Trabalhos finais

ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DE UM WEBSITE PARA UMA EMPRESA DE TELEVISÃO

Escola de Comunicação e Artes

Mestrado em Gestão dos Media Digitais

Prática da Web

 

 

Estratégia de desenvolvimento de um website para uma empresa de televisão

 

 

 

 

Estudante: Samuel Canda

Docente: PhD. Luís Neves

 

 

 

 

 

Maputo, Dezembro de 2023

        Índice

1-INTRODUÇÃO.. 1

  1. DELIMITAÇÃO DO TRABALHO.. 3

2.1 Justificativa.. 3

2.2 Grupo Alvo.. 3

  1. METODOLOGIA.. 4

3.1 Conteúdos. 5

3.2 Ferramentas a usar.. 6

  1. CONCLUSÃO.. 7
  2. REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA.. 8

 

 

 

 

 

1-INTRODUÇÃO

Um website é um conjunto de páginas web interligadas que geralmente são acessadas através da internet. Suas características podem variar, mas geralmente incluem elementos como design visual, conteúdo informativo ou interativo, navegação intuitiva, funcionalidade responsiva em diferentes dispositivos, e interatividade com os usuários por meio de formulários, comentários, ou chat.

Websites podem ser estáticos, exibindo informações básicas sobre uma organização ou empresa, ou dinâmicos, com conteúdo que muda frequentemente, como notícias ou atualizações de produtos. Também podem incluir recursos como lojas online, fóruns de discussão, ou áreas de membros restritas.

Além disso, é importante considerar a acessibilidade, segurança e otimização para mecanismos de busca ao desenvolver um website, de forma a garantir que ele seja fácil de encontrar, seguro para navegar, e acessível para pessoas com deficiências.

As vantagens de ter um site institucional incluem:

– Visibilidade, um site institucional permite que sua empresa seja encontrada online, aumentando a visibilidade da marca.

-Credibilidade, ter um site profissional transmite credibilidade aos visitantes e potenciais clientes.

-Marketing, o site pode ser utilizado como uma ferramenta de marketing, fornecendo informações sobre produtos, serviços e promoções.

-Acesso 24/7, os clientes podem acessar informações sobre a empresa a qualquer momento, independentemente do horário de funcionamento.

-Alcance global, um site permite que a empresa alcance um público global, não se limitando apenas à sua localização física.

Ao criar um site, uma das primeiras decisões que deve-se tomar é qual plataforma usar, existem varias como a: WordPress, Wix, Zyro, Webnode, Jimdo, Site123, Webliu. Sendo que duas opções são bastante populares entre o público, o Wix e o WordPress.

Ambas têm seus próprios pontos fortes e fraquezas, e a escolha entre elas depende das suas necessidades e objetivos.

O Wix é uma plataforma de construção de sites (tudo em um), que oferece uma abordagem simplificada para a criação de páginas variadas. É conhecido por ser amigável para iniciantes e não requer conhecimento de codificação.

Para a minha pequisa que basea-se no desenvolvimento de um website para uma empresa de televisão optei pelo  WordPress, que é uma plataforma de código aberto que oferece uma flexibilidade excepcional para criar sites. É muito utilizado em todo o mundo e é conhecido pela sua escalabilidade.

 

 2. DELIMITAÇÃO DO TRABALHO

O estudo pretende desenvolver um site de venda de conteúdos televisivos de forma rapida e abragente.

O estudo identificou o WordPress, que é uma plataforma de código aberto que oferece uma flexibilidade excepcional para criar sites.

2.1 Justificativa

O interresse em desenvover o presente trabalho, se justifica pelo facto do autor ter a curiosidade de compreender a importancia das empresas estarem em ambiente digital. E poderem vender  conteúdos televesivos nos seus sites.

Pelo facto do Website ter uma capacidade muito forte de converter as pessoas a seguir a seguir seus produtos.

Apartitir do que foi estudado ao longo da formação e do que é visto na realidade moçambicana, se tornou pertinente e necessário desenvolver o presente projecto, assumindo, desta forma, que contribuiria para à tomada de consciência dos gestores de empresas de televisão, da importancia e dos benefícios de ter sites de vendas de conteúdos.

O projecto é justificado e motivado pelo facto de, as televisães em moçambique não possuem sites que possam vender conteúdos televisivos. Uma vez que o comportamento dos consumidores de conteudos televisivo mudou com a Internet.

Actualmente consumimos mais conteudos online, por isso as empresas de televisao devem acompanhar as mudanças e crescer no ambiente online fazendo marketing digital.

Vai suscitar novas investigações na medida em que os especialistas em marketing digital irão ler e eventualmente, distinguirem novas ploblemáticas e procurarem soluções acertadas e despertar os gestores de empresas de televisão a optarem por este modelo de venda de conteúdos.

2.2 Grupo Alvo

Organizações ou particulares que queiram associar as suas marcas ou logotipos em conteúdos televesivos que serão difundidos no site da empresa de televisão.

 

3. METODOLOGIA

A metodologia da investigação científica é a ciência que habilita o investigador com uma série de conceitos, princípios, métodos e leis que lhe permitem canalizar o estudo verdadeiramente científico do objecto da ciência de um modo eficiente e tendente para a excelência (RAMOS, NARANJO, 2013).

A metodologia define o tipo de pesquisa que se pretende fazer e os pressupostos teórico-metodológicos que se pretende utilizar, estabelecendo o seu delineamento (CAREGNATO et al, 2004, p.18).

A presente pesquisa será de natureza básica que tem o seu mérito por buscar, principalmente, responder a perguntas para ampliar o conhecimento que temos do mundo e tudo o que o forma (GIL, 2008).

Sabendo da importância dos elementos metodológicos num trabalho académico, o presente trabalho seguiu a abordagem qualitativa que é aquela capaz de incorporar a questão do significado e da intencionalidade como inerentes aos actos, as relações e as estruturas sociais, sendo essas últimas tomadas, tanto no seu advento quanto nas suas transformações, como construções humanas significativas, (BARDIN, 1977 apud ROVERE).

Quanto aos objectivos a pesquisa será descritiva, que é um objectivo onde os factos são observados, anotados, analisados, classificados e interpretados, sem que o pesquisador interfira neles (ANDRADE, 2007).

Quanto a procedimentos técnicos, na primeira foi usada a pequisa bibliográfica para o levantamento dos conceitos e dados que tomou possível a realização da pesquisa. O levantamento efectuou-se a concepção de Gil (1994, p.96) “a partir do material já publicado como: livros, Artigos, Periódicos, Internet”.

 3.1 Conteúdos

Ao criar um site é preciso defenir o seu proposito.

Analisar o que faz sentido no seu negocio, e escolher as opções certas em função do  objectivo no website. Não se deve colocar opções que não serão respondidas pela empresa, sob o risco do site e a empresa caírem no descrédito.

O layout deve ter sentido e identificar-se com a empresa, os serviços comerciais devem estar bem destacado na empresa. É importante colocar as redes socias no website.

O ping e traceroute são duas ferramentas indispensáveis ao se testar a rede

A plataforma escolhida precisa de ter função de interação com outras plataformas ou rede de venda, para permitir que os dados do seu site cheguem com muita facilidade a estas plataformas de markting.

A plataforma a ser usada deve ter a função de monitoramento e acompanhamento que permite rastrear as pessosas que acessam a pagina da empresa. Precisa mostrar quem são as pessoas que acessam a pagina, idade das mesmas, os dados da pessoa para saber o público que esteja a atingir, em que momento acessam o site e quando é que acessam.

É importante que a ferramenta tenha a opção que permite acessar a pagina da empresa no celular.

A opção de otimização de velocidade é fundamental num site, para evitar com que o site fique lento ao descarregar conteúdos, e não cansar os consumidores do site. Sob o risco de prejudicar a pagina.

A ferramenta deve preservar a identidade visual da pagina por isso deve ter a opção para editar o design da pagina para personalizar o site de acordo com a marca da empresa. É preciso ter um suporte onde tenha conteúdos de apoio, blog ou youtube, para caso tenha problemas no site ou foi pirateado. Este suporte vai permitir recuperar todos conteúdos

Para se acessar ao Wix assim como no WordPress é preciso ter Domínio e Hospedagem.

Dominio é o nome do site, o endereço que será digitado na internet para acessar a pagina da empresa, normalmente vem o nome da empresa, enquanto que, hospedagem é o local onde são depositados os arquivos do site, para que o site fique disponível na internet e seja acessado.

3.2 Ferramentas a usar

WordPress, que é uma plataforma de código aberto que oferece uma flexibilidade excepcional para criar sites. É muito utilizado em todo o mundo e é conhecido pela sua escalabilidade.

As principais características do WordPress são:

Flexibilidade e controle,  WordPress oferece um controle completo sobre o seu site, permitindo que você personalize cada aspecto do design e funcionalidade.

-Ampla comunidade e suporte, devido à sua popularidade, o WordPress possui uma grande comunidade de usuários e desenvolvedores, o que significa que você pode encontrar ajuda facilmente quando necessário

-Inúmeras opções de temas e plugins, oferece uma enorme variedade de temas e plugins que podem ser usados para personalizar o seu site de acordo com as suas necessidades

-SEO avançado, é altamente otimizado para mecanismos de busca e oferece várias opções para melhorar a classificação do seu site por meio de SEO.

-Pode fazer e manter quantos sites quiser na plataforma, independentemente do seu plano.

Depos de instalar o WordPress pode-se criar um site em dois dias.

Os custos do plataforma WordPress variam entre 370,99 a 3709.88 Euros. Os custos mensais variam de 5.75 a 42.66 Euros.

3.3 Gestão de Redes Socias

É importante que os site da empresa tenha redes socias para permitir que os conteúdos tenham maior visibilidade. As redes socias são uma ferramenta indispensável para gerar mais tráfico no site, e fortalecer a conexão entre usuários e o site.

Neste projecto, como ferramenta de gestão de redes socias, optou-se pelo plugins: Social Media Share Buttons e Social Sharing Icon que oferece botão de compartilhamento básico e facil de usar. Oferece 16 temas profissionais com facil arrumação no site.

 

4. CONCLUSÃO

Na era digital o site pode servir de cartão de visita.

É dificil confiar numa empresa que não tenha site.

As televisões devem ter apostar no marketing digital, vendendo seus produtos nos seus sites.

É importante que os conteúdos produzidos pelas empresas de televisão, sejam interressantes e atraentes para permitir maior visibilidade.

É preciso mostrar aos seguidores do site que a instituição entende dos serviços prestados no site, para que o mesmo site passe a ser uma referência, e tenha maior credibilidade.

O site deve ser a loja virtual e vetrina dos produtos, serviços da empresa. O quê a empresa faz?, porquê faz?, quais são as crenças e valores da empresa?

É importante que a empresa de televisão esteja num ambiente digital.

5. REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA

Internet

Wikipédia

RAMOS, Santa Taciana Carrilo; NARANJO, Ernan Santiesteban. Metodologia da Investigação Científica. Luanda, Escobar editora, 2013.

GIL, António Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. Editora Atlas S.A, 2008. Disponível em:https://ayanrafael.files.wordpress.com

CAREGNATO, C. E.,Maraschin C., NUNES, J.L.,THUMS, J. Oliveira, R.P. Projeto de pesquisa. Porto Alegre: Editora Ritter dos Reis, 2004.

WordPress.com ou WordPress.org: Quais as diferenças entre as plataformas?

One thought on “ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DE UM WEBSITE PARA UMA EMPRESA DE TELEVISÃO

  • Caro estudante. Poderia ter colocado o ficheiro e fazer um link para acesso conforme…

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *