Trabalhos finais

ANÁLISE DA ESTRATÉGIA PARA DESENVOLVIMENTO DE UM WEB-SITE PARA UMA EMISSORA DE RÁDIO

 

 

UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE

Escola de Comunicação e Artes

(ECA)

Mestrado em Gestão dos Media Digitais

(Praticas de Web)

ANÁLISE DA ESTRATÉGIA PARA DESENVOLVIMENTO DE UM WEBSITE PARA UMA EMISSORA DE RÁDIO

 

Mestrando: José Jacob Dzeco

 

 

 

Maputo, Dezembro de 2023

 

 

ÍNDICE

INTRODUÇÃO..3

DELIMITAÇÃO E JUSTIFICATIVA..4

Pergunta de pesquisa..4

Objectivo geral..4

Objectivo específico.. 4

Justificativa.. 4

METODOLOGIA.. 4

REVISÃO DA LITERATURA.. 5

Conteúdos e gestão das redes sociais..5

Conteúdos:..5

Que tipo de site se pretende, antes da sua criação.. 5

Passos a dar para a criação do site.. 5

Crie um e-mail profissional..6

Serviço de hospedagem, desempenho e velocidade..6

Optimo criador de site..6

Aparência do site.. 6

Conectividade com as redes sociais..6

Técnicas para Website..6

Custo de um site profissional..7

FERRAMENTA A USAR..7

Wix..7

Tipos de assinatura do Wix..8

CONCLUSÃO..9

Bibliografia..10

 

INTRODUÇÃO

O ambiente digital e profissional é uma das poucas formas de atracção de pessoas ou mesmo clientes, que se pretende como o alvo principal. A probabilidade de expandir os seus serviços ou mesmo negócio aumente de forma significante, quando a aposta é um site atraente, que o mesmo pode constituir um trampolim para se sobressair e tanta gente conhecer as suas divulgações, empresas na contratação de serviços tercerizados e muito mais. Mas para tal é necessário um investimento à altura para que o obedeça com todos os requisitos e critérios necessários para que seja mesmo profissional.

Muito antes da criação do site, devemos primeiro saber que tipo de site a empresa vai precisar, para começar a delinear as prioridades e o desenho. Afinal, não há limitação para inovar, a Internet nos dá uma variedade de escolha, entretanto não há apenas um padrão de negócio, o importante é uma avaliação e estudo minucioso para poder identificar qual dos tipos atende as necessidades traçadas e começar com o plano, de modo a colocar o site no ar.

Neste caso concreto, a Website para rádio, cria facilidades por forma a oferecer aos provedores online benefícios a vida dos apaixonados por rádios. Para ter um web para rádio, é possível utilizar estratégias para aprimorar o site e para complementar, é necessário produzir conteúdos com o intuito de atrair os navegadores e garantir a preferência do público.

Com o site para rádio, pode parecer que fica ainda mais completo para além das publicações, publicidades, conteúdos de serviços e negócios, ela trás a componente rádio online que acaba complementando tudo o que um cliente, ouvinte precisa encontrar em um site. Contudo, para conquistar os efeitos esperados, são necessários estudos aprofundados e uma compreensão de como aplicar essas estratégias em sua Website.

 

 

DELIMITAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Pergunta de pesquisa

Como analisar a estratégia para desenvolvimento de uma Website para uma emissora de Rádio?

Objectivo geral

Análise da estratégia para desenvolvimento de uma Website para uma emissora de Rádio

Objectivo específico

Analizar a estratégia para desenvolvimento de uma Website para uma emissora de Rádio

Justificativa

A comunicação é um processo essencial para a sociedade, pois permite a troca de informações, conhecimentos, experiências e sentimentos entre as pessoas, tanto que a educação. A tecnologia, por sua vez, é um conjunto de recursos que facilitam e ampliam as possibilidades de comunicação, tornando-a mais rápida, dinâmica, interactiva e diversificada. Neste Artigo, pretendemos analisar, a estratégia para o desenvolvimento de uma Website para uma emissora de Rádio, fazendo com que o navegador não só dependa meramente de um aparelho de rádio para se informar, mas a partir de um computador ligado a Internet, ser possível para além da informação diversa possa encontrar em uma site para desfrutar de um canal de rádio associado ao mesmo.

METODOLOGIA

 

O presente trabalho foi conduzido com base na pesquisa de várias obras, artigos, publicações até mesmo, consultas orais à algumas individualidades que serviu como guião indispensável para este projecto, com a utilização adicional de métodos e práticas implementadas em mais diversos domínios tecnológico.

A metodologia de pesquisa apresentada neste presente trabalho, engloba práticas e procedimentos necessários para a realização do mesmo. De entre elas seguem as seguintes etapas: Identificação e pergunta de pesquisa, definição dos objetivos geral e específico para uma solução e a analise do desenvolvimento do projecto.

 

REVISÃO DA LITERATURA

Com a digitalização da rádio permite melhorar cada vez mais, a qualidade de áudio e recursos como a multiprogramação, a rádio será o mesmo e o envio de informações por meio de mensagens de textos que poderão ser lidas em aparelhos apropriados, neste caso o sinal de rádio poderá ser recebido diretamente em computadores, telefones celulares, tablets e televisores etc. Mas neste caso concreto, iremos adicionar o sinal de rádio no Website a criar para dar mais atractividade aos nossos visitantes da página.

SILVA ; ARAÚJO, (2003) o desenvolvimento de inovações tecnológicas, que permitem o acesso a informações em tempo rea.

 

Conteúdos e gestão das redes sociais

Conteúdos:

  • Tipos de desenvolvimento de sites profissionais
  • Por que criar um site profissional?
  • Como fazer um site profissional?
  • Que investimento para um site profissional?

Que tipo de site se pretende, antes da sua criação

  • Site Institucional;
  • Site dinâmico com blog;
  • Blog;
  • E-Commerce ou loja virtual e
  • Portal

Passos a dar para a criação do site

A escolha do “Domínio do site”, Antes de mais é a escolha do domínio que é o nome da instituição no mundo digital. O nome deve ser expressivo, exclusivo e facilmente podemos nos lembrar e desta maneira os visitantes acharão sem muitas dificuldades e de tudo tem que ser feito para que nao apareça um outro nome igual,  “exclusividade faz diferença”.

Crie um e-mail profissional

A partir do momento que se for a criar um site profissional, será necessário criar um e-mail profissional também. Não é profissional enviar um e-mail com documentos, contratos e

informações profissionais para e-mail pessoal, se assim acontecer, há maior probabilidade de falta de organização.

Serviço de hospedagem, desempenho e velocidade

Há necessidade de adoptar um serviço capaz de garantir segurança para permitir a protecção e preservação de dados, capacidade para diversos tipos de conteúdos e evitar a lentidão. A rapidez na navegação permite a entregar uma experiência agradável para o usuário. Na web todos querem respostas e solução rápidas. As chances de perder clientes é maior se a correspondência for à desejar.

Optimo criador de site

Uma das escolhas mais importante a tomar é o criador do site, porque qualquer erro nesta decisão corremos o risco de comprometer o desenvolvimento da Website.

Aparência do site

Haja necessidade de investir em uma equipe de design competente para montar um site atraente e que tenha defacto um aspecto profissional.

Conectividade com as redes sociais

Formas simples de levar o seu público alvo as redes sociais da empresa é adicionando no site  que estabelece um link para os perfis sociais.

Técnicas para Website

Dominar uma técnica, faz do sonho uma realidade. É imprescindível o domínio de algumas linguagens de programação (HTML e CSS), para se tornar em realidade tudo aquilo que lhe vem na alma e mente. O hipertexto é uma linguagem especializada (HTML), dedicada à exibição e

RAMALHO (1996) acesso de páginas Web. Consiste de texto comum e de códigos especiais chamados tags que, na verdade, são os chamados da linguagem HTML, segundo

Custo de um site profissional

Uma Website profissional no WorldPress, pode rondar a um valor estimado em 1000 a 50.000 dólares. Mas frisar que existem plataformas que cobram de 50 a 100 dólares mês, tudo em função de aquilo que são so nossos objectivos.

Contudo, para se ter um Website para rádio operacional com sucesso, basta seguir correctamente esses passos e sentir que é importante o seu investimento. Além de conhecer a sua aderência e compreender a maneira como ela se comporta, é preciso se comunicar com a linguagem certa, para que a sua mensagem seja interpretada com facilidade. No entanto, não vale em nada colocar em prática todas essas estratégias se a linguagem utilizada não for a mesma do público à alcançar, fazendo desta forma com que os resultados não apresentem dados satisfatórios.

Sendo assim, antes de qualquer tentativa todos os estudos possíveis devem ser executados , antes da sua implementação, para que haja sucesso futuro.

FERRAMENTA A USAR

Wix

O Wix é uma plataforma criada para desenvolvimento de sites, desde um portfólio a uma loja virtual. Seu sistema é baseado em nuvem, permitindo que qualquer pessoa com uma conexão à Internet possa criar a sua identidade online e promover o seu negócio.

Ele permite que o usuário faça um cadastro gratuito e, a partir daí, comece a criar um site novo.

Existem duas opções para isso:

  • Wix ADI: também chamado “Artificial Design Intelligence”, esse editor faz perguntas para a pessoa e cria um site a partir das respostas;
  • Editor próprio: oferece vários templates diferentes e um sistema de “arrastar e soltar” para a criação da página.

Tipos de assinatura do Wix

Para quem não quer usar os serviços gratuitos, há planos distintos que tentam se encaixar no projecto do indivíduo ou da empresa.

Esta tecnologia, da aos usuários a liberdade de criar com facilidade sites profissionais que ficam incríveis em qualquer dispositivo, podendo ajudar a se conectar com clientes, vender produtos, serviços ou compartilhar informações com o mundo.

Razão de ter optado por esta ferramenta para análise da estratégia para o desenvolvimento de uma Website para uma emissora de Rádio, oferecendo multiplas funções para a sua operacionalidade.

CONCLUSÃO

O processo de análise da estratégia para desenvolvimento de um Website para uma Rádio,é muito bem complexo, porque tem as sua exigências apartir do projecto até a fase da sua implementação. Para além dos investimentos que é uma aposta para quem pretende ver um bom resultado e retorno, é necessário produzir conteúdos com o intuito de atrair mais e garantir a preferência do público. Não é um site simples mas com a componente rádio on-line que trás mais atractividade ao site

Em tudo, conclui-se que o site em referência, deve obedecer padrões reconhecidos para que este seja profissional, como é o caso da escolha da ferramenta a usar para a criação da Website e a demais exigências demonstradas.

Bibliografia

Informação Eletrónica

Documentos técnicos de pesquisa a Internet

RAMALHO, José António. Iniciando em HTML. São Paulo: Makron Books, 1996.

SILVA Divina Aparecida da; ARAÚJO, Iza Antunes. Auxiliar de biblioteca: técnicas e

práticas para formação profissional. Brasília: Thesaurus, 2003.

Pesquisa na Internet

https://studiovisual.com.br/como-criar-um-site-profissional

https://maxcast.com.br/programetes/

https://tecnoblog.net/responde/o-que-e-wordpress/

https://tecnoblog.net/responde/o-que-e-e-como-funciona-o-wix/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *