Trabalhos finais

Estratégia para Desenvolvimento de um Blog Educacional para a Formação e Capacitação de Funcionários e Agentes do Estado, no Âmbito da Descentralização

  1. INTRODUÇÃO

No contexto dinâmico da Administração Pública, a descentralização emerge como um elemento crucial para a eficiência e qualidade na prestação de serviços à sociedade. O Instituto de Formação em Administração Pública e Autárquica (IFAPA), assumindo o seu papel de Escola do Governo, desempenha uma função essencial ao proporcionar programas formativos direcionados a profissionais do sector público. No alinhamento com a sua missão de promover boas práticas de gestão e governação, o IFAPA abraçou o desafio do projeto de Formação no Âmbito da Descentralização (ECD 2023-2035), um projeto que visa capacitar de maneira coordenada, sistêmica e equitativa ao género os Funcionários e Agentes do Estado (FAE) e outros intervenientes na descentralização, com o propósito de aprimorar o desempenho das suas funções na prestação de serviços públicos de qualidade.

No âmbito do ECD 2023-2035, a implementação de acções de formação representa um desafio logístico considerável, sobretudo quando se ponderam os custos associados a iniciativas presenciais. A necessidade de optimizar recursos e promover a sustentabilidade do projecto levou à exploração de alternativas, sendo o ensino virtual identificado como uma solução estratégica.

É nesse contexto que nos propomos a apresentar estratégias para o desenvolvimento de um Blog Educacional, como uma plataforma digital inovadora, não apenas com o propósito de reduzir custos associados a acções de formação presenciais, mas também buscando potenciar a eficácia e alcance das iniciativas formativas. O uso de uma plataforma digital é concebido, portanto, como um meio versátil para atender às necessidades específicas da Administração Pública Moçambicana, promovendo a disseminação eficiente de conhecimento e boas práticas de gestão.

Assim, a criação de um Blog Educacional representa não apenas uma resposta aos desafios orçamentais, mas uma inovação educacional que contribuirá para o aprimoramento do serviço público em consonância com os princípios do ECD 2023-2035.

 

  1. OBJECTIVOS
    • Objetivo Geral

Delinear uma Estratégia para Desenvolvimento de um Blog Educacional para a Formação e Capacitação de Funcionários e Agentes do Estado, no Âmbito da Descentralização.

 

  • Objetivos Específicos:
  • Elaborar uma estratégia focada na redução de custos associados a acções de formação presenciais, enquanto potencializa a eficácia e o alcance das iniciativas formativas no âmbito do ECD 2023-2035.
  • Criar um ambiente flexível e acessível que atenda às necessidades específicas da Administração Pública Moçambicana, que promova uma aprendizagem contínua e específica dos Funcionários e Agentes do Estado na governação descentralizada.
  • Estabelecer e gerenciar uma presença eficaz nas redes sociais, como extensão vital da estratégia do Blog, visando ampliar o alcance, promover interação e fortalecer a comunidade virtual de aprendizagem entre os profissionais da Administração Pública Moçambicana.

 

  1. JUSTIFICATIVA

De acordo com Santos e Martins (2015) as Tecnologias de Informação e Comunicação (TCI’s) se tornam facilitadoras da aprendizagem em salas de aula tradicionais. No século XXI, torna-se imprescindível o uso das tecnologias para auxiliar os docentes e discentes na construção do conhecimento.

A implementação de um Blog Educacional para a formação e capacitação de Funcionários e Agentes do Estado, no contexto da governação descentralizada em Moçambique, é fundamentada em uma série de considerações estratégicas que visam atender às necessidades prementes do cenário administrativo moçambicano, nomeadamente:

  1. Necessidade de Formação Contínua e Específica

A complexidade das tarefas atribuídas aos Funcionários e Agentes do Estado na governação descentralizada exige uma formação contínua e específica. O Blog Educacional proporciona um ambiente flexível e acessível para a disseminação de conhecimento actualizado, adaptado às particularidades da descentralização em Moçambique.

  1. Amplitude de Alcance e Acessibilidade

O ensino virtual, por meio de um Blog Educacional, permite ultrapassar barreiras geográficas e temporais. Com acesso à internet, os participantes têm a oportunidade de se envolver na formação a qualquer momento, promovendo uma aprendizagem continuada e personalizada.

  1. Redução de Custos Logísticos e Financeiros

A adopção do ensino virtual por meio de um Blog Educacional representa uma alternativa economicamente viável em comparação com as capacitações presenciais. A eliminação de custos associados a transporte, aluguer de salas, catering e impressão contribui significativamente para a contenção de despesas e para a sustentabilidade das acções de formação.

  1. Flexibilidade e Interactividade

Um Blog Educacional oferece ferramentas interactivas que incentivam a participação activa dos formandos. Módulos, fóruns de discussão e recursos multimídia proporcionam uma experiência de aprendizagem mais dinâmica e envolvente, adaptando-se aos diferentes estilos de aprendizado dos participantes.

  1. Actualização em Tempo Real

A natureza dinâmica do Blog permite a actualização constante de conteúdos em tempo real. Isso é crucial para garantir que os participantes tenham acesso a informações e práticas actualizadas, alinhadas com as mudanças na governação descentralizada.

  1. Sustentabilidade a Longo Prazo

Ao investir em uma plataforma digital, como o Blog Educacional, IFAPA pode assegurar a sustentabilidade a longo prazo das acções de formação. A infraestrutura virtual pode ser facilmente mantida e actualizada, minimizando os custos recorrentes associados a iniciativas presenciais.

Em suma, a implementação de um Blog Educacional para a formação e capacitação de Funcionários e Agentes do Estado, no âmbito da descentralização em Moçambique, emerge como uma estratégia que não apenas atende às demandas de formação, mas também se alinha com a eficiência financeira e a sustentabilidade a longo prazo das iniciativas formativas.

  1. PÚBLICO-ALVO

O Blog Educacional proposto visa atender a uma ampla gama de públicos-alvo, englobando diversos segmentos profissionais e níveis hierárquicos no âmbito da governação descentralizada em Moçambique. Destacam-se como destinatários prioritários aqueles que desempenham funções essenciais no cenário administrativo, sendo eles:

  1. Novos Eleitos a Membros de Órgãos de Governança Local – este segmento compreende os recém-eleitos para cargos nos órgãos de governação local. A plataforma oferecerá recursos específicos para orientar esses novos membros sobre as suas responsabilidades, processos administrativos e boas práticas no contexto da descentralização.
  2. Dirigentes de Órgãos Eleitos – a estes, o Blog fornecerá informações relevantes sobre estratégias de liderança, gestão eficiente de recursos, e abordagens inovadoras para lidar com os desafios específicos.
  3. Dirigentes Superiores – Voltado para os líderes de alto escalão na administração pública, serão abordados temas complexos relacionados à governação descentralizada, proporcionando insights sobre políticas públicas, coordenação interinstitucional e estratégias para a melhoria contínua do serviço público.
  4. Recém-Admitidos na Função Pública – para os recém-ingressados no serviço público, o Blog Educacional fornecerá orientações sobre a estrutura organizacional, normas éticas, e procedimentos operacionais, facilitando a integração eficaz desses profissionais no ambiente de trabalho.
  5. Nomeados para Funções em Comissão de Serviço/Cargos de Chefia e Confiança – este grupo específico encontrará no Blog recursos destinados a desenvolver habilidades de liderança, gestão de equipas, e tomada de decisões estratégicas.
  6. METODOLOGIA

De acordo com Pressman (2006) um método para desenvolvimento de um Website deve compreender as seguintes fases: formulação, planejamento, análise, design, geração da página e teste e avaliação do usuário. Para este autor, este método visa desenvolver aplicações Web usáveis, acessíveis, funcionais, confiáveis, manuteníveis, escaláveis e seguras. Assim, para garantir que a estratégia para o desenvolvimento do Blog Educacional a que nos propusemos, se fundamente nesse princípio e responda ao nosso propósito, seguimos a seguinte metodologia, que acreditamos ser abrangente.

  1. Análise das Necessidades de Formação para a identificação de lacunas de conhecimento, habilidades e competências que devem ser abordadas pelo Blog.
  2. Identificação dos Públicos-Alvo com vista a definição clara dos diferentes públicos-alvo, pois o entendimento das necessidades específicas de cada grupo orienta a personalização do conteúdo.
  3. Estabelecimento de Objetivos Educacionais e de Desempenho claros, alinhados com as metas gerais do projecto ECD 2023-2035 e que devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais (critérios SMART), fornecendo uma estrutura clara para o desenvolvimento do conteúdo do Blog.
  4. Definição de Conteúdo que implicou a elaboração de um plano de conteúdo abrangente, abordando temas pertinentes e organizados em módulos, considerando a sequência lógica de aprendizado e a complexidade dos tópicos.

Alinhamento Curso/Público-alvo – Objectivos – Período – Conteúdo

Curso/Público-alvo Objectivo Período Conteúdo
Indução de eleitos Enquadrar o eleito na AP e no contexto das suas funções Antes da investiduda Matéria relativa as funções
 

Curso executivo para dirigentes dos órgãos eleitos

 

Desenvolver competências para as exigências profissionais nas suas funções nas áreas comuns da AP

 

Após a investidura até 5 anos de exercício

• Planificação e Orç. Participativa

• Prestação de contas

• Fiscalização da acção gov. local

• Governação e Gestão Local (GGL)

• Ética Pública e Inclusão (EPI)

• Gégero na AP

• Gestão de desastres

• Liderança e gestão de equipa

• Finanças públicas

• Gestão do Patrim. do Estado (GPE)

 

Indução para a função

 

Enquadrar o dirigente na AP e no sector das suas actividades

 

Até 3 meses após a nomeação

• GGL

•  Procedimentos Adm. e financeiros locais

• Planificação e Orcamentação

• Técnica de supervisão e coord.

• EPI

• Gégero na AP

• GPE

 

Curso executivo para dirigentes superiores Desenvolver e adaptar as competências para novas exigências profissionais Até 5 anos de exercício • Liderança e gestão de equipa

• EPI

• Finanças públicas

• GRH e património local

• TICs (Habilidades Informáticas)

• Liderança e gestão de equipa

• GAP

 

Indução inicial para recém-admitidos

Enquadrar o FAE na AP no contexto das suas funções  

Até 3 meses de afectação

• Org. funcion. e coord. dos òrgãos locais

• Normas e proced. na AP

• Habilidades informáticas e inclusão

•      EPI

Gégero na AP

 

Capacitação para sdesenvolvimento de competências

Actualizar, aperfeiçoar, reconverter e desenvolver competências dos FE, através de obtenção de uma certificação de especialização  

Até 2 anos de exercício (período probatório)

• GRH

• Gestão do património

• Gestão de documentos e arquivos

• Gestão territorial e urbanização

• Gestão da receita pública

• Execução da despesa pública

• Controlo interno

• Gestão tributária

 

  1. Escolha de Tecnologia e Plataforma adequadas para hospedar o Blog, considerando a acessibilidade, a facilidade de actualização do conteúdo, a interactividade e as funcionalidades específicas necessárias para envolver eficazmente os usuários.
  2. Design e Usabilidade – Ponderamos desenvolver uma interface de usuário intuitiva e atraente, que garanta uma experiência de aprendizagem positiva, devendo, portanto, integrar elementos visuais, como gráficos, infográficos e vídeos, para tornar o conteúdo mais envolvente e fácil de assimilar.
  3. Mecanismos de Avaliação e Feedback para medir o progresso e a compreensão dos participantes que deverá incluir questionários, quizzes[1], avaliações e espaços para comentários e feedback. Essas informações serão utilizadas para ajustar continuamente o conteúdo e melhorar a eficácia do Blog.
  4. Interação e Comunidade Virtual para promover a interação entre os participantes, incentivando a criação de uma comunidade virtual de aprendizagem, incorporando fóruns de discussão, webinars[2] e outras ferramentas colaborativas para facilitar a troca de experiências e o compartilhamento de conhecimento.
  5. Estratégias de Marketing Interno para promover a adesão e o engajamento no Blog, utilizando canais de comunicação interna, como e-mails, redes sociais e eventos institucionais, para divulgar a plataforma e incentivar a participação activa.
  6. Monitoria e Avaliação Contínua para acompanhar o desempenho do Blog ao longo do tempo, analisando as métricas de conclusão e feedback dos utilizadores para realizar ajustes contínuos e garantir a eficácia da estratégia.
  7. PLATAFORMA A UTILIZAR

Um aspecto importante a considerar no desenvolvimento de em blog é a escolha da plataforma certa para disseminar informações. Para o desenvolvimento do nosso Blog Educacional com vista a promover a formação e capacitar os envolvidos, entre as diversas opções disponíveis, o WordPress emerge como a escolha ideal, pelas razões que abaixo, destacamos:

  1. Acessibilidade e Facilidade de Uso: O WordPress é conhecido por sua interface amigável e facilidade de uso. Isso é crucial quando se trata de capacitar funcionários e agentes do Estado, muitos dos quais podem não ter experiência técnica avançada. A plataforma oferece uma curva de aprendizado suave, permitindo que os usuários se concentrem no conteúdo e na formação, em vez de se preocuparem com a complexidade tecnológica.
  2. Variedade de Recursos e Plugins[3]: O WordPress possui uma ampla gama de plugins e recursos que podem ser facilmente integrados ao blog. Desde ferramentas de aprendizagem online até recursos de análise e acompanhamento, a plataforma oferece flexibilidade para atender às necessidades específicas da formação e capacitação. Isso inclui a incorporação de vídeos, materiais didáticos interativos e até mesmo a criação de quizzes para avaliações.
  3. Design Responsivo e Personalização: O WordPress permite a criação de um design responsivo, garantindo que o conteúdo seja acessível em diferentes dispositivos.
  4. Gestão Eficiente de Conteúdo: Com uma interface de gerenciamento de conteúdo intuitiva, o WordPress facilita a atualização regular do blog. Isso é essencial para manter os funcionários e agentes do Estado informados sobre as últimas políticas, práticas e necessidades de capacitação.

 

  1. APARÊNCIA VISUAL

De modo a proporcionar uma experiência intuitiva e personalizada para os diferentes perfis de funcionários e agentes do Estado, como atrás referimos, a página terá o seguinte layout:

  1. Página Inicial:
  • Banner: Destaque para cursos em andamento, eventos futuros e notícias relevantes.
  • Menu de Navegação: Secções para Cursos, Eventos, Notícias, Recursos e Contacto.
  1. Cursos:
  • Divisão por Perfis: Seções específicas para cada perfil (novos eleitos, dirigentes, recém-admitidos, etc.).
  • Descrição dos Cursos: Detalhes sobre cada curso, incluindo objetivos, conteúdo programático e formadores.
  • Calendário de Cursos: Um calendário interactivo com datas e horários.
  1. Eventos:
  • Agenda: Destaque para eventos presenciais e online.
  • Inscrições: Links directos para inscrições em eventos futuros.
  1. Notícias:
  • Actualizações Relevantes: Artigos sobre mudanças da legislação, boas práticas, e novidades na Administração Pública.
  • Entrevistas e Casos de Sucesso: Experiências positivas de funcionários públicos, formandos/ex-formandos.
  1. Recursos:
  • Downloads: Manuais, guias e documentos úteis para download em formatos diversificados, dada a heterogeneidade do público-alvo.
  • Links Recomendados: Referências para fontes externas relevantes.
  • Fórum de Discussão: Espaço para interação e troca de experiências entre os participantes.
  1. Perfil do Participante:
  • Área de Login: Acesso individual para acompanhar o progresso nos cursos.
  • Histórico de Cursos: Registo dos cursos concluídos e certificados obtidos.
  • Ferramentas de Aprendizagem: Recursos interativos, quizzes e fóruns específicos para cada perfil.
  1. Contacto:
  • Formulário de Contato: Para dúvidas, sugestões e feedback.
  • Canais de Comunicação: Informações sobre redes sociais, e-mail e telefone de suporte.
  1. Design Responsivo:
  • Garantir que o layout seja acessível em dispositivos móveis e tablets.
  1. Integração com Redes Sociais:
  • Botões de compartilhamento.
  • Feed das redes sociais para manter os participantes actualizados.
  1. SEO[4] Optimizado:
  • Uso de palavras-chave relevantes para optimizar a visibilidade nos motores de busca. Parte superior do formulário
  1. GESTÃO DE REDES SOCIAIS

Para tornar o Blog uma ferramenta poderosa para promover a aprendizagem contínua e fortalecer a rede dos profissionais da Administração Pública Moçambicana e considerando a heterogeneidade deste público-alvo, seleccionamos as redes socias mais usuais institucionalmente e que atendem as preferências em função das idades e de outos factores (LinkedIn, Facebook, Instagram e YouTube) e traçamos as seguintes directrizes gerais para a sua gestão:

  1. Consistência: programação regular de postagens para manter o público engajado.
  2. Interatividade: colocação de perguntas, promoção de enquetes e respostas aos comentários, para estimular a participação.
  3. Variedade de Conteúdo: utilização de diferentes tipos de media, como texto, imagens, vídeos e infográficos.
  4. Hashtags Estratégicos: hashtags específicos para promover o conteúdo do blog.
  5. Análise de Métricas: análises de cada plataforma para avaliar o desempenho e ajustar a estratégia conforme necessário.
  6. Colaborações e Parcerias: colaboração com figuras influentes da Administração Pública, especialistas e outras instituições de formação.
  7. Webinars e Eventos Ao Vivo: Realização de eventos ao vivo para interacção em tempo real com a audiência.
  8. Adaptação Contínua: ajustamento da estratégia conforme a evolução das redes sociais e das necessidades dos funcionários e agentes do Estado.

 

  1. CONCLUSÃO

A abordagem estratégica adoptada, centrada na criação de um Blog Educacional, para a implementação do projeto de Formação no Âmbito da Descentralização (ECD 2023-2035), visando capacitar os Funcionários e Agentes do Estado de maneira coordenada e equitativa representa uma resposta inovadora e eficaz aos desafios orçamentais e logísticos associados às acções presenciais de formação. A escolha do WordPress como plataforma, devido à sua acessibilidade, flexibilidade e recursos, reforça a visão de um meio facilitador para a disseminação de conhecimento e boas práticas de gestão na Administração Pública Moçambicana.

 

A implementação do Blog Educacional não apenas atende à demanda crescente por formação contínua e específica, mas também proporciona amplitude de alcance e acessibilidade, ultrapassando barreiras geográficas e temporais e a metodologia delineada, alinhada com a análise das necessidades, estabelecimento de objetivos claros e integração de tecnologias interactivas, poderá proporcionar uma experiência de aprendizagem dinâmica e personalizada.

 

A gestão de redes sociais, abrangendo plataformas como LinkedIn, Facebook, Instagram e YouTube, representa uma extensão vital da estratégia, ampliando o alcance do Blog.

 

Em suma, ao unir a tecnologia, as melhores práticas de ensino e a gestão eficaz das redes sociais, o IFAPA estará firmemente posicionado para impulsionar a capacitação dos Funcionários e Agentes do Estado, fortalecendo o serviço público em conformidade com os princípios do ECD 2023-2035. Este Blog Educacional não será apenas uma resposta aos desafios actuais, mas uma iniciativa proactiva que moldará o futuro da formação descentralizada, contribuindo para uma Administração Pública mais eficiente, inovadora e sustentável em Moçambique.

BIBLIOGRAFIA

  1. Barbosa, C. A. P., & Serrano, C. A. (2005). O blog como ferramenta para construção do conhecimento e aprendizagem colaborativa. In 12º Congresso de Educação a Distância (ABED). Florianópolis/SC. Vol. 18. Recuperado de http://www.moodle.ufba.br/file.php/11601/Material%20e%20Proinfo_Modulo_II/011tcc3.pdf

 

  1. Dos Santos, A. J., et al. (2014). O blog como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem. Revista Lugares de Educação, 4(8), 92-109. Disponível em http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rle/article/view/18314/pdf

 

  1. (s.d.). Como criar um blog com o WordPress. Recuperado de https://www.nuvemshop.com.br/blog/como-criar-um-blog-com-o-wordpress/

 

  1. Pressman, R. S. (2006). Engenharia de Software. 6ª. Ed. McGraw-Hill.

 

  1. Santos, L. M., & Martins, L. M. (2015). Cibercultura: A Educação no Mundo Contemporâneo. Separata de: Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional. Universidade Tiradentes. Disponível em http://www.teses.ufrj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10762

 

[1] Quiz é o nome de um jogo de questionários que tem como objetivo fazer uma avaliação dos conhecimentos sobre determinado assunto

[2] Webinar é um seminário online em vídeo, gravado ou ao vivo, que geralmente permite a interação da audiência via chat

[3] Plugins são adições ou alterações de software que permitem a personalização de programas de computador, aplicativos e navegadores da web, bem como a personalização do conteúdo oferecido pelos sites

[4] SEO (Search Engine Optimization) é o conjunto de estratégias de optimização para mecanismos de busca. O objetivo é alcançar um bom posicionamento orgânico de páginas da web no Google e em outros buscadores, com conteúdos de qualidade e que proporcionem uma boa experiência para os usuários.

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