDES SOCIAIS NA INTERNET: desafios à pesquisa1-Universidade Federal Fluminense

http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2008/resumos/r3-1977-1.pdf

https://www.todamateria.com.br/redes-sociais/

https://revista.fatectq.edu.br

Blog

https://pt.linkedin.com/pulse/quais-os-principais-desafios-das-redes-sociais-futuro-camila-ferreira

 

2 thoughts on “Redes Sociais na Web

  • florenciofroi

    Obrigado, caro colega, por ter conseguido publicar o nosso trabalho a tempo. Parabéns!

    Reply
  • josedzeco

    Fruto da colaboração de todos os integrantes do grupo, meus parabéns ao grupo III!…

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *